domingo, 4 de junho de 2006

Guiné 63/74 - P842: Quando os nharros da CCAÇ 3 foram alvejados pela nossa Marinha (A. Marques Lopes)

Caro Lema Santos:

Tenho lido os teus posts sobre as lanchas (1) e tenho-me lembrado de um episódio. Tenho grande apreço por todo o pessoal marinheiro e pelo seu papel relevante na Guiné.

Este é um episódio que encarei, na altura, com normalidade e que, se calhar, não era assim tão fora do normal. Conto-o agora: a meio do dia 28 de Julho de 1968, andava eu com o meu grupo de combate da CCAÇ 3 pela margem esquerda do Cacheu, por entre o tarrafe e outra vegetação, entre Barro e Ingoré, fazendo correr os craques em todas as direções, com o objectivo de descobrir (mais) uma passagem dos abastecimentos do PAIGC.

Eis senão quando surgiu uma lancha, viram os meus nharros e começaram a disparar para a margem, de G3 e metralhadora pesada. Felizmente não acertaram à primeira. Alguns dos meus ainda levantaram os braços para alertar que era gente amiga. Mas eu vi a determinação dos homens da lancha e dei ordem de cavanço e internámo-nos na mata.

Contei o facto, é claro, e mais tarde vim a saber que o pessoal da lancha tinha pensado que eram turras... Mas, felizmente, não morreu ninguém com o fogo amigo.

Abraços
A. Marques Lopes

____________

Nota de L.G.

(1) Vd. poste de 25 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXC: Os marinheiros e os seus navios (Lema Santos)

Sem comentários: