Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
terça-feira, 6 de junho de 2006
Guiné 63/74 - P851: O Álbum fotográfico do Albano Costa (2): a Ponte Balana (Gandembel)
Texto e fotos: © Albano Costa (2006) (1)
19 de Abril de 2006
Caro amigo Luís Graça
Cá estou eu desta vez para enviar umas fotos da Ponte Balana para poderes ilustrar o texto e satisfazer a curiosidade deste nosso colega tertuliano (2). As legendas podes fazer como achares melhor, eu só vou dar umas dicas: são todas tiradas em Ponte Balana, a ponte em madeira que já foi feita depois do 25 de Abril. Esse sítio é de importância estratégica para a circulação daquela zona.
As fotos foram tiradas por mim, aquando da nossa viagem em grupo, em Novembro de 2000. A estórias que estava a ouvir naquele momento estavam a apaixonar-me, foi realmente uma zona muito complicada no tempo de guerra e eles [os do PAIGG] chegaram a derrubar a ponte para que as nossas tropas não pudessem passar (3).
Um abraço, Albano
PS - Depois vão enviar também fotos de Quebo(Aldeia Formosa). Quanto aos nossos mosqueteiros [o grupo que fez o safari Porto-Bissau, em Abril de 2006... ] eles têm andando pelo mato e não têm internet mas o Hugo já medisse que mal chegue a Bissau irá enviar fotos.
__________
Notas de L.G.
(1) Vd. post de 27 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXCII: Album fotográfico do Albano Costa (1): O Geba
(...) "O Albano Costa já era fotógrafo (profissional) quando fez a sua comissão de serviço, como 1º cabo, operacional, na CCAÇ 4150 (Guidage, Bigene, Binta, 1973/74).
"A sua paixão pela fotografia fez com que ele seja, de longe (com o Humberto Reis), um dos nossos tertulianos com mais documentação sobre a Guiné, de ontem e de hoje.
"Ele já aqui nos contou como, em Novembro de 2000, quebradas as últimas resistências psicológicas, voltou à Guiné, agora como simples turista, revisitando sítios por onde estivera vinte e seis anos antes e conhecendo muitos outros de que só ouvira falar...
"Nessa viagem de 15 dias (...), com um grupo de camaradas, ele não só fez um excelente vídeo (realização, montagem e insorização do Hugo Costa, seu filho) como tirou muitas e óptimas fotografias, que eu já tive o privilégio de ver, em Guifões, Matosinhos, no seu estabelecimento comercial"...
(2) Vd. posts de
19 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXIV: Um sobrevivente de Gandembel/Ponte Balana (Idálio Reis, CCAÇ 2317)
18 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXX: Um pesadelo chamado Gandembel/Ponte Balana (Idálio Reis, CCAÇ 2317, 1968/69)
(3) Vd. post de 29 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCCXII: A tragédia da ponte sobre o Rio Balana (José M. Samouco)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário