sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Guiné 63/74 - P1153: Retrato-robô de uma geração (J. Vacas de Carvalho)

Guiné-Bissau > Zona Leste > Estrada Xime - Bambadinca > Carreira de tiro > 1971 > O Alf Mil Cav José Luís Vacas de Carvalho, comandante do Pel Daimler 2406, foi também instrutor de tiro de "duas ou três companhias de milícias", numa altura em que aumentava a escalada da guerra e se intensificava o esforço de africanização da das NT."Eu estou atrás do General Spínola [É visível o distintivo da arma de cavalaria na boina do Vacas de Carvalho que, para além disso, usava bigode]. Ao meu lado direito está (parece-me) o Fabião e logo a seguir o Polidoro Monteiro [comandante do BART 2917]. E atrás, de óculos escuros, parece-me ser o Tomé.

Foto: © J.L. Vacas de Carvalho (2006). Direitos reservados.


Texto do José Luís Vacas de Carvalho (ex-Alf Mil Cav, Pel Rec Daimler 2206, Bambadinca, 1969/71)

Estivemos na Guiné, já lá vão 35 anos.
É muito tempo.
Talvez na nossa memória haja coisas que tentamos apagar...talvez.
Talvez nos nossos sentimentos haja coisas que tentamos recordar ...talvez.
Talvez os nossos ideais continuem vivos ... talvez.
Talvez o que ouvimos se tenha passado connosco... talvez.
Talvez o que passámos ainda viva nos nossos sonhos .... talvez.
Somos uma geração que ouviu os Beatles, as Françoise Hardy, os Bécault,
Dançámos embalados aos sons dessas músicas.
Vimos, com o 25 de Abril, nascer e morrer ilusões.
Não tinhamos telemóvel, Internet, mas sempre o que queríamos, encontrávamos.
Faziamos amor e não tinhamos medo da SIDA,
Não tinhamos medo do balão, quando a noite era longa.
Mas quando recordamos esses tempos, há amizades sempre perfeitas,
Há cumplicidades que o tempo não mata,
Há memórias...
Há ideais,
E há amizades.

Zé Luis

PS - Em Montemor, [dia 14 de Outubro de 2006,] contem comigo,
para partilhar memórias,
viver ideais, mas acima de tudo
dar a todos um grande abraço de amizade...

Sem comentários: