domingo, 9 de março de 2008

Guiné 63/74 - P2619: Poemário do José Manuel (2): Que anjo me protegeu ? E o teu, adormeceu ?

Guiné > Região de Tombali > Gandembel > 1 de Março de 2008 > Restos de munições (1 granada de RPG 7, do PAIGC; 2 invólucros das munições da metralhadora pesada Browning, usada pelas NT, para defesa dos aquartelamentos; 8 invólucros das munições 7,62, para a espingarda automática G-3... Visita, por volta 11h30, ao antigo aquartelamento da CCAÇ 2317 (1968/69), que foi abandonado pelas NT em finais de Janeiro de 1969, e posteriormente dinamitado pelo PAIGC.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

Guiné > Região de Tombali > 1 de Março de 2008 > O famoso poilão, num entroncamento da estrada que vem de Quebo, Mampatá, Chamarra, Gandembel e segue para Guileje (desvio à direita) e depois Gadamael... Esta árvore centenária, a que foi dado o nome de um guerrilheiro, sinaliza o coração do antigo corredor da morte (para as NT) ou corredor do povo (para o PAIGC)... Paragem da coluna que, no âmbito do Simpósio Internacional, seguia para Guileje... No tempo da guerrilha. não havia aqui nenhuma tabanca... Muita gente do PAIGC perdeu a vida nesta região por ocasião de colunas logísticas que seguiam para o sul, leste e até norte do país...

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

1. Mais três poemas para o poemário do nosso amigo da Quinta da Graça, o ex-Fur Mil José Manuel (Lopes), enviados em 3, 2 e 1 de Março de 2008, respectivamente. O último enviado não tem título (1):


Uma vida quanto vale?
na mira da minha arma
só há vultos
sem sentido
corpos sem alma
consciências amordaçadas
na outra mira
estou eu?
o Fernando, o António?
vá-se lá entender
porque foi ele e não eu
sob a terra que pisamos
a mina está escondida
mão de traição
a há posto
em guerra suja
de inimigo sem rosto
que passos te guiaram
Albuquerque?
que anjo me protegeu?
e o teu?
adormeceu?
são perguntas
sem respostas
e nunca ninguém
o porquê
de um corpo em postas.


O medo
ele está presente
ele intimida
proibe o desejo
até de amar
e não me deixa sonhar

josema
Guiné 1972


O nascer de um bruto

Já não sei rezar
já não acredito
já não sei amar
só sei que grito
berro alucinante
dentro do corpo
grito mudo
aflito
de eco profundo
violento
na cabeça latejando
que
só a áspera bebida
abafa
o tal grito
a vontade
a razão
o sentimento

1973 Guiné
josema (2)

__________

Notas de L.G.:

(1) Vd. último poste desta série: 3 de Março de 2008 > Guiné 63/74 - P2608: Poemário do José Manuel (1): Salancaur, 1973: Pior que o inimigo é a rotina...

(2) Vd. poste de 27 de Fevereiro de 2008 >Guiné 63/74 - P2585: Blogpoesia (8): Viagem sem regresso (José Manuel, Fur Mil Op Esp, CART 6250, Mampatá, 1972/74)

1 comentário:

Juvenal Amado disse...

Camarada José Manuel.
Para quando a publicação dos teus poemas?
«Mãe se eu não voltar lembra-te do meu sorriso» ESPANTOSO!!!!!!!!!!!

Não me canso de te ler.

Um abraço e parabéns.
J.A.