sexta-feira, 14 de março de 2008

Guiné 63/74 - P2639: O Simpósio de Guiledge na Voz da América. (Virgínio Briote)



Notícias em Português

O Factor Militar de Guiledge
Por Nelson Herbert
10/03/2008

Combatentes das forças armadas portuguesas e do movimento de libertação da Guiné-Bissau estiveram reunidos na semana finda, em Bissau, para uma evocação de Guiledje, um aquartelamento do então exército colonial português, capturado pela então guerrilha do PAIGC.

Considerado por alguns um marco determinante na viragem da guerra que culminaria na independência da Guiné, Guiledje foi, entretanto, encarado por alguns dos participantes na conferência, como apenas a consequência de um conjunto de factores que ditariam o seu desenlace.

É o caso, pois, do professor universitário e analista político, Fernando Delfim da Silva, que realçou os riscos que a excessiva exaltação daquela feito militar, em detrimento da componente política do mesmo processo libertador da Guiné poderá, eventualmente, ter num país, onde tem sido sintomática a omnipresença dos militares na vida política nacional.

Em Prof. Fernando Delfim da Silva - Download (MP3) Prof. Fernando Delfim da Silva - Ouvir (MP3)

Guiledje Trinta e Cinco Anos Depois

Por Nelson Herbert
10/03/2008

Foi num contexto militar problemático para as então forças armadas portuguesas no teatro das operações militares na Guiné, o último comandante da guarnição militar de Guiledje.
A 22 de Maio de 1973, face à pressão da guerrilha do PAIGC, o então major Coutinho e Lima ordena aos seus homens o abandono daquele aquartelamento militar no Sul da Guiné-Bissau. Uma decisão que teria por consequência a sua detenção e consequente destituição pelo então governador da Guiné, António de Spínola.


Trinta e cinco anos volvidos sobre os acontecimentos de Guiledje, Coutinho e Lima está de regresso à Guiné no quadro do Simpósio Internacional alusivo a Guiledje.
Hoje coronel do exército português na reserva, Coutinho e Lima acedeu falar do reencontro com os antigos inimigos e reconstituir aspectos da operação Guiledje.

Em
Coronel Coutinho e Lima - Download (MP3) Coronel Coutinho e Lima - Ouvir (MP3)

Sem comentários: