Isto sem desprimor para o reverso da medalha, isto é, para os valentes e valorosos profissionais que tivessem passado pela Academia Militar ainda que, lá na Amadora, por muitos e bons livros que tivessem lido, não apurassem o olfacto ao cheiro a carne humana assada, nem o ouvido ao grito lancinante de quem levava um tiro ou pedia ajuda ao sentir as forças esvaírem-se no clamor do combate.
Claro que nestas situações, e atendendo a que naquela altura (há quase 40 anos!!) a tecnologia bélica ainda não era tão apurada como nos dias de hoje, consegue-se entender alguma necessidade de criatividade, serôdia, é certo, na resolução de problemas do dia-a-dia, mas sem a qual o equilíbrio entre os contendores se desiquilibraria definitivamente para um dos lados.
Alferes António Matos aos comandos de um "blindado" da CCaç 2790.
Um certo amadorismo próprio de quem resolvia a guerra dando ordens em cima duma carta militar, distribuindo soldados como peças de xadrez e espantando-se quando o IN conseguia "furar" aquelas barreiras tão bem desenhadas nas salas das operações não percebendo que na realidade o território era "ligeiramente" superior ao desenho no tabuleiro, esse amadorismo, dizia, justifica verdadeiras catástrofes vividas bem assim como cenas trágico-cómicas que no fundo completam um verdadeiro cenário de guerra.
Que as coisas acontecessem, tudo bem, ninguém nasce ensinado e portanto vigora a máxima de que à primeira todos caem ...
Que dessa má experiência não se tirassem as ilações adequadas para obviar futuras situações semelhantes, já era comprometedor!
Certo dia, estava eu sediado no destacamento de Augusto Barros, comandei a deslocação a Bula, em coluna motorizada, a bordo duma tão fabulosa quanto velha GMC que, julgo, gastava aí uns 100 litros aos 10 kms !
Conduzia-a um possante soldado (reconhecia-lhe a cara no meio duma multidão mas esqueço-lhe o nome) quando nos preparávamos para o regresso.
As últimas 2 horas tinham sido passadas à volta da equipa de mecânicos "comandada" pelo furriel Perdigão afim de se arranjarem os arames mais convenientes que suportassem a resolução dum problema técnico até ao dia seguinte.
Posta a trabalhar à semelhança dum verdadeiro fórmula 1, fomos de roda batida para a nossa "casinha".
Os primeiros 4 ou 5 quilómetros eram em estrada alcatroada e só depois, na Placa, se infletia à esquerda para a picada.
Era noite.
Atraz da GMC vinha um Unimog 411 onde se abrigava o capitão.
Eu mantinha-me empoleirado na frente da coluna.
Faltava vencer a última subida na estrada quando, repentinamente, se ouve um grande estrondo seguido dum enorme solavanco e a chamada de atenção do condutor que não conseguia travar aquela massa metálica ...
Ao nível do melhor desenho animado, a viatura foi perdendo velocidade até que parou, começando de imediato a andar às arrecuas por força da ausência dos travões.
Ora agora descia em marcha à ré, ora subia ao pr'a frente até que, finalmente, establilizou.
O que teria acontecido ?
Demos, entretanto, pela falta do unimog e o breu da noite não esclarecia o mistério...
Oh capitão ! capitão ! oh capitão, onde está ?
Nada ...
Deve ter sido uma mina ! Cuidado, coloquem um dispositivo de segurança ! Atenção àquele amontoado de arbustos que os turras podem lá estar emboscados !
Levou algum tempo a serenar os ânimos até que o discernimento apareceu.
Tão simplesmente, o motor da GMC, caiu, e o unimog "atrolelou-o" despistando-se, obviamente!
O Perdigão foi chamado com a sua equipa e não sei o que fizeram mas o certo é que, A BORDO DA MESMA GMC, chegámos a Augusto Barros 2 horas depois!
Aqui fica a minha homenagem aos mecânicos milicianos que aguentaram aquele conflito durante tantos anos nas condições logísticas mais desprezíveis mas que permitiam aos operacionais o apoio mínimo à sua função.
António Matos
ex-Alf Mil da CCaç 2790
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Notas de vb:
Último artigo do António Matos em
5 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3569: Ao chegar à Guiné ainda pensei em safaris, leões, elefantes...(António Matos)
1 comentário:
Parece tão arcaica que nem dá para comentar.
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