CART 2732 - Mansabá, 1970/72 - Divisa - Nam Acham Quem Por Armas Lhe Resista
1. No passado dia 18 de Janeiro, em Arruda dos Vinhos, Restaurante Valverde, aconteceu o I Encontro dos ex-combatentes da CART 2732 (*), do Continente. Sublinha-se que este foi o I Encontro no Continente, já que na Madeira há Encontros regulares do pessoal natural daquela Pérola do Atlântico.
Este Encontro aconteceu graças à iniciativa dos nossos camaradas Reis Pedro, Malhão Gonçalves e Pinheiro Miranda.
Na hora da concentração, o Reis Pedro franqueou-nos as portas de sua casa, literalmente, onde nos serviu uns miminhos e onde pudemos estabelecer os primeiros contactos. À sua esposa Helena, o nosso muito obrigado pela amabilidade e paciência que teve em nos aturar.
Estiveram presentes 21 ex-militares da CART, entre os quais o ex-Cap Mil Jorge Picado que foi um dos seus Comandantes.
Agradável surpresa foi termos entre nós o senhor Coronel Carlos Marques Abreu, um dos Comandantes do COP 6, onde a CART esteve integrada. Compareceu também o ex-Alf Mil Brito Ribeiro que chefiou as Transmissões em Mansabá.
Da Madeira vieram expressamente para o evento os camaradas Alfredo Gouveia e Olim Meneses, que anteciparam viagem de negócios a Lisboa para poderem estar presentes. Ainda naturais da Madeira, mas radicados no Continente, participaram no Encontro, o Inácio Silva (nosso tertuliano) e o Manuel Jesus Ferreira, meu camarada no 3.º Pelotão.
Um primeiro encontro ao fim de quase 37 anos é invulgar, e causa alguns embaraços e surpresas. Por um lado, os anos e os quilos causam algumas alterações, por outro, há camaradas que se mantêm praticamente com o aspecto que tinham na juventude. A uns branqueou ou levou o cabelo, noutros apareceu a barriga e há os felizardos para quem os anos nem passararam. Houve quem levasse os netos. Como? Se ainda ontem éramos uns jovens com 24/25 anos, vindos das matas da Guiné?
2. Ficam algumas fotos do acontecimento.
O ex-Fur Mil Gardete Correia, meu camarada do 3.º Pelotão, hoje advogado
O ex-Fur Mil Mec Auto Rodas Dias, o ex-Fur Mil TRMS Lourenço e o ex-1.º Cabo Op Cripto Mário Romana Soares trocam impressões
Ex-Cap Mil Jorge Picado em conversa com um dos seus ex-furriéis
Inácio Silva (nosso tertuliano) ladeado pela sua simpática companheira Amélia
Ex-Alf Mil Manuel Casal que muitas vezes assumiu o Comando da CART 2732
O nosso camarada Pinheiro Miranda um dos impulsionadores do I Encontro da CART 2732
Os nossos anfitriões, Reis Pedro e esposa Helena
Da esq. para a dta. - Cor Carlos Marques Abreu, ex-Alf Mil Trms Brito Ribeiro, ex-Alf Mil Nunes Bento, hoje Ten Cor Ref, ex-Fur Mil Vinhal e ex-Sold Trms Malhão, um dos organizadores do Encontro, no uso da palavra
Ex-Fur Mil Op Esp Luís Pires e sua esposa Jacinta que se deslocaram de Macedo de Cavaleiros para o efeito
Ex-Furs Mils Francisco Fonseca e Ismael Santos, acompanhados das respectivas esposas
Bolo comemorativo do Encontro, oferta do Ten Cor Ref Nunes Bento
Foto de família com os participantes no I Encontro da CART 2732, no Continente
Fotos e legendas: © Rita Casal, Inácio Silva e Carlos Vinhal (2009). Direitos reservados.
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 18 Abril 2006 > Guiné 63/74 - DCCXI: Breve historial da CART 2732 (Mansabá, 1970/72) (Carlos Vinhal)
Vd. último poste da série de 30 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3684: Convívios (91): Encontro de ex-combatentes da Madeirense CART 2732, dia 18 de Janeiro de 2009, Arruda dos Vinhos (Carlos Vinhal)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Desculpem lá, mas na fotografia que tem como legenda, «Ex-Cap Mil Jorge Picado em conversa com um dos seus ex-furriéis» o ex-furriel, não é o Carlos Vinhal?
Então porque não identificá-lo?
Por "pudor", amigo Carlos?...eheheh
Abraço camarigo do
Joaquim Mexia Alves
Caro Mexia Alves
Foi por brincadeira que optei por dizer que o camarada Jorge Picado falava com um dos seus ex-Furriéis.
Mas é verdade. É a chamada verdade dissimulada.
Um abraço ao sempre interventivo
Joaquim
Carlos Vinhal
Enviar um comentário