quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Guiné 63/74 - P5801: Memória dos lugares (69): O isolamento de Bedanda (Mário Silva Bravo, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72)



1. O nosso camarada Mário Silva Bravo (ex-Alf Mil Médico na CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72) enviou-nos a seguinte mensagem, em 7 de Fevereiro de 2010:


Camaradas,

Mais uma mensagem com o propósito de descobrir gente (foto 1), que há tantos anos conheci e que gostaria de saber onde estão.

Envio outra foto (2), de Bedanda, com o objectivo de recordar a todos os que vivemos estes momentos, que a vida tem fases de tudo e até de carências e limitações ultrapassáveis.

É claro que com a idade que nós tínhamos, tudo era mais fácil e não provocava grandes males.

Foto 1: GUINÉ > 1971/72 > GRUPO NORTENHO: Da Esquerda para a direita - Lopes (Cozinheiro, de Torre de D.Chama;), Dias (Enfermeiro, de Viana do Castelo); Cripto (Não me lembro do seu nome, nem naturalidade), Nelinho (Atirador, do Porto) e Eu (Médico, do Porto).

O isolamento de Bedanda

Foto 2: GUINÉ > BEDANDA > 1971/72: Abastecimento aéreo.


Por vezes e por dificuldades de circulação via fluvial, era necessário abastecer a CCaç 6, por via aérea, através do lançamento de alimentos (e também correio), usando um avião North Atlas. Na foto, podemos ver dois pára-quedas a atingirem o solo e também um militar a deslocar-se para o ponto de aterrragem dos ditos.

Este modo de abastecimento, tinha como consequência inevitável, uma refeição muito original, frango de estilhaços, que queria dizer só isto:  o frango era lançado sob a forma de congelado e,  ao atingir o solo, partia-se em múltiplos bocados. Não havia outra solução – cozinhá-lo mesmo assim e daí o seu nome, tão elucidativo.

É claro que com alimentos, o pessoal da Força Aérea trazia também o tão esperado correio, que diminuía um pouco a saudade da Metrópole.


Um abraço,
Mário Bravo
Alf Mil Médico da CCAÇ 6

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
Fotos e legendas: © Mário Bravo (2009). Direitos reservados.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarada Mário Bravo

Acompanho este espectacular blogue com assiduidade. Ainda não me decidi a "entrar", mas é possível que um dia destes o faça.

É com gosto que vejo as fotos e leio os textos de todos os camaradas da Guiné.

No entanto, o prazer ainda é maior
quando se fala de locais por onde passámos e de caras que conhecemos.

Portanto, ao ver ali Bedanda e uma fotografia com algumas caras conhecidas, fiquei logo em...alerta.

Não sei se chegámos a ser mesmo contemporâneos em Bedanda. Tanto quanto julgo saber, tal como eu, não estiveste só ali (permite-me o tratamento por tu como é habitual no blogue).

A minha companhia original era a CCAÇ 3520 - Cacine, onde penso que também te deslocavas. Fui para a CCAÇ 6 - Bedanda, por alturas de Maio/Junho de 1972. Não tenho a data exacta, pois nunca anotei nada. Ali estive cerca de 10 meses dos 25 de comissão.
Será que ainda estivemos juntos? Mesmo por pouco tempo?
O teu substituto terá sido o Alf. Médico Pignatelli?

É que, curiosamente, olho para a fotografia do quinteto e não tenho a certeza de me recordar do... nosso caro Alferes Médico. Mas isto também pode ser já a memória a pregar a partida.

Quanto aos outros: Lembrava-me da cara e nome do Fur. Enfº Dias; o Nelinho e o Lopes, lembrava-me da cara mas não do nome. Quanto ao que não está identificado, penso tratar-se do 1º Cabo Cripto Vasco Santos (dedução a partir de fotografias de 2 postes - P5059 e P5223) do próprio, aqui no Blogue, que poderás consultar e, onde ele faz referência a quem?...ao Alferes Médico Mário Bravo!

Na foto, está de facto um quinteto do Norte. Nunca mais vi nenhum. Eu resido cá mais para baixo nos arredores de Lisboa.

Já agora, sobre o arroz com estilhaços de frango...bom...é melhor nem falar!!!

Acho que, sem querer, já me alonguei.

Mas foi um prazer ler e ver caras de velhos camaradas que pisaram o mesmo chão de...Bedanda.

Um grande abraço para o caro camarada Dr. Mário Bravo
Extensivo a todas as Tabancas

José Vermelho
Ex-Fur Milº
CCAÇ 3520 - Cacine
CCAÇ 6 - Bedanda
CIM -Bolama

Anónimo disse...

Caro Dr. Bravo,

o cripto sou eu, Vasco Santos, de Vila do conde e, ja tive oportunidade de o contactar quer via mail, quer via telefone.

Enviei algumas fotos que estavamos juntos mas, devido a qualidade penso que nao foram publicadas.

Um abraço,

Vasco Santos

P.S. efectivamente era uma festa a chegada do nordatlas, nao so pelo frango.......

Anónimo disse...

Tenho que começar por manifestar a minha extrema alegria e saudade ao ver estas fotos. Estas levam-me a recordar os velhos tempos, apesar de duros também muito felizes, uma vez que conheci pessoas fantásticas. Embora tenha passado muito tempo eu lembro-me perfeitamente de cada pessoas que esta na foto e fico feliz por saber que o Dr. Mário Bravo também se lembra.
Teria muito gosto em podermos reunir-nos de novo para juntos recordar os tempos na Guiné.
Só queria efectuar uma pequena correcção uma vez que não era o cozinheiro mas sim o padeiro.
Um abraço.

José Dos Santos Lopes

Anónimo disse...

Caro Jose Lopes,


Ainda hoje tenho saudades do leitao que se comia assado no teu forno. Do pao ja nao posso dizer o mesmo, ou seja, quando estava fresco ok mas, no dia seguinte nem o meu fachina o queria, ah! ah!

Entra em contacto, sou o Vasco Santos, o cripto da foto do Dr. Bravo, meu mail e:

vascosan@vodafone.pt

Um abraço,

vasco santos