terça-feira, 23 de agosto de 2011

Guiné 63/74 - P8700: Convite (10): Os ex-combatentes, as alcunhas e as suas origens, no Programa da Manhã da TVI, dia 25 de Agosto de 2011

1. No seguimento da publicação do poste Guiné 63/74 – P8684: Páginas Negras com Salpicos Cor-de-Rosa (Rui Silva) (13): Como se apanha uma alcunha logo no primeiro dia de Guiné, a jornalista da TVI, Inês Morgado, deixou este comentário:

Bom dia Rui e respectivos responsáveis por este blog,
sou jornalista da TVI e estou interessada nesta história e em outras que contem como se "ganhavam" as famosas alcunhas e as histórias por detrás delas. No programa Você na TV iremos falar deste tema na próxima semana e gostavamos de ter a participação de combatentes da guerra colonial que tenham estas histórias para contar.

Caro Rui e quem esteja interessado, queiram contactar-me para inesfmorgado@gmail.com.
Muito obrigada!


2. Entretanto o nosso Tigre de Missirá, camarada Mário Beja Santos, mostrou-se interessado em participar no programa, pelo que fiz seguir a sua mensagem à senhora jornalista.


3. Hoje recebi esta mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos, que já fiz circular pela tertúlia, mas que fica aqui para conhecimento dos nossos leitores, e como convite a quem quiser participar no programa da manhã da TVI da próxima quinta-feira:

De: (DGC) Beja Santos
Data: 23 de Agosto de 2011 11:45


Assunto: Programa Você na TV

Queridos Amigos, 

Acaba de me telefonar esta senhora se eu contactava antigos combatentes que estivessem dispostos na 5ª feira a ir falar sobre alcunhas na guerra. Vejam, por favor, se podem dar colaboração a esta emissão .

Um abraço, 
Mário Beja Santos

************
 

De: Inês Morgado [inesfmorgado@gmail.com]
Enviada: terça-feira, 23 de Agosto de 2011 11:34
Para: (DGC) Beja Santos
Assunto: Programa Você na TV

Bom dia,
muito obrigada uma vez mais pela sua disponibilidade.

O tema do programa será então acerca das alcunhas que os combatentes tinham durante a guerra colonial e as respectivas histórias por detrás das mesmas. O intuito é, portanto, ter em estúdio alguns ex-combatentes que nos venham contar as histórias das suas alcunhas e as de outros colegas se assim entenderem.

O programa é nesta quinta-feira nos nossos estúdios em Queluz de Baixo.

Relativamente à sua participação, eu precisava apenas que me desse algumas informações suas para transmitir ao Manuel Luís Goucha como fazemos sempre para os convidados que serão entrevistados.

1- Nome completo;
2- Idade;
3- Naturalidade;
4- Morada (para dar à produção);
5- Anos em que esteve na guerra colonial e onde;
6- O que fazia na altura em que teve de ir para a guerra;
7- Abreviadamente mencionar algumas das histórias que irá contar;
8- Qual era a sua alcunha e porque é que lhe foi dada a mesma;
9- Qual a sua profissão actualmente?

Muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Inês Morgado
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 21 de Abril de 2011 > Guiné 63/74 - P8148: Convite (9): Amigo Frade junta-te a nós para partilhares, lembrares e reviveres histórias por que passamos naquela saudosa terra (José Barros)

19 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique Cerqueira disse...

Amigo Beja Santos.
Tenho a certeza que será um digno representante da "Malta" da Guiné ao falar nos apelidos dados aos nossos camaradas.Lamente não poder participar mas convenhamos que o programa é em Lisboa e eu sou do Porto.
No entanto e caso sirva de algo eu gostaria de descrever alguns apelidos interessantes que existiam na malta da 3ª Companhia do Bat.4610/72 sediada no Biambi(e).
Então era assim:
a/Mec..Mec (Furriel Mecânico)
b/Escrita (1ºCabo Escriturário)
C/Pato da Bolanha (Furriel Lopes)
d/ Baga..Baga (Furriel Bagomestre)
Enfim estes são alguns apelidos dos mais sonantes que haviam na altura em que estive nessa famosa família que acompanhei até ter ido para a CCAÇ 13.Haverá muitos mais,mas estes na altura eram os mais carismáticos pois que de uma forma ou outra eram muito intervenientes na nossa vida militar.
Bom um abraço e que tudo corra pelo melhor.
Henrique Cerqueira

Anónimo disse...

A simpática Jornalista foi minha Aluna,tendo-me convidado a ir ao Programa.Claro que a informei,existirem no Blogue,Camaradas mais Competentes e sobretudo mais bonitos...

Abraço.

Jorge Cabral

Anónimo disse...

Caro Jorge Cabral,

Não sou mais bonito nem mais simpático que tu.

Mas a tua ex-aluna é bastante simpática e já combinámos eu estar presente.

Que pena não estares com o teu amigo José Luís Vacas de Carvalho, tenho a certeza que teriam uma boa prestação para o programa e reconhecimento da nossa Tabanca Grande.

Espero encontrar lá o Rui Silva para lhe levar um abraço do Mourão da 816.

Mário Fitas

Luís Graça disse...

Há alguma delicadeza ou melindre nesta como noutras matérias que se prendem com o "bom nome" dos nossos camaradas de tropa e de Guiné...

Como noutras instituições "totais" (física, simbólica e culturalmente fechadas como era o exército do nosso tempo, mas também os colégios internos), uma parte de nós tinha "alcunhas"... O mesmo se passava do "outro lado": no PAIGC, por exemplo, muitos guerrilheiros tinham "nomes de guerra"...

Muitas das nossas "alcunhas" estão (i) associadas aos topónimos de naturalidade: Peniche, Lourinhã, Setúbal, Alfama (bairro popular e mal afamado de Lisboa), Campanhã (Porto)... Outras estão (ii) ligadas a particularidades físicas do sujeito: Meia Foda, Meia Lecas (para os gajos pequenos, que eram os primeiros do pelotão); ou a (iii) funções específicas ou cargos(Pastilhas, Bolha de Água, para os furriéis enfermeiros: Drácula, para os médicos; Caco Bald+e, para o Gen Spínola); ou à (iv) personalidade (Reguila, Cagão, Alma Danada); ou ao (v) jogo de sorte e azar (Vermelhinha), ao (vi) álcool (Vat 69), ao (vii) sexo (Putanheiro)... Enfim, outras alcunhas, pejorativas ou não, estão (viii) ligadas a pequenas histórias ou episódios da vida militar...

Em qualquer dos casos, os camaradas que forem ao dito programa de televisão devem ter sempre presentes as preocupações (que são nossas, neste blogue)de bom gosto e de bom senso... Há histórias (por muito divertidas que pareçam) que podem, magoar pessoas que estão vivas, camaradas nossos ou seus familiares...

De Candoz, Paredes de Viadores, Marco de Canaveses, com um Alfa Bravo para todos os leitores do blogue. Luis Graça

Rui Silva disse...

Caro Mário Fitas.
Fico contente em saber que vais ao programa e, principalmente, por constatar que estás bem.
Respondi à Sr.ª jornalista que haviam aí por Lisboa e até perto dos estúdios, muitos camaradas meus do Blogue que certamente tinham histórias curiosas sobre as alcunhas dos ex-Combatentes, mas que poderia colaborar (de um ou outro modo)se o entendesse.
Não tive qualquer resposta, o que até não ficava mal à referida Senhora.
De qualquer modo amigo Mário, desejo-te uma boa prestação, pois tu também até és um homem forte do Blogue.
Recebe um grande abraço e dá um também por mim ao Luciano Mourão quando estiveres com ele.
Rui Silva

Anónimo disse...

Ó José Belo!

É isso. Haja quilhões!
Nesse caso concreto ficaram negros ao passarem por Gandembel...No sítio, caraças, no sítio!
Alberto Branquinho

Luís Graça disse...

Para quem quiser recolher e estudar as alcunhas militares, recomendo a leitura do livro (mais de 600 pp...)"Tratado das Alcunhas Alentejanas" (Lisboa, Edições Colibri, 2002) dos meus colegas da Universidade de Évora, Francisco Martins Ramos (antropólogo) e Carlos Alberto da Silva (sociólogo)... E uma monumental recolha, sistematização e interpretação de alcunhas usadas no Alentejo (se a memória não me falha, são mais de 35 mil entradas)...

http://www.bertrand.pt/ficha/tratado-das-alcunhas-alentejanas?id=105124

Anónimo disse...

Apoio o que é dito pot Luís Graça. Cuidado a quem lá vai. As coisas são demasiado sérias, para que num programa desses que habitualmente até brincam com coisas sérias, se recordem pormenores que para nós foram coisas puras, mas que ofenderão por certo alguns dos que ainda hoje vivem. Se a TVI estivesse de boa vontade faria um programa feito por Combatentes e para oa Combatentes. Num programa da manhã, feito para asilados e irem gozar connosco? Não assim não. Veríssimo Ferreira CCaç 1422

Anónimo disse...

Um programa de TV durante a manhã!!
Do Goucha !!
Tenho muitas doentes que são "fans"
ui..tão querido...dizem elas.
Porque será que uma grande parte das mulheres gostam tanto de.... compreendem-se muito bem ,digo eu.
Não sou homofóbico,nem este comentário tem essa intenção.
Este programa é dirigido essencialmente às "donas de casa", de qualquer modo os camaradas que puderem ver...que desfrutem com o tema...mas nada de "quilhões" ou similares.
Os meus soldados puseram-me a alcunha de "giniral" sem "caco" perdão sem monóculo, não, não era militarista é que andava e ainda ando sempre muito direito, felizmente, ainda não tenho "marreca".
"shi..preces memo o giniral".

C.Martins

Anónimo disse...

Em África toda a gente tem alcunha.
Na Guiné e em Caboverde as alcunhas andam pegadas às pessoas e sobrepõe-se aos nomes de batismo.

No caso de militares tugas com alguma graduação, ou civis com projecção, todos tinham alcunha em crioulo ou lingua étnica.

Essa alcunha valia milhões se saissem do segredo dos nossos "padrinhos", que eram desde as lavadeiras aos régulos e aos pequenos das tabancas que andavam pelos quarteis.

O nosso desconhecimento das linguas, inclusive do crioulo, não nos permitia ter o feeling e o alcance desses nomes.

Ganhavamos qualquer guerra se tivessemos acesso a essas alcunhas.

Apenas alguns europeus que tinham algum conhecimento desses nomes eram os comerciantes e um ou outro chefe de posto.

Não era apenas Spínola que foi alcunhado.

Se os nossos padrinhos africanos nos quizessem transmitir os nomes, esse sim era um grande programa.

No caso deste programa televisivo, se vier a acontecer, cada qual apenas denunciaria a sua própria alcunha, ou a dos seus comandantes.

Cada um pensa o que entender, mas o Luis Graça, deu o recado certo.

Antº Rosinha

Silva da Cart 1689 disse...

Ainda pensei na possibilidade de participar. Porém, quando me apercebi que era em Lisboa e num programa do Gouxa, lembrei-me logo da expressão do Chico do Palácio: - "Desinfecta, morcom"!

Espero que corra bem.
Abraço

Anónimo disse...

Acho, de facto, bizarro uma rubrica do programa do Sr. Goucha sobre o questão das alcunhas na guerra do Ultramar. No meio de uma chinfrineira (será assim que se escreve?) de tudo ao molhe e fé em Deus, lá surgirão umas perguntinhas (com água no bico) sobre as alcunhas. Mais chinfrineira e pronto.
Estou com o Luís e outros. Não meter o blogue nisso; ter cuidado com a possibilidade de ofensas pessoais.
Há também a outra hipótese (que até é a mais interessante): entrar a matar no escândaloso (não chego ao ponto de propor "alarme social") e no politicamente incorrecto. Mas cuidado: aquela gente sabe lidar muito bem com tudo isto. E talvez entrar por aí podia dar em ir tosquiar e sair tosquiado.
A possibilidade de sermos ridicularizados preocupa-me, devo dizer.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Caros Camaradas

Ainda á pouco recebi um telefonema de Mário Fitas, conversamos e lá nos encontraremos amanhã.
Li os comentários de todos que aqui estão escritos, mas por agora não farei qualquer comentário, por o mesmo ter acessos exteriores.
Minha guerra foi diferente da de todos vós. Estive lá para vos dar a mão quando precisavam, não é agora que a vou pôr de fora.

Li algures o seguinte:

"...Camaradas mais competentes e sobretudo mais bonitos..."

Não sei quem é o Autor, mas penso que irá estar presente.

Só cá para nós, que ninguem nos lê:

Eu, hoje até passei por Doutor.

Um abraço e confiança

António Paiva

Anónimo disse...

CAROS AMIGOS,

Quero vir aqui deixar o meu reconhecimento aos três digníssimos representantes dos Antigos Combatentes que estiveram no programa do Sr. Goucha. As minhas (e de outros amigos) preocupações não tinham qualquer sentido - e ainda bem.
Mário B. Santos, Mário Fitas e Bernardo Sardinha estiveram muitíssimo bem.
Repito: MUITO BEM!!!
Um grande abraço aos três,
Carlos Cordeiro

José Marcelino Martins disse...

Fazendo eco do comentário do Carlos Cordeiro, lanço o "apelo" a quem viu e gravou, a quem viu e só gravou no cérebro, ou a quem esteve presente que:

1 - envie o vídeo para que os nossos editores o possam postar;

2 - que relatem o sucedido nos estúdios, para,

os que, como eu, não viram possam ter uma ideia do que se passou.

Antecipadamente grato,

Anónimo disse...

Caros Camaradas,

Vi e gostei.
Subscrevo o comentário de Carlos Cordeiro e deixo os Parabéns aos três dignissimos representantes dos que combateram no passado, que tão esquecidos estão no presente.

Esperemos que tenha motivado, para o aparecimenro da primeira luz ao fundo do túnel.

Beja Santos, Mário Fitas e Bernardo Sardinha

Um abraço
António Paiva

Henrique Cerqueira disse...

Beja Santos.Mário Fitas e Bernardo Sardinha.
Ainda não tive a oportunidade de ver o "Terrífico" Programa da TVI em que seria falado o tema das alcunhas da malta da Guiné .
Foi terrível.Após o comentário do Luís Graça que se entende perfeitamente o que o Luís quis dizer.Logo apareceram comentários de "alerta"e até um pouco feios com considerações um pouco ao foleirote em relação ao Goucha e ao seu programa.Eu até não sou grande fã da TVI no seu todo.Mas que diabo eles não são papões.
Malta gostem ou não a Guerra já acabou à muito,não é necessário ver "Inimigo "em todo canto e esquina.E já agora não esquecer que "Quem não deve,não teme"
Bom este comentário é só para dar um bem haja aos três "Mosqueteiros "que enfrentaram o "famigerado" programa e assim sossegaram as nossas "Tropas"na retaguarda desta pequena batalha.
Um abraço a todos os tertulianos e uma vês mais eu informo que estou a manifestar a minha opinião em relação a certos comentários relacionados com este assunto
Henrique Cerqueira

Manuel Carvalho disse...

Caros Camaradas

Relativamente ao programa da TVI, e tal como alguns camaradas tive algum receio que as coisas não corressem bem, não pelo programa em si mas mais pelo tema, mas os nossos camaradas estiveram todos muito bem. Os meus Parabens aos tres em especial ao Mario Fitas que está como novo. Um grande abraço para os tres e para todos.
PS Só uma pequena correção o terceiro Camarada que esteve no programa julgo ser o nosso camarada Belmiro Tavares da C Caç 675 Binta 64/66, um grande contador de historias.

Manuel Carvalho
C Caç 2366 Jolmete