Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
domingo, 18 de setembro de 2011
Guiné 63/74 - P8791: Facebook...ando (13): Recordação de um conterrâneo, amigo de infância, morto em Moçambique por mina A/C (Francisco Palma, natural de Alcaria Ruiva, Mértola)
Mértola > Alcaria Ruiva > Cemitério local > Setembro de 2011 > A campa do Sold José Joaquim Morgado Correia, morto em Moçambique em 1970.
Foto: © Francisco Palma (2011). Todos os direitos reservados
1. Mensagem do nosso camarada Francisco Palma (ex-Condutor Auto Rodas na CCAV 2748/BCAV 2922, Canquelifá, 1970/72)... Foto adicionada ao mural da nossa página no Facebook, Tabanca Grande Luís Graça, em 14 do corrente. Vd. também a sua página no Facebook.
Este passado fim de semana fui à minha Aldeia Alentejana [ Alcaria Ruiva, Mértola], e de visita aos meus Pais no cemitério, resolvi tirar esta foto, mesmo ao lado, à campa do único combatente falecido lá da aldeia.
Era da minha idade e amigo da Escola Primária. Faleceu com uma mina A/C, [em Moçambique,] 2 dias antes de eu partir no Uíge para Bissau. Aqui exponho a lápida para o saudarmos e relembrá-lo.
Demorou 6 meses a chegar o corpo depois da morte. Já a Mãe tinha falecido.....
À memória do José Joaquim Morgado Correia.
Francisco Palma
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 4 de Agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8638: Facebook...ando (12): Voz dos Combatentes... (Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Francisco: Como já te disse, na página do Facebook, foi uma gesto bonito da tua parte.
Se não formos nós, quem se lembrará dos nossos camaradas mortos na(s) guerra(s) de África ? Vizinhos, amigos, colegas de escola, conterrâneos...
Enviar um comentário