quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8807: Um apontamento sobre a CCAÇ 4544/73 em Cafal Balanta (António Agreira)

1. Mensagem do nosso camarada António Agreira* (ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 4544/73, Cafal, 1973/74), com data de 19 de Setembro de 2011:

Amigo Carlos Vinhal!
Em primeiro lugar forte abraço extensivo a todos os camarada e amigos da tabanca grande.
No decorrer do fim de semana (caseiro) dei por mim a remexer no baú das memórias, e lá apareceram algumas fotografias, das quais destaco duas que gostava de partilhar com todos os camaradas.

Para além de relatarem a forma como foram passados alguns momentos em Cafal, dão testemunho da fraternidade e união com que vivemos durante esse tempo.

Este homens que fazem parte destas fotos eram de Transmissões e Enfermeiros, todos os dias faziam patrulhamentos na mata do Cantanhez, com excepção de dois que eram Operadores Cripto.
Sendo patrulhas de rotina eram sempre motivo de conversa nestas reuniões, que como é evidente não ocorriam todos os dias.

Diariamente se fazia a picagem da estrada ao longo da bolanha até Cafine, mesmo que não ocorresse qualquer ida a Cufar ou Catió, cuja deslocação era sempre feita em barcos semi-rígidos pelo rio Combijã, no mínimo duas embarcações.

Voltando às fotos, o local destes convívios era sempre a tabanca das Transmissões, não era uma tabanca diferente das outras, a única coisa que tinha de diferente era o posto de rádio que se situava num abrigo localizado nas traseiras da tabanca, 7 ou 8 metros de profundidade, diga-se de passagem muito seguro.

Era no posto de rádio que se sabiam as noticias do exterior, e até dos familiares. Era o local que nos ligava ao Mundo e onde organizávamos a nossa defesa quando éramos atacados pelo PAIGC. Era também de lá que apoiávamos os camaradas das outras Companhias, pelo menos nos ataques com armas pesadas, em que utilizávamos o sistema de cruzamento de linhas para detectar as coordenadas dos pontos de saídas do fogo. Estas informações eram enviadas via rádio para: Jemberem, Bedanda, Catió e Bissau (BA 12).

Por hoje é tudo. Despeço me com amizade e gratidão pela atenção dispensada.
Se entretanto entenderes que este desabafo merece ser publicado, estás a vontade. Em anexo seguem as fotos da rapaziada.

Cumprimentos
António Agreira

____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 2 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8726: Os últimos dias da CCAÇ 4544/73 em Cafal Balanta (António Agreira)

Sem comentários: