Acompanhado da sua esposa, Rosa, empunhava, com garbo, orgulho e valentia, o estandarte da sua companhia. O Alcídio vive no Porto, em Miragaia, ou seja, numa das mais velhas freguesias da cidade que é hoje Património Mundial da Humanidade, integrando o primitivo núcleo medieval, delimitada, no século XIV, pelas famosas muralhas fernandinas.
O Alcídio vinha já munido da "papelada" necessária para ingressar na Tabanca Grande (neste caso, as duas fotos da praxe e o seu currículo militar abreviado). O seu pedido foi imediatamente aceite por mim, uma vez feito o teste de conhecimentos sobre os direitos e deveres dos membros do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Devo dizer que ele passou com distinção. (*)
Na conversa que tive com ele fiquei a saber que a CCAÇ 412, sediada em Bafatá, tinha uma vasta zona de acção, que ia de Cantacunda ao Enxalé, a norte do Rio Geba, e de Bambadinca ao Xitole, ao longo da margem direita do Rio Corubal (aquilo que mais tarde, seis anos depois, no meu tempo, era já "preenchido" por 2 batalhões, um em Bafatá e outro em Bambadinca, ou seja, por mais de 2 mil homens em armas, incluindo subunidades adidas e pelotões de milícia).
2. Por distração minha (de que peço mil e um perdões, ao próprio e aos demais camaradas), só hoje dou a boa notícia ao resto da Tabanca Grande, anunciando em voz:
- Camaradas, abram alas, arranjem um lugar para mais um digno representante da velhice da Guiné, deem-lhe as boas vindas!... (Velhice aqui não tem nada a ver com a idade fisiológica, mas com a antiguidade de guerra: o Alcides está em boa forma, como se pode ver nas fotos de Monte Real).
Sob o nº 520, o Alcídio Marinho vai ficar aqui, sentado no bentém, debaixo do mágico, secular, frondoso, generoso e protetor poilão da nossa Tabanca Grande e vai connosco partilhar as suas memórias desses idos e bravos tempos de 1963/65... Palavra de camarada! (LG).
Monte Real > Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > O Alcídio Marinho (Porto, Miragaia), o porta-estandarte da CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65).
Foto: © Manuel Resende (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Monte Real > Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > A Rosa Marinho (Porto, Miragaia), empunhando com elegância, firmeza e determinação o estandarte dos Capacetes Verdes (réplica do original).
Foto: © Luís Graça (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
_________________
Nota do editor:
(*) Vd. último poste da série > 8 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8749: Tabanca Grande (301): Apresenta-se o Ranger José Romeiro Saúde, ex Furriel Miliciano de Operações Especiais, do 1º turno de 1973, CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabú) - 1973/74
(*) Vd. último poste da série > 8 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8749: Tabanca Grande (301): Apresenta-se o Ranger José Romeiro Saúde, ex Furriel Miliciano de Operações Especiais, do 1º turno de 1973, CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabú) - 1973/74
2 comentários:
Sê bem vindo a esta companhia da tabanca grande.
A minha companhia a 557 rendeu a 412 em Bafatá Maio de 1965 ficando com a missão de patrulhar aquela vasta zona de acção que tu de certeza bem conhecias, felizmente sem qualquer problema para nós a não ser o sofrimento de andar quilómetros e quilómetros com os pés encharcados em agua, devido a época das chuvas.
Fico aguardando as tuas historias pois é uma zona que me é familiar.
Um alfa bravo.
Claço
Na assinatura ficou no teclado o o de Colaço
Enviar um comentário