sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8811: Recortes de imprensa (49): Expresso das Ilhas - Morreu Aristides Pereira (1923-2011), o primeiro Presidente de Cabo Verde (Nelson Herbert)

1. Em mensagem de ontem, 22 de Setembro de 2011, o nosso tertuliano Nelson Herbert dava-nos conta da morte do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, notícia inserta no Expresso das Ilhas, de Cabo Verde.

2. Com a devida vénia ao Expresso da Ilhas, transcrevemos a sua notícia do dia 22 de Setembro:



Morreu Aristides Pereira, primeiro Presidente de Cabo Verde (1923-2011)

22-9-2011

Aristides Pereira morreu hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde estava internado desde agosto na sequência de uma fratura do colo do fémur. Tinha 87 anos.
Numa primeira reação à RCV, o Governo de Cabo Verde, através da ministra da Saúde, Cristina Fontes, considerou a morte de Aristides Pereira como "uma perda maior para a nação cabo-verdiana", e garantiu o executivo está a preparar as cerimónias fúnebres do antigo Presidente, que deverão ser anunciadas nas próximas horas.

"Claro que consideramos que é uma perda maior para a nação cabo-verdiana", afirmou à Lusa, acrescentando que "o Governo de Cabo Verde inclina-se perante a memória de Aristides Maria Pereira que, desde de sempre e ao lado de Amílcar Cabral, conduziria estas ilhas à independência nacional".

Cristina Fontes Lima disse ainda que o executivo vai tomar tomar "providências" quanto às exéquias do primeiro Presidente.

"Estamos a tomar as disposições para garantir as exéquias nacionais com a dignidade que o Presidente da Republica merece e nas próximas horas anunciaremos o que vai acontecer", referiu.

Aristides Pereira tinha sido evacuado de Cabo Verde para Lisboa de avião a 03 de Agosto, a fim de ser assistido após uma queda em que terá voltado a fracturar o colo do fémur.


Biografia

O primeiro presidente cabo-verdiano começou a sua vida profissional a trabalhar como radiotelegrafista, onde chegou a chefe dos serviços de Telecomunicações, na Guiné-Bissau.
A partir dos anos 40, Aristides Pereira envolveu-se na luta pela independência de Cabo Verde. Juntamente com Amílcar Cabral, fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), em 1956, assumindo o cargo de secretário-geral, em 1973.

Com a conquista da independência, em 1975, Aristides Pereira tornou-se o Presidente da república de Cabo Verde.

Aristides Maria Pereira era natural da ilha da Boavista, onde nasceu a 17 de Novembro de 1923.

(http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/27254


3. Ainda, e segundo a mesma fonte:

Morte de Aristides Pereira:
Cerimónias fúnebres oficiais marcadas para terça-feira

As cerimónias fúnebres oficiais, pela morte de Aristides Pereira, vão decorrer na próxima terça-feira, 27, confirmou hoje Cristina Fontes, em representação do Chefe do Governo. A ministra Adjunta e da Saúde acrescentou ainda que foi decretada tolerância de ponto para esse dia de derradeira homenagem ao primeiro Presidente da República de Cabo Verde.

(http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/detail/id/27281)


4. Os editores deste Blogue, em nome da tertúlia, enviam ao povo e Governantes de Cabo Verde as mais sentidas condolências pelo falecimento de Aristides Pereira, o seu primeiro Presidente da República.
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 22 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8806: Recortes de imprensa (48): Strela, a ameaça ao domínio dos céus do ultramar português - Revista da FAP, Mais Alto, n.º 392 , Jul / Ago 2011

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camarigos

Aristides Pereira é uma figura incontornável da nossa contemporaneidade.
Viveu o 'nosso tempo', escolhendo dedicar a sua vida a lutar pelos ideiais em que acreditava serem os melhores para o(s) seu(s) povo(s).

Em termos práticos, no terreno, foi um adversário. Não consta que tenha sido um 'inimigo do povo português'. Foi o primeiro presidente do jovem país lusófano Cabo Verde, origem de alguns amigos meus.

À família, a esses meus amigos e ao povo caboverdeano, os meus pêsames e sentidas condolências.

Hélder S.

Antº Rosinha disse...

Aristides Pereira, deixa-nos uma ideia que terá sido sempre um homem muito coerente, quer dentro do PAIGC e do PAICV, quer na abertura política.

Escreveu e falou pouco mas viveu muito.