quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Guiné 63/74 - P8806: Recortes de imprensa (48): Strela, a ameaça ao domínio dos céus do ultramar português - Revista da FAP, Mais Alto, n.º 392 , Jul / Ago 2011

1. Primeira parte de um trabalho intitulado "Strela, A ameaça ao domínio dos céus no ultramar português", publicado no número 392 da Revista Mais Alto da Força Aérea Portuguesa de JUL/AGO 2011.

Dedicamos este poste ao nosso camarada Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, 1972/74, actualmente Coronel na situação de Reforma e à sua esposa Giselda, uma das nossas queridas Enfermeiras Pára-quedistas, também ela 'strelada' nos céus da Guiné.

Honra e glória para os nossos valorosos pilotos da FAP que foram vítimas mortais das armas do IN e de todo o tipo de acidentes, e que não tiveram a sorte dos nossos camaradas Giselda e Miguel.

A publicação deste artigo tem a devida autorização dos responsáveis pela referida Revista, a quem desde já apresentamos os nossos cumprimentos e o reconhecimento pela deferência com que fomos tratados.
Deixamos aqui estas 3 mensagens trocadas a propósito:

i) Mensagem enviada pelo nosso Blogue em 13 de Setembro à Revista Mais Alto:

Exmos. Senhores
Na qualidade de co-editor do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/), venho junto de V.Exas. solicitar autorização para publicar no nosso Blogue a digitalização das páginas 31 a 42 da vossa Revista Mais Alto, número 392 de JUL/AGO 2011, referente ao Dossier Ultramar - "Strela, a ameaça ao domínio dos céus no ultramar português".

Este dossier foi-nos dado a conhecer pelo senhor Coronel Pilav Miguel Pessoa, nosso tertuliano, a quem quereríamos dedicar uma série, publicando as referidas digitalizações. Foi nos céus da Guiné que o então Tenente Pilav Miguel Pessoa foi derrubado por um míssil Strela.

Esperando de V. Exas. a melhor atenção para o nosso pedido, e deixando convite para nos visitarem, me subscrevo antecipadamente grato.
Carlos Vinhal


ii) Mensagem do Senhor Chefe de Redacção da Revista Mais Alto,  de 15 de Setembro de 2011:

Exmo. Sr.
Carlos Vinhal
Muito obrigado pelo seu contacto.
Solicitava o tempo necessário para que o vosso pedido seja autorizado pelo Director da Revista Mais Alto, Sr. Tenente-General Luís Palma de Figueiredo.
Em caso afirmativo enviar-lhe-ia a primeira parte do artigo em PDF (segue-se a II e última parte na próxima edição da revista de SET/OUT) de forma já editável no vosso Blogue.
Não gostaria também de deixar de assinalar o notável trabalho de recolha e divulgação que tem sido efectuado pelo blogue, um contributo de grande relevo para nossa História no período a que se dedica.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Esteves da Silva 


iii) Mensagem do Senhor Chefe de Redacção da Revista Mais Alto,  com data de 20 de Setembro:

Exmo. Sr.
Carlos Vinhal
Junto temos o prazer de enviar o artigo - Strela - I Parte em formato pdf.

Solicitamos apenas que seja referida a origem do artigo: Força Aérea Portuguesa - Revista Mais Alto, Nº 392 JUL/AGO 2011.

Com os melhores cumprimentos,
Nuno Esteves da Silva


DOSSIER ULTRAMAR
STRELA, A AMEAÇA AO DOMÍNIO DOS CÉUS NO ULTRAMAR PORTUGUÊS

Cortesia de Revista da FAP,  Mais Alto,  n.º 392 / JUL/AGO 2011

__________

Notas de CV:

Vd. ainda os postes de:

17 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1668: In Memoriam do piloto aviador Baltazar da Silva e de outros portugueses com asas de pássaro (António da Graça Abreu / Luís Graça)

19 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1675: 28 de Março e 5 de Abril de 1973: cinco aeronaves da FAP abatidas pelos toscos mísseis terra-ar SAM-7 Strella (Victor Barata)

21 de Junho de 2007 > Guiné 63/74 - P1867: Força Aérea Portuguesa: Seis Fiat G.91 abatidos pelo PAIGC entre 1968 e 1974 (Arnaldo Sousa)

31 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3825: FAP (2): Em cerca de 60 Strellas disparados houve 5 baixas (António Martins de Matos)

4 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3839: FAP (4): Drama, humor e... propaganda sob os céus de Tombali (Miguel Pessoa, Cor Pilav Ref)

9 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3859: FAP (6): A introdução do míssil russo SAM-7 Strela no CTIG ( J. Pinto Ferreira / Miguel Pessoa)

19 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4051: FAP (18): Kurika da Mata (Miguel Pessoa, ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74)

28 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4088: FAP (20): Efemérides: 36 anos após a morte do Ten Cor Pilav Almeida Brito, abatido por um Strela em Madina do Boé (Miguel Pessoa)

19 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4217: FAP (24): Afinal quem foi o camarada artilheiro do PAIGC que me 'strelou' em 25 de Março de 1973 ? Caba Fati ? (Miguel Pessoa)

28 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4258: FAP (27): Miguel, já não poderás apertar a mão ao homem do Strela que te quis matar... O Caba Fati morreu em 1998 (Luís Graça)

Vd. último poste da série de 7 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8746: Recortes de imprensa (47): Correio dos Açores: A notícia da morte do Fernando de Sousa Henriques (1949-2011) (Carlos Cordeiro)

5 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Estes sim, os textos com tudo certo.
Tenho-me batido no blogue pela verdade histórica, pela análise rigorosa dos factos, por aquilo que na realidade aconteceu. Assim tem de ser feita a nossa História.
E não com fantasias, dados falsos e inverdades, disfarçados de opiniões e doutas recensões.
No meu livro Diário da Guiné, falo também do problema do voo dos Being 707, face aos Strela. No CAOP 1, eu estava bem informado. E tudo o que escrevi na altura bate certo com o conteúdo deste texto da revista da Força Aérea.
Terá todo o interesse publicar a 2ª. parte do artigo, com o que aconteceu à Força Aérea na Guiné
no período pós Strela, de Maio 1973 a Abril de 1974.
Continuaram a cumprir as suas missões, bombardearam como nunca, apoiaram os aquartelamentos no mato. Eu estava lá, por exemplo na distribuição de víveres, frescos e correio, no Cantanhez, eu voei nos hélis com os pilotos e dei-lhes apoio em Cufar.
A Força Aérea teve apenas mais um Fiat abatido, o tenente Gil ejectou-se e safou-se, em Copá, 31 de Janeiro de 1974.
Honra a estes homens que tão heroicamente se comportaram!

Abraço,

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Os pára-quedistas não estiveram envolvidos na operação de resgate do nosso Miguel Pessoa? É que o texto fala só nos comandos africanos. É evidente que isto não retira importância ao artigo. Mas sendo uma revista da FAP é um pouco estranho não referir os pára-quedistas.
Um abraço.
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

É justo que me critiquem por ter olhado a árvore em vez de olhar a floresta. E olhei. Não sou isento nesta questão. Razões emocionais fala(ra)m mais forte.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Anónimo disse...

Caro Camarada António G. Abreu

A bem da verdade,verdadinha, em Gadamael isso não aconteceu, se bem me lembro,após a saída do batalhão dos Páras.
Éramos reabastecidos através da marinha com as LDPs, quando estas não rumavam 180.º, E BEM, ao serem detectadas pelo paigc, normalmente através do barulho que faziam a navegar e começávamos a "embrulhar".
Correio era depositado em Cacine por DO e que depois ia em sintex.
As evacuações eram através de sintex ou zebro para Cacine.
Os fiats às vezes sobrevoavam-nos a grande altitude e despejavam umas "ameixas" com grande estrondo.
Um dia em contacto rádio com um piloto de um Fiat, que ainda hoje estou para saber quem era, lançou as tais "ameixas" longe da posição que eu tinha indicado..insultei-o com todos os adjectivos que me vieram à cabeça.. resposta dele.."ai filho se soubesses o frio que aqui está em cima".
É evidente que não quero minorar o esforço que foi feito pela F.A.,isto apenas resultava de ordens superiores.
A minha homenagem à F.A, em especial aos Pilotos e Enfermeiras Páras.

C.Martins

Anónimo disse...

PS
imperdoável
esqueci-me dos Páras.
As minhas desculpas.

C.Martins