quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Guiné 63/74 – P8808: Memórias de Gabú (José Saúde) (4): Recordando o benjamim da companhia: Alberto, um puto que irradiava simpatia!




1.   O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabú) - 1973/74, enviou-nos a 4ª mensagem desta sua série e duas fotos do seu álbum de memórias.

RECORDANDO O BENJAMIM DA COMPANHIA EM GABÚ.
ALBERTO, UM PUTO QUE IRRADIAVA SIMPATIA!

Descalço, melhor, usando quotidianamente o natural par de sapatos com os quais a sua mãe o colocou no Mundo, Alberto, o benjamim da minha companhia, era um puto deveras simpático. Movimentava-se com à vontade pelas instalações do aquartelamento, comia e bebia com a malta, sendo que à tarde regressava à tabanca. Foram longos meses curtindo, com ele, pedaços de uma vida repleta de pequenas histórias sempre inesquecíveis.

Gostava do Alberto! Confesso que com ele aprendi também a conhecer parte da realidade de um povo submisso ao conteúdo de uma guerrilha que não dava tréguas. A distância do tempo leva-me a não precisar ao certo a sua real idade. Deduzo que, na altura, o puto tivesse 7 ou 8 anos. A sua linguagem, fértil em diálogos permanentes com a rapaziada da metrópole, levava o Alberto a citar a língua de Camões com alguma facilidade. No campo das recordações revejo o momento em que pela primeira vez travei um pequeno diálogo com o Alberto, ficando então surpreendido pela desenvoltura como o rapaz dominava a flexibilidade da prosa lusíada. O miúdo, entrosado na sua sensibilidade, tinha, na verdade, conversas interessantes. Parecia um homem. Conhecia, também, os postos que a rapaziada ostentava.

O Alberto era um puto “desenrascado”. Não lhe olhassem à idade. O português, fluidamente travado com a nossa tropa, dava-lhe estatuto. Creio que não havia ninguém que dele não gostasse. Entrava no gabinete do comandante de Batalhão como na mais singela caserna do invulgar soldado desconhecido. Visitava-me, amiúde, no quarto por mim partilhado, pelo Rui, também ranger, pelo outro Rui, um rapaz de Coimbra, pelo Santos e pelo Fernandes. O Alberto era sempre uma cordial companhia que muito nos agradava. E tantas foram as vezes que o puto me fez parceria em pequenos passeios pelas instalações do quartel!

Hoje guardo, religiosamente, uma foto com o benjamim Alberto que evidencia a nossa amizade conquistada ao longo da minha estadia em Gabú. Passados tantos anos, 38, talvez, fica a razão da minha oportuna interrogação: Que será feito do agora senhor Alberto?

O Alberto, companheiro e amigo
No fundo de um buraco já enorme, eu e o Fur Mil Santos preparando mais um rebentamento de material explosivo existente no paiol 
O derradeiro adeus a Nova Lamego. Eu e o Fur Mil Santos no momento de deixarmos as nossas instalações

Um abraço,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Fotos: © José Saúde (2011). Direitos reservados.
Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:

Vd. primeiros postes desta série em:

13 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8772: Memórias de Gabú (José Saúde) (1): No declinar da nossa presença em terras guineenses… A despedida!

 

18 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 – P8788: Memórias de Gabú (José Saúde) (2): Os conflitos tribais e a acção da tropa portuguesa. A “Psicó”!

 

19 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8798: Memórias de Gabú (José Saúde) (3): reflexos de uma guerra que deixou marcas no tempo: “Filhos do vento” 

1 comentário:

Luis Faria disse...

Caro José Saúde

O buracão que aparece na foto,faz-me lembrar o que ficou em Teixeira Pinto depois de o Fontinha e eu termos rebentado um montão de granadas de vários tipos.Grande "berro"!

Abraço
Luis Faria