quinta-feira, 19 de abril de 2007

Guiné 63/74 - P1675: 28 de Março e 5 de Abril de 1973: cinco aeronaves da FAP abatidas pelos toscos mísseis terra-ar SAM-7 Strella (Victor Barata)

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Guiné > Zona Leste > Bafatá > Estrada de Bambadinca-Batatá , vista de héli. Foto do arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71). © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2007 Photobucket Inc. All rights reserved.


1. Mensagem do Victor Barata (Especialista da Força Aérea Portuguesa, MELEC de Aviões e Instrumentos de Bordo, Guiné, Bissalanca, 1971/73).


Sobre o assunto relacionado com a morte do Fur Pil Baltazar, no dia 13 de Março último enviei-te uma resenha dos trágicos acontecimentos aéreos da Guiné, mas tu, pelo que vejo, não te recordas. Acredito, pois o teu esforço e boa vontande são para mim um grande orgulho de camarada de Guiné.

Já agora aproveito para esclarecer que o Baltazar não faleceu no dia 8 de Abril de 4 de 1973 (1) , mas sim no dia 6, pelo menos é este o registo que tenho na minha caderneta de vôo. Como te digo nesse email que não publicaste, fui eu que fui fazer a evacuação dos restos mortais.

Ainda quanto ao que me perguntas: voei algumas horas com o Baltazar, tendo ele se mostrado sempre um piloto qualificado. Obviamente que existe sempre uma fase de adaptação ao chegar-se a um quadro de guerra...

Obrigado, se não for antes até ao dia 28 de Abril de 2007, em Pombal. "É preciso ir fardado ou...vimos com farda!"

Um abraço.
Victor Barata

2. Victor, já ficou tudo esclarecido entre nós: o teu mail de 13 de Março nunca me chegou à caixa do correio, pelo simples facto de te teres enganado no meu endereço. Também não recebi as fotos para a fotogaleria da tertúlia. Reproduzo agora esse mail, para conhecimento dos nossos amigos e camaradas:


Luís:

Depois que te enviei as fotos (de ontem, como militar, e de hoje, como civil) - que ainda não foram publicadas mas espero que tenham chegado,pois posso não ter feito a operação bem feita e pensar que enviei e não ter chegado - nunca mais te contactei... Hoje resolvi contar uma passagem na Guiné. Se entederes que é matéria para publicar, publica...

O risco aéreo no teatro operacional de guerra da Guiné foi sempre um ir e não voltar, não só pela vertente da luta que diariamente era travada, como também pelo acidentado geográfico. Apesar de plana, a Guiné tinha a cota mais alta, de 300 metros, em Madina de Boé!

O nosso maior inimigo, de todos os tempos, foi visto pela primeira vez no dia 29 de Março [?] de 1973 em Compada, pelo Ten Coronel Pil Av Brito, Comandante do Grupo Operacinal da BA12 e pelo Major Pessoa: chamava-se míssel terra-ar STRELLA! (2)

Quis o destino que estes dois homens fossem as primeiraa vítimas desta peça de fogo, primeiro em 20 de Março de 1973, o Maj Pil Av Pessoa que se ejectou juntamente com a sua cadeira de cabine e desceu de paraquedas, vindo a ser encontrado no dia seguinte pelo grupo de Marcelino da Mata,com participação do então Ten Cor Almeida Bruno(julgo que na altura tinha esta patente)e o Cap paraquedista António Ramos, adjunto de campo do Gen Spínola.

Pior fim, em 28 de Março de 1973, teve o Ten Cor Brito: faleceu! Precisamente aquele que nunca acreditou na existência de tal arma, dizia que era um RPG,veio a tombar quando fazia uma missão de bombardeamento,se a memória não me atraiçoa... Era um grande Homem,Comandante e Piloto,senhor de invejáveis capacidades...Enfim, criou-se clima de consternação no seio do Grupo Operacional.

Mas eis que surge o macabro dia 5 de Abril de 1973, que nos dita novamente, e em tão curto espaço de tempo,o LUTO! Faleceram o Fur Pil Av Baltazar em DO27 e Maj Pil Av Montovani em T6, e é dado com desaparecido o Fur Pil Av Ferreira em DO27!

Recordo ter evacuado os restos mortais do Fur Pil Av Baltazar de manhã e, à tarde, fui a Bissau. A esposa estava na paragem do autocarro sem nada saber,as lágrimas correram-me pela cara a baixo: Que vida perdida aos 20 anos!

O Fur Pil Av Ferreira,ouvi dizer que tinha sido entregue com a independência da Guiné. Será que algum camarada da nossa Tertúlia me poderá confirmar esta excelente notícia? Sei que ele era de Paços de Ferreira.´

Estava instalada a instabilidade no seio da comunidade da base, ligada ao Grupo Operacional: pilotos,mecânicos e atiradores de helicanhão. Recordo que houve uma certa repulsa às saídas e, como tal, havia que fazer algo para nos motivar e dizer que era a vida onde estavamos inseridos.

Era Comandante da BA12 o Cor Pil Av Gualdino Moura Pinto (já falecido). O 2º Comandante era o Ten Cor Pil Av José Lemos Ferreira. Aquele, com as virtudes que lhe eram reconhecidas de um GRANDE COMANDANTE,de imediato reuniu os pilotos das esquadras todas,para fazer um ponto de situação, dizendo que também estavam todos a defender a mesma causa.Tanto assim que durante esta reunião foi solicitada uma evacuação à Zona e foi ele mesmo fazê-la!

Este SENHOR foi punido pelo Gen Spínola, motivando o seu pedido de passagem á reserva, seguindo depois uma nova carreira como Comandante da TAP.

Cumpriamos as nossas missões mais arriscadas com a certeza de estarem a contribuir para a sobrevivência dos camaradas que,em terra,no mato,nos rios, enfrentavam o inimigo,defendendo a ordem que a razão nem sempre comprendia, e muitas vezes actuando-se por iniciativa própia.

Obrigado, Luís.Um Abraço
Victor Barata
______________

Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 17 de Abril de 2007 > Guiné 63/74 - P1668: In Memoriam do piloto aviador Baltazar da Silva e de outros portugueses com asas de pássaro (António da Graça Abreu / Luís Graça)



(2) Míssel rudimentar, de origem soviética, conhecido como SAM-7 Strella... Podia ser lançado, como RPG, a partir de um tubo apoiado nas costas de um guerrilheiro... A FAP, na Guiné, levou algum tempo a reagir ao aparecimento desta arma letal...



Escreve o António Graça de Abreu, no seu Diário da Guiné:



"Cufar, 26 de Junho de 1973



"(...) Hoje chegou uma DO, um Nordatlas - o avião é conhecido entre a tropa por Horácio - e dois helicópteros. Vêem de Bissau e para lá regressam. Trazem víveres, correio, pessoal, pequenas cargas. Os helicópteros redistribuem os géneros pelos aquartelamentos da região, frangos e peixe congelado, carne, batata, farinha, couves frescas.



"Se os homens do PAIGC voltam a mandar um avião ou um héli abaixo, estamos todos lixados porque suspende-se outra vez o apoio aéreo. Mas agora já não é fácil que tal aconteça. Os pilotos conhecem as características dos mísseis terra-ar, os Strella ou Sa 7, que são eficazes entre os 200 e os 2.000 metros de altitude, e toma as devidas precauções. As DO e os hélis voam muito baixo, a rapar, rente às árvores, às bolanhas e aos rios, e os Nordatlas ou os DC3 voam muito alto, com tectos de mais de 2.500 metros. Descem e sobem a pista de Cufar, onde montamos sempre segurança, voando em círculos ou espirais para evitar sobrevoar as florestas, as zonas IN: Em quarenta minutos de voo, uma pessoa põe-se em Bissau. É seguro ? Até hoje tem sido" (...).

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