quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Guiné 63/74 - P8927: Ser solidário (114): Farim do Cantanhez já tem água potável, com o apoio da Tabanca Pequena de Matosinhos (AD - Acção para o Desenvolvimento)


Guiné-Bissau > Bissau > AD - Açção para o Desenvolvimento > Fotos da semana > Título da foto: Chegou boa água a Farim de Cantanhez; Data de Publicação: 10 de Outubro de 2011  Data da foto:  10 de Julho de 2011; Palavras-chave: Saúde.Legenda: Hoje, a tabanca de Farim de Cantanhez [, que surgiu depois da guerra, sendo a maior parte da população constituída por antigos Combatentes da Liberdade da Pátria, ] deixou de sofrer com a falta de água na época seca e com a sua baixa qualidade sanitária, o que preocupava sobremaneira os seus habitantes e os levava a considerar este aspecto como o mais importante para melhorar as suas condições de vida.




Mais uma vez, com o apoio da Tabanca Pequena de Matosinhos, foi construído este poço que, à semelhança dos que esta associação promoveu em Amindara e Medjo, dispõe de um sistema de captação de água através de energia solar e do seu controlo por uma canalização que facilita às mulheres a sua obtenção.

Este poço vai contribuir para uma melhor saúde dos seus habitantes, especialmente as crianças sujeitas a frequentes diarreias, para a produção de legumes e frutas e para evitar que as mulheres e crianças tenham que percorrer longas distância para ir buscar água, na maior parte dos casos, imprópria para consumo.


Foto (e legenda) : © AD - Acção para o Desenvolvimento (2011). Todos os direitos reservados.
 
___________
 
Nota do editor:
 
10 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8884: Ser solidário (113): Pequenos gestos que dão esperança de vida à população de Elalab (José Teixeira)

11 comentários:

Juvenal Amado disse...

A Tabanca de Matosinhos não brinca em serviço e assim lá vai juntando obra que mais parecem medalhas por serviços distintos.

Um abraço e obrigado por essa força.

Juvenal Amado

Luís Graça disse...

Não sei como está a meta das 10 tabancas com água potável e os 40 mil euros...

Mas não tenho dúvidas que, com o nosso "Esquilo Sorridente" (nome de guerra do Zé Teixeira, nos escuteiros), com a sua determinação e o apoio das nossas tabancas (, com a Tabanca de Matosinhos à cabeça), a "coisa" vai mesmo lá... Mesmo com os tugas de "tanga"...

Tiro o meu chapéu ao Zé, à Tabanca de Matosinhos, ao Pepito, à AD-Bissau, a todos os homens e mulheres de boa vontade que têm trabalhado para que a água, fonte de vida, chegue a todas estas povoações da Guiné, umas do norte, outras do sul...

PS - Zé, Pepito... Melhor do que eu vocês sabem da importância da segurança e da manutenção programada destes preciosos equipamentos sociais... Em Portugal, hoje rouba-se cobre; e na Guiné, painéis solares...

Anónimo disse...

Grandes "Tugas"! Com a crise há que "dar de beber à dor" e ainda arranjar meios para..."dar de beber aos "turras"! Mas,e seriamente,há que admirar,e respeitar,a solidariedade militante (ou Cristã ,para os que não gostam da palavra)de alguns dos nossos Camaradas e Amigos. Um grande abraço.

Anónimo disse...

Volto aqui para deixar claro que,na tal Suécia rica ,e sem crise (até agora),também se rouba cobre,e ás toneladas!Não só das antigas linhas telefónicas,como, e até, dos TELHADOS DAS IGREJAS(!)que, espalhadas pela província, usam telhas e cobrimentos em cobre como ostentacäo de riqueza.O nosso querido Portugal..."é como é"...mas não estará só. E mais um abraço.

zé teixeira disse...

Neste momento estamos a juntar dinheiro para o 5º poço as construir em Cautchinque na mata do Cantanhez.
Tenho o prazer parte de uma equipa que já chega ao Algarve.
A propósito, no dia 3 de Dezembro vai realizar-se a Ceia de Natal da Tabanca de Matosinhos, com o objetivo de conviver, como é habitual e obter fundos para a construção deste poço.
As inscrições estão abertas.
Vou contar os corajosos que vão aderir a mais este evento.
Zé teixeira

Luís Graça disse...

Zé (Belo):

Há muitos mitos (lusitanos) sobre os suecos e as suecas... E vice-versa.

Zé (Teixeira):

Não somos gente de morrer na praia, neste caso... no tarrafo.

Aos dois Zés:

Sempre preferi trabalhar em equipa do que em EUquipa. Mas é mais fácil de dizer do que praticar.

Não se chega aqui, de Matosinhos ao Algarve, a papo-seco (no Porto, "molete")...E muito menos até Farim (do Cantanhez)...

Mantenhas, pessoal!

Anónimo disse...

Na Suécia !!!!

Eu que pensava que era "só neste país".
"Só neste país" é que isto acontece.
só neste pais..só neste país..só neste país..só neste país.claro ..não conhecem os outros.
Nunca fui à Suécia..qualquer dia vou..no verão claro.

Camarada J.Belo..a sério..na Suécia

Confesso que estou surpreendido..na Suécia..este mundo está perdido..até já na Suécia.

SOCORRO..TITIREM-ME DAQUI..QUERO IR PARA MARTE..pensando melhor.. também não..aquilo tem lá um clima f.p.

O Luís Graça diz que podem roubar os painéis solares..é compreensível..mas para mim se não houver manutenção.. na primeira avaria..acabou-se..

O meu louvor à Tabanca de Matosinhos.

C.Martins

Luís Graça disse...

Comentário do Pepito (através da nossa caixa do correio):

Luis

obrigado pelo encorajamento. precisamos e faz sempre bem.
quanto aos roubos, aqui não são só os painéis, mas também o cobre, prata e ouro...quando há.
tudo isto pode acontecer, menos no Chão dos Felupes!!!!!
abraços
pepito

Manuel Joaquim disse...

Caro Zé Teixeira:

Em teu nome, aqui vão os meus parabéns para a Tabanca Pequena de Matosinhos, pela sua solidariedade para com o povo da Guiné- Bissau.
E também um abraço para o Pepito e "sua" AD com a qual tenho o prazer de colaborar como membro da AJUDA AMIGA.
Um grande abraço

Anónimo disse...

Claro

O que é que acontece a um "gajo" que roube alguma coisa aos Felupes..adivinhem..passa a "churrasco" temperado com óleo de palma..e regado com "vinho de caju"...ah..ahh..ah...uum..umm.

Os meus respeitosos cumprimentos aos Felupes.."chiça"

Anónimo disse...

PS

Não fiz de propósito..juro.
O comentário anterior..é meu

C.Martins