Caros Luís e Vinhal
Ao ver o poste sobre a visita ao Olossato das Senhoras do MNF* lembrei-me que devia ter fotos, e tenho 5, não sei se são todas da mesma visita, porque duas tem indicação de meados de Maio de 1969 e as outras não tem data.
Da comitiva fazem parte o Sr. General Spínola e o então cap. Almeida Bruno que na altura o acompanhava sempre e numa foto na messe julgo que está de camuflado o Maj. Passos Ramos, que cerca de um ano mais tarde viria a ser cruelmente assassinado pelo PAIGC naquela zona.
Está também a esposa do Sr. General Spínola e uma Senhora do MNF que não sei identificar.
Para além desta visita a Jolmete penso que houve uma outra em fins de 68 ou princípio de 69 mas não tenho a certeza. Como sempre foram distribuídos uns maços de cigarros uns isqueiros e umas palavrinhas para atenuar a crise.
O Gen Spínola falando à tropa
Senhora Supico Pinto também a falar ao pessoal no refeitório
Senhora Supico Pinto também a falar ao pessoal no refeitório
O Gen Spínola falando à tropa
Na messe. À esquerda julgo que é o falecido Sr. Maj. Passos Ramos, depois, sentada, uma Senhora do MNF que não sei identificar. A seguir, de pé, o nosso cap. Barbeitos a falar com a esposa do General Spínola e depois, sentada, está a Cilinha Supico Pinto, como era conhecida e tratada naqueles tempos.
Se algum camarada com melhor memória que eu se lembrar de alguma coisa que me tenha escapado, faça o favor de corrigir.
Se virem algum interesse neste material podem usar, se não cesto com ele.
Um grande abraço
Manuel Carvalho
_____________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 23 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10993: Álbum fotográfico do ex- fur mil José Carlos Lopes, amanuense do conselho administrativo da CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70) (7): Há festa no quartel: visita da Cilinha e do conjunto musical das Forças Armadas, em abril ou maio de 1969
4 comentários:
Manuel Carvalho!... Aqui não temos a cesta secção!... Nada se deita para o lixo... Estas fotos são muito interessantes... Então a foto a cores, com a dirigente do MNG vestida de blusa a amartelo, é um espanto!...
Esta mulher, já a caminho dos 50, vestia-se com elegância, cuidava da sua figuram, andava sempre bem penteada, sabia a importância que tinha, no mato, naquelas circunstâncias, um "toque de feminilidade"...
Reparem, que ela nunca aparece (ou pelo menos até agora, nas fotos que temos publicado) vestida de "camuflado"!... Provavelmente vestia camuflado quando se integrava numa "coluna auto" (deve ter feito algumas, pelo deduzo do livro com a sua biografia; e inclusivamente terá tido treino de G3...).
Presumo que nas voltas pela Guiné ela (e as outras senhoras do MNF) utilizasse o helicóptero!
Luis
Acabei de fazer um comentario no Post onde é referida a visita ao Olossato onde confirmo a ida de heli (No caso com o Jorge Felix e comigo).
Ab
Vou pedir ao J.Felix que confirme a data do voo na caderneta dele
Caros camaradas Jorges (Narciso e Félix)
Então vocês fazem-me uma visita em Jolmete em Maio/69 e não dizem nada. No mínimo íamos dar um avanço à garrafinha de OLD PARR. Tenho ideia de o Jorge Félix me dizer na Tabanca de Matosinhos que foi várias vezes a Jolmete no meu tempo.Jorge se reparares bem nas fotos na parada com o Sr. General Spínola lá atrás do lado direito estão dois militares da Força Aérea, pode ser que os reconheças. Na foto a cores só vemos um e está com farda azul.Lá está também o então cap. Almeida Bruno com o famoso bloco de apontamentos que sempre o acompanhava.
Já agora para o Luis quando falei em cesto, é uma forma de vos por à vontade quanto ao uso a dar ao material, mas eu sei muito bem o respeito que vocês teem por tudo o que se refira à Guiné e aos combatentes.
Um grande abraço para todos.
Manuel Carvalho
Enviar um comentário