quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10995: Tabanca Grande (383): José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/BCAV 3854 (Cabuca, 1971/73)

Vista aérea de Cabuca
Foto: Autor desconhecido


1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano José António Gomes de Sousa, ex-Soldado Condutor Auto da CCAV 3404/ BCAV 3854, Cabuca, 1971/73, com data de 22 de Janeiro de 2013:

Caros Luís Graça e camaradas da Guiné:
Finalmente decidi registar-me no vosso blog, na verdade já há muito que o visito quase diariamente mas fui-me acomodando à ideia de que um outro camarada da minha unidade poderia aparecer por aí.

Chamo-me JOSÉ ANTÓNIO GOMES DE SOUSA e fui Soldado Condutor na CCav 3404 que integrava o BCav 3854 que esteve sediado em Nova Lamego entre 1971 e 1973.

Pedem para que conte uma história, bom, a minha história é igual ou semelhante à de tantos milhares de camaradas que na flor da sua juventude se viram envolvidos na Guerra do Ultramar.

Tudo começou numa manhã de verão, num Domingo dia 4 de Julho de 1971.
Depois de uma viajem nocturna de autocarro entre Estremoz e Lisboa, acordei e dei de frente com um navio negro (na altura achei-o feio), na sua proa, o nome: ANGRA DO HEROÍSMO.

Navio Angra do Heroísmo > Com a devida vénia a  Dicionário de Navios Portugueses

Sentado no convés pensava cá para comigo se algum dia regressaria para junto dos meus.

A viagem decorria normalmente quando me apercebi que o navio mudava de rumo para oeste, dirigia-se para o Funchal a fim de ser efectuada a evacuação de um camarada que tinha sofrido uma apendicite.

Desembarcamos em Bissau passados sete dias, no cais esperava-nos um sem número de camiões civis que nos transportaram para o Cumeré a fim de efectuarmos o habitual IAO.
Durante essa viagem e apesar do desconforto, achei-a maravilhosa, era o meu primeiro contacto com África que há muito sonhava.

A 13 de Agosto seguimos na LDG Alfange, Rio Geba acima rumo ao Xime onde fomos recebidos com pompa e circunstância pela “velhice” local, até camaras de TV havia, seguimos depois em coluna com passagens por Bambadinca e Bafatá, sempre a praxe a receber-nos e quando chegamos a Nova Lamego já era noite, famintos, cansados e encharcados, pois durante toda a viagem choveu copiosamente, foi-nos distribuída uma sopa de lentilhas que no momento nos pareceu um manjar. Depois do merecido descanso, partimos para o nosso destino; CABUCA, a picada estava em péssimas condições e com a chuva a cair sem parar a viagem foi dolorosa, para percorrer os cerca de 20 quilómetros que separam Nova Lamego e Cabuca demoramos o dia todo.

Cabuca, 1971

À chegada, como não podia deixar de ser, a ”velhice” lá estava para nos receber festivamente, na verdade fomos recebidos com muito respeito pelos nossos camaradas da CCaç 2680 para quem quero aproveitar para enviar um forte abraço.

Caros camaradas, esta é a primeira história que tenho para contar à Tabanca, é uma singela introdução das muitas coisas que aconteceram nos 27 meses que passei na Guiné.

Um abraço
José António Gomes de Sousa


2. Comentário de CV:

Caro camarada Sousa, que sejas bem aparecido nesta caserna virtual de ex-combatentes e amigos da Guiné.

Ainda bem que resolveste juntares-te a nós, pois se estivesses à espera que aparecesse alguém da tua Unidade, poderias chegar a velhinho sem que tal sucedesse. Cabe-te agora a ti trazeres os teus camaradas para a Tabanca.

Quanto ao funcionamento e fins deste Blogue, uma vez que és um assíduo frequentador do mesmo, não vale a pena estarmos para aqui a repetir-nos. Tem só em atenção que deves enviar os teus textos e fotos para dois endereços: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com (sempre) e para um dos dois co-editores: Carlos Vinhal e/ou Eduardo Magalhães. Isto para não haver dúvidas de que as mensagens chegam ao Blogue, como foi o teu caso.

Posto isto, ficamos então à espera de memórias de Cabuca e arredores, pois como condutor, deves ter-te fartado de fazer turismo, transportado camaradas de um lado para o outro e, quem sabe, talvez apanhado algum susto.

Recebe o abraço de boas vindas dos camaradas e amigos deste Blogue.

O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10959: Tabanca Grande (382): Cândido Luís Carvalho Morais, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679 (Guiné, 1970/71)

3 comentários:

Luís Graça disse...

Zé António: Em meu nome, fundador deste blogue, e teu camarada da Guiné, reforço as boas vindas já dadas pelo nosso editor de serviço, o Carlos. Quero que fiques por cá pro muitos e bons anos, e que nos ajudes a reavivar as memórias do teu tempo. Toma boa nota: és o grã-tabanqueiro n º 602!... Um alfa bravo. Luis Graça

Hélder Valério disse...

Caro camarada José Sousa

Pelo teu relato ressalto o facto de, em todo o lado aonde chegaste com os teus camaradas, foram (foste) sempre recebidos 'em festa'....

Calculas porquê, pois certamente deves ter tido a oportunidade de também, no teu tempo oportuno, receber festiva e alegremente quem te ia substituir.

Referes a chuva, constante e impiedosa, que vos aliviou do calor na viagem para Nova Lamego e depois para Cabuca. Época das chuvas...
Já agora, a quem vais contar, para que acreditem, que 20 km demoraram um dia a percorrer?

Pois então, que sejas bem-vindo a este espaço de partilha de memórias e afectos.

Abraço
Hélder S.

jpscandeias disse...

Camarada eu também passei por Cabuca e pela 3404, fui em rendição individual e para o pelotão do Cordeiro, estive por lá até janeiro de 1973. Recordo-me do acidente dentro da caserna(abrigo) com uma arma de caça que deixou muito maltratado um camarada. Recordo o Grazina, outro acidente, esse com fim trágico. Recordo, também o Ferradura. Sobre o Botto deve ter chegado quando fui para Bolama fazer um estágio para as companhias africanas. Um abraço

joao silva ex- furriel mil, at. inf