Guiné > Zona leste > Nova Lamego > Estação dos Correios
Foto: © Manuel Caldeira Coelho (2011). Todos os direitos reservados.
1. Comentário do nosso camarada Campelo de Sousa, ex-Radiotelegrafista em Bafatá e Nova Lamego, deixado no Poste 8342*, no dia 16 de Janeiro de 2013:
Muito obrigado por mais esta oportunidade, por poder visitar este lindo blog, que nas horas de maior fragilidade é sem sombra de duvida o melhor antídoto.
O autor deste blog merece uma estátua, pelo menos no coração de todos aqueles que de uma maneira ou de outra combateram ou não em terras da Guiné. Pena que tão poucos livros tenham sido publicados sobre a Guerra na Guiné! Mas este blog é o melhor, o mais belo, o mais verdadeiro livro que qualquer homem e mulher devia ler desde a primeira à última pagina!
Mais uma vez, parabéns pela construção deste blog, que tão bem tem relatado a vida dos soldados na guerra da Guiné.
Agora, resta-me pedir ao Sr. Luís Graça, que me diga como devo fazer para enviar algumas fotografias aqui para o blog.
Um abraço de:
Campelo de Sousa
Ex-Radiotelegrafista em
Bafatá e Nova Lamego
2. Comentário de CV:
Caro camarada Campelo,
Muito obrigado por mais este contacto, via comentário, e pelas palavras que diriges ao fundador deste blogue, o camarada Luís Graça. Ele merece-as, mas para que a sua iniciativa se mantenha viva e actuante precisamos de camaradas novos na tertúlia.
Sem mais rodeios, convido-te a subires as escadas e entrares pela porta grande desta caserna virtual, também conhecida por Tabanca Grande, onde cabem todos os camaradas ex-combatentes da Guiné.
Pelo modo como me estou a dirigir a ti, deves calcular que nos tratamos, sem cerimónia, por tu, porque somos exactamente camaradas, que tudo temos em comum enquanto ex-combatentes naquela terra que nos marcou para sempre. Terás tu também que abandonar expressões como, por exemplo, senhor Luís Graça.
Manda uma foto do teu tempo de tropa e outra actual, diz-nos qual foi o teu posto militar, especialidade, data de ida e volta para/da Guiné, unidades a que estiveste adstrito, locais onde cumpriste a tua comissão de serviço, etc. Respostas a algumas destas perguntas já temos, mas é para ficarmos com todos os teus elementos juntos para consultas futuras.
A tua correspondência e fotos devem ser enviadas sempre para a caixa de correio do editor Luís Graça: luisgracaecamaradasdaguine@gmail.comluisgracaecamaradasdaguine@gmail.com e para um dos co-editores: Carlos Vinhal e/ou Eduardo Magalhães, cujos endereços encontrarás na lateral da nossa página.
Esperamos o teu próximo contacto com os teus elementos básicos para que possamos fazer a tua apresentação à tertúlia. Poderás também começar a tua colaboração neste blogue enviando desde já os teus textos e fotos.
Até lá deixo-te um abraço em nome dos editores
Carlos Vinhal
____________
Nota de CV:
(*) Vd. poste de 28 DE MAIO DE 2011 > Guiné 63/74 - P8342: O Nosso Livro de Visitas (112): Campelo de Sousa, ex-radiotelegrafista de rendição individual (Bafatá, 1970; Nova Lamego, 1971/72), relembrando a sua passagem por Bambadinca
Vd. último poste da série de 9 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10917: O nosso livro de visitas (156): João Nunes, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores, ex-fur mil, CCAÇ 4544,/73 (Cafal Balanta e Bolama, 1973/74)
1 comentário:
Caro camarada Campelo de Sousa
Para seres radiotelegrafista, certamente do STM, fizeste a especialidade no então RTm, no Porto, ali perto da Arca D'Água. Quando estiveste lá?
Esta pergunta assenta no facto de que eu estive lá dando instrução num dos pelotões, que já não me lembro o número, de Abril a Setembro de 1970. Numa primeira fase, aí até Junho, salvo erro, foi a um grupo em fim de instrução, os seguintes estavam a começar... Será que estavas por lá?
Por outro lado há por aqui uma referência a teres estado em Nova Lamego em 71/72. Ora em 71, até cerca do final de Maio, estive com a incumbência de chefiar o posto do STM de Piche, o qual, como certamente te lembrarás, integrava, por esses anos, já que depois parece que houve alterações, a designada rede "Leste 2" que era integrada por Bissau (posto director), Bafatá, Nova Lamego, Piche e Pirada. Acontece que as fotos que tirei por lá com o 'meu pessoal' desapareceram num ataque a uma coluna de Piche para Nova Lamego e hoje só me consigo lembrar do nome do 1º cabo Guedes, que era do Porto mas os restantes nomes, 'foram-se'.
Caso sejas contemporâneo deles, ou seja, caso te lembres desses teu camaradas radiotelegrafistas do STM que estavam em Piche nesses tempos de 1971 ajuda-me a lembrar deles.
Por outro lado seria também interessante saber se estavas por lá na época que disse, até Maio de 71, pois nesse caso é bem possível que tivéssemos calhado em operar em conjunto aquando da entrada em rede, principalmente durante a noite, já que fiz de operador-morse muitas e muitas noites, quando fiquei apenas com dois operadores em condições de trabalhar.
Abraço
Hélder S.
Enviar um comentário