terça-feira, 30 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11509: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (37): Respostas (nº 71/72): Armando Faria, ex-Fur Mil da CCAÇ 4740 (Cufar, 1972/74) e Raul Albino, ex-Alf Mil da CCAÇ 2402 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70)

1. Respostas ao questionário do nosso camarada Armando Faria (ex-Fur Mil, CCAÇ 4740, Cufar, 1972/74):

(1) Quando é que descobriste o blogue? 
R - Já perdi a memoria mas foi há muito 

(2) Como ou através de quem? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada) 
R - Informação de camarada 

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia)? Se sim, desde quando? 
R - Sim mas não lembro de quando 

(4) Com que regularidade visitas o blogue? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) 
R - Mais do que uma vez por semana 

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)? 
R - Tenho enviado mas pouco irei fazê-lo mais 


(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça]? 
R - Sim mas ainda não aderi 

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue? 
R - Mais ao blogue 

(8) O que gostas mais do Blogue? E do Facebook? 
R - Por norma acompanho tudo 

(9) O que gostas menos do Blogue? E do Facebook? 
R - Não gosto das polémicas que se geram à volta de determinados temas 

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...) 
R - Não tenho sentido 

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 
R - A importância que tem é tão grande, basta ver o numero de visitas, que penso já não se poder dispensar este trabalho em prol de todos para que a memoria não fique esquecida, faz-me lembrar aquele general Americano que deu ordem para que tudo fosse registado ate à exaustão pois podia haver alguém que um dia negasse que tal pudesse ter acontecido, este blogue é à sua semelhança algo muito próximo. 

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais? 
R - Não 

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real? 
R - Gostaria mas ainda não sei se me vai ser possível 

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar? 
R - Enquanto houver alguém que lhe dê “corda” não deve parar, tornou-se demasiado importante. 

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer. 
R - Gostaria de deixar aqui um apelo aos meus camaradas para que não façam deste espaço um espaço de divisão pelas opiniões expressas, cada um de nós é uma realidade e tem uma personalidade própria moldada pela vida que teve e pelo que a cada um é dado como experiência de vida, somos como somos e é neste diversidade que nos completamos como seres viventes. 

Um abraço fraterno,
Armando Faria

********************

2. Respostas do nosso camarada Raul Albino (ex-Alf Mil da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851, Mansabá e Olossato, 1968/70):

1 - Descobri o blogue em 2006, salvo erro. 

2 - Através do Mário Beja Santos, que me arregimentou. 

3 - Sou membro da Tabanca Grande a partir dessa altura. 

4 - Visito o blogue três vezes por semana, em média. 

5 - Gosto sempre de mandar material para o blogue, mas o tempo não abunda e estou a tentar ajudar um filho que perdeu o emprego. 

6 - Não conheço a vossa página do Facebook, porque nunca lá fui e sou discreto demais para exposições. Não gosto do uso e abuso que se faz dele. 

7 - Só vou ao Blogue. 

8 - Gosto praticamente de tudo no Blogue, com algumas reservas. 

9 - O que gosto menos no blogue é a incapacidade de fazer certas pesquisas específicas e limitadas, sem vir atrás um corrupio de "lixo" que não preciso. 

10 - Já tive recentemente grandes dificuldades em aceder. Tinha a versão 8 do Internet Explorer. Depois de actualizar para a versão 10, a situação melhorou. 

11 - O Blogue representou e representa uma troca importante de experiências com todos vós ex-militares, sobre a nossa amada ex-Guiné (agora Guiné-Bissau). 

12 - Participei em todos os Encontros (convívios), menos um, por motivos de força maior. Adoro estar convosco. 

13 - Estarei presente também no VIII encontro. Espero lá encontrar todos os que já são meus amigos, pelo menos. 

14 - Tem força animica para continuar. Mas cada melhoria vai sendo mais difícil de implementar, como por exemplo, a melhoria de pesquisa dentro do blogue, tal como foquei no ponto 9. 

15 - A única crítica que posso fazer é a de que não compreendo como nunca se concretizou a realização de jornadas para abordar o que se pretende obter com este item. E, no entanto, pareceu-me que já houve intenção de o fazer.

Raul Albino
____________

Nota do editor

Último poste da série de 30 de Abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11506: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (36): Respostas (nº 69/70): António Rosinha (ex-fur mil, Ango9la, 1971; topógrafo da TECNIL, Guiné-Bissau, 1979); João Martins (ex-Alf Mil Art, BAC1, Bissum, Piche, Bedanda, Gadamael e Guileje, 1967/69)

2 comentários:

Manuel Carvalho disse...

Como comentário a este poste quero dizer ao Armando Faria que assino por baixo a sua resposta à pergunta número 15.
Ao Raúl Albino que esteve em Có quando eu estive em Jolmete, onde só tivemos um ataque ao quartel, enquanto eles tiveram vários que nós ouvia-mos perfeitamente e dizia-mos lá estão aqueles desgraçados a embrulhar.Portanto andava-mos todos ao mesmo.
Quanto ao Blogue isto é um bocado como o vício da pesca sempre que fazemos o lançamento esperamos peixe e se calhar bem, daqueles de cinco quilos.
Grande abraço para todos.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Ola Amigos. Não respondi as 15 perguntas, porque me afastei um pouco do Blogue, depois da tristeza de ver o meu sonho de me reformar em Portugal, tornar-se um pesadelo. Estou de volta ao Canada. Fiquei muito abalado, e pouco aqui venho e ate deixei de participar. Acho que todos nos já sofremos demasiado, e portanto decidi que o afastamento e a melhor cura. Tal como diz o Raul Albino que comigo fez parte da CC2402 na Guine, o Blogue ainda tem saúde, pode viver por mais uns anitos, mas tal como os tempos, também nos mudamos e envelhecemos. Seria bom que toda a gente pudesse vir aqui e recordar os amigos e os lugares onde estivemos. Contudo, também gostaria de ver mais interesse na divulgação das realidades, e não desviarmos o objetivo deste blogue. Já por aqui anda há uns anos, e custa-me ver os encontros e desencontros, que por aqui se vao passando. Nos somos já uma comunidade imensa e por isso teremos de guardar um pouco de respeito, não so pelos que já nos deixaram, mas pelos que poderão ter a coragem de continuar esta obra. Desejo lembrar que esta guerra foi nossa, e hoje em Portugal so nos falamos nela através das reuniões e almoços. As nossas famílias e os políticos, na sua maioria tem vergonha. Nos fomos jovens e de saúde e não e nossa culpa, por termos regressado destruídos e que por isso, também contaminamos e magoamos as pessoas que mais gostavam de nos. Hoje, alguns pagam ainda a fatura brutal de uma guerra que não desejávamos, outros e já com idades avançadas, contam os dias de sol, a espera que a noite nunca chegue.~
Para todos, obrigado e continuem a participar. Saude para todos em geral e em especial para toda a equipa que faz isto andar.
~João Bonifácio
Ex Fur mil do SAM Guine 68/70