quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11940: Efemérides (136): No próximo dia 1 de Setembro, Monte Real, com o apoio do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, vai homenagear os seus Combatentes da Guerra do Ultramar (Joaquim Mexia Alves / Tabanca do Centro)

1. Mensagem do nosso camarada Joaquim Mexia Alves (ex-Alf Mil Op Esp/Ranger da CART 3492/BART 3873, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73), fundador da Tabanca do Centro, com data de hoje, 14 de Agosto de 2013:

Meus camarigos
No dia 1 de Setembro vai ser descerrada uma placa de homenagem aos combantentes da Freguesia de Monte Real.
Monte Real é, como sabem, a "sede" da Tabanca do Centro, pelo que estamos a convidar todos para estarem presentes.

O programa é o que está na noticia do blogue em: http://tabancadocentro.blogspot.pt/2013/08/homenagem-aos-combatentes-em-monte-real.html acrescentando que na mesma altura serão entregues as Medalhas Comemorativas das Campanhas de África, (julgo que é assim que se chama), aos combatentes Manuel Lopes e Agostinho Gaspar. 

Quem puder, tiver e quiser traga a sua boina, pois estamos a pensar, se tal couber na cerimónia fazer um pequeno desfile de combantentes.

Tenham atenção às inscrições, que eu farei com todo o gosto a quem mo solicitar.
Quem quiser, informe aqui para este mail e poderemos marcar um almoço na Pensão Montanha, mas para isso tenho que saber quem quer almoçar até ao dia 26 de Agosto às 12.00.

Este almoço nada tem a ver com o almoço mensal que recomeçará na última quarta feira do mês de Setembro.

Espero, esperamos por vós.
Grande e camarigo abraço
Tabanca do Centro
Joaquim Mexia Alves


2. Com a devida vénia à Tabanca do Centro, reproduzimos agora o seu Poste de hoje, onde é noticiada a homenagem que Monte Real vai fazer aos seus combatentes da Guerra do Ultramar.




HOMENAGEM AOS COMBATENTES, EM MONTE REAL

A TABANCA DO CENTRO ASSOCIA-SE A ESTA CERIMÓNIA

No próximo dia 1 de Setembro a Junta de Freguesia de Monte Real, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, apadrinhando a ideia original do Combatente Manuel Lopes, nosso camarigo da Tabanca do Centro, vai realizar uma sessão de homenagem aos Combatentes da guerra do Ultramar, com o descerramento de uma placa alusiva ao acto.

A placa será descerrada pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Dr. Raul Castro, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Monte Real, Sr. Faustino Guerra e pelo Combatente Manuel Lopes.

Apresentamos-vos um programa resumido da cerimónia:

16h00 – 16h30 – Recepção dos convidados
16h30 – Cerimónia de Homenagem aos Combatentes
              Descerramento da Placa
              Cerimónia de Homenagem aos Mortos
              Discursos
17h30 – Lanche

A Tabanca do Centro, que tem a sua "sede" em Monte Real, associa-se com todo o gosto e empenho a esta cerimónia e convida todos aqueles que costumam frequentar os nossos encontros, bem como todos os leitores deste nosso blogue, a juntarem-se a nós neste dia.

Para estar presente no lanche (que terá o custo de 2,50 €) será necessária uma inscrição prévia, com data limite de 26 de Agosto, na Junta de Freguesia de Monte Real (Contactos: 244 612 777; 936 612 771; 936 626 657)

No entanto, aqueles que quiserem podem enviar um mail para a Tabanca do Centro - tabancadocentro@gmail.com - com a identificação dos inscritos, e o Joaquim Mexia Alves procederá à inscrição e respectivo pagamento, despesa de que será obviamente ressarcido por cada inscrito, no próprio dia.

As inscrições podem também ser feitas no Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes.

Pedimos assim a vossa comparência a esta cerimónia, que será muito simples, embora com a participação das Forças Armadas, em princípio da Força Aérea, representada pela vizinha Base de Monte Real (Base Aérea nº5).

A Tabanca do Centro
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 DE JULHO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11850: Efemérides (135): No dia 13 de Julho de 2013, a Senhora da Hora homenageou os seus combatentes da Guerra do Ultramar (Carlos Vinhal)

1 comentário:

António Martins Matos disse...

Não ponho em causa o mérito e o simbolismo da homenagem mas aproveito a oportunidade para referir que muito mais importante seria a identificação e inscrição no Monumento de Belém dos nomes dos que morreram pela Pátria e ainda estão "esquecidos".

AMM