quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11941: Em busca de... (227): Pessoal da CCAÇ 4142, "Herdeiros de Gampará", Gampará, 1972/74 (Joviano Teixeira, residente em Tavira)


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > Mapa de Fulacunda (1956) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Gampará e da Ponta do Inglês na Foz do Rio Corubal 

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)


1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Joviano Teixeira:

De: Joviano Teixeira (joviano59@gmail.com)
Data: 11 de Agosto de 2013 às 16:27
Assunto: Pedido

Boa tarde,  camarada

Desde que voltei da Guiné que não sei nada dos meus camaradas. Apenas sei que quase todos eram da região norte: Lamego, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Porto etc.

Pertenci à CCÇ 4142, "Herdeiros de Gampará", Gampará, Guiné. 1972/74.

Se te for possível localizar alguém, nomeadamente saber o local e data do próximo encontro, agradeço.

Resido em Tavira e, como disse, nunca mais soube da malta.

Obrigada pela dedicação (já visitei o blogue e gostei).
Cumprimentos,
Joviano.


2. Comentário de L.G.:

Obrigado, camarada Joviano Teixeira, pela tua mensagem, pelo teu pedido e pelas tuas simpáticas palavras de apreço em relação ao nosso blogue... Infelizmente só tínhamos, até a esta data, duas referências à tua CCAÇ 4142.  Há dois anos atrás tivemos uma primeira (e única)  visita de um camarada teu, que nos escreveu o seguinte:

(...) "Olá. Sou Virgílio Valente, actualmente a viver e a residir em Macau, amigo de muitos dos amigos do Blogue Luís Graça e Camaradas, nomeadamente do António Estácio, que recentemente lançou o livro Nha Bijagó. Fui alferes miliciano, atirador e com a especialidade de minas e armadilhas, na Guiné, mais precisamente em Gampará, de 1972 a 1974, na CCAÇ 4142. Cheguei a Bissau a 16 de Setembro de 1972 e fui directo para o Cumeré e depois para Gampará, por LDG, em Outubro de 1972 donde só saí em meados de Agosto de 1974, tendo chegado a Lisboa a 30 de Agosto de 1974.

"Soube deste blogue pelo camarada e amigo Manuel Amante da Rosa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, que foi Secretário-geral do Forum Lusófono aqui em Macau, até finais de Junho deste ano". (...)


Não sei se ele ainda está em Macau... Mas tenta contactá-lo através do seguinte endereço de email: oumunlinfa@gmail.com
O ideal era termos duas fotografais tuasm, uma atual e outra do teu tempo de Guiné, para a malta te poder reconhecer e contactar. Ficas, desde já, coinvidado a integrar a nossa magnífica Tabanca Grande. Entre camaradas e amigos da Guiné, vivos,  somos já cerca de seis centenas. Serás bem vindo, tanto mais que não temos ninguém que represente os "Herdeiros de Gampará". Por outro lado, sobre Gampará também só temos nove referências. Espero que nos contes hsitórias do teu tempo de Gampará.

___________

Nota do editor:

8 comentários:

Rogerio Cardoso disse...

Caro Joviano
O local Gampará trás-me recordações.A Cart.643-Aguias Negras fez a primeira operação nesse local, isto talvez em Maio/Junho de 1964. Fomos em LDM saidos de Bissau, isto de noite, entramos no Corubal e desembarca-mos no tarrafo. Pela alvorada, cercámos toda aquela zona entre os citados rios, e toda a malta do PAIGC, como não tinha saida, a fuga era o lodo e assim se enterraram com as armas. Isto durou ao todo 3 dias, que foi a maior operação em dias na Guiné, o que mais não voltou a ser repetido. Voltámos para Bissau com armas e guerrilheiros presos e fomos recebidos na cidade por toda a população. Faltou dizer uma coisa, é que iamos sendo comidos pela mosquitada, vocês que lá estiveram, vejam o que é estar 3 dias no lodo.Um abraço amigo
Rogerio Cardoso

Luís Graça disse...

Obrigado ao Rogério e ao Joaviano, Gamapará e a Foz do Corubal têm aqui sido pouco faladas... ´

No meu tempo (junho de 69/ março de 71) havia o "mito" do Rio Corubal, "interdito" às NT, e em particular à Marinha...

Não sei se os fuzileiros lá fizeram alguma operação nesse tempo... Fiquei com a ideia (que pode ser falsa) de que não houve mais nenhuma operação de envergadura, pelo menos no meu tempoi, no Rio Corubal,depois da Op Lança Afiada (8 a 19 de março de 1969)...

Era bom que os nossos camaradas da Marinha nos contassem histórias do mítico Rio Corubal, o único verdadeiro rio da Guiné.

CT1FDB - Delfim Rodrigues disse...

Encontrei na net uma mensagem que pode ser do teu interesse

C. CAÇ.4142 Guiné (Gampará) 72/74
Contacto:Pinto das Transmissões
Tel.: 969059498.

Não sei se é actual mas podes tentar

um abraço
Delfim Rodrigues

Bernardino Cardoso disse...

Pedido de Elisabete Gonçalves, filha dum ex-combatente da Guiné.

Não tenho acesso a este blog para fazer comentários, mas gosto de ler as postagens, memórias e os comentários. Neste, em particular, gostava de dar uma resposta, pois fazem referência a uma Companhia de Caçadores a que pertenceu o meu pai. Daí que apelo, a quem possa comentar, que me faça o favor de inserir o seguinte comentário:
"Joviano Teixeira:O meu pai, Sargento Chefe de Infantaria Victor Gonçalves, esteve em Gampará-Guiné, nesta altura e pertenceu a esta Companhia de Caçadores, a 4142 Herdeiros de Gampará, tendo nessa altura o posto de 1º Sargento. Mais informo que esta Companhia tem feito os seus encontros anuais, sendo que o último foi realizado , neste ano de 2013 , em Tondela. O próximo, ainda sem data marcada, será em Mirandela. Se desejar mais informações,se me facultar o seu mail, enviarei os contactos necessários.Um abraço da parte do meu pai.
Elisabete Gonçalves."
Agradeço desde já, a vossa colaboração. Um abraço, rapazes.

Unknown disse...

Boa noite

Agradeço ao camarada Luís Graça, ao Bernardino e à D. Elisabete o contributo para encontrar os camaradas da minha companhia:
"4142 Herdeiros de Gampará".

Na verdade gostaria de estar presente no próximo evento a fim de reencontar aqueles dos quais nunca mais ouvi falar.

Deixo o meu contacto para a D. Elisabete e abraço para o Sargento Gonçalves: joviano59@gmail.com

Unknown disse...

Esqueci-me agradecer ao Delfim Rodrigues o seu empenho. Muito, obrigado.
Vou contactar certamente o Pinto das transmissões.
Um abraço, Joviano

Costa Santos disse...

Sou Costa Santos ex furriel miliciano da ccaç.4142e o nosso almoço será dia 31 de Maio em Mirandela. Contacto 967260312

António Aguiar Costa ( Costa ) disse...

Boa noite Amigo ! Meu nome Costa , estive na ccaç 4142 no posto de rádio onde estava o Pinto das transmissões, o Cascais , e Furriel Texugo de Sousa ( o somítico ) .Na verdade vejo camaradas nas fotos e esqueci o nome deles vejo num grupo o Furriel Santos . Um abraço para todos , deixo o meu contacto para algum dos amigos que queiram ligar , 914734354 email: aguiarcosta20@gmail.com