Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > Mapa de Fulacunda (1956) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Gampará e da Ponta do Inglês na Foz do Rio Corubal
Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)
1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Joviano Teixeira:
De: Joviano Teixeira (joviano59@gmail.com)
Data: 11 de Agosto de 2013 às 16:27
Assunto: Pedido
Boa tarde, camarada
Desde que voltei da Guiné que não sei nada dos meus camaradas. Apenas sei que quase todos eram da região norte: Lamego, Mondim de Basto, Viana do Castelo, Porto etc.
Pertenci à CCÇ 4142, "Herdeiros de Gampará", Gampará, Guiné. 1972/74.
Se te for possível localizar alguém, nomeadamente saber o local e data do próximo encontro, agradeço.
Resido em Tavira e, como disse, nunca mais soube da malta.
Obrigada pela dedicação (já visitei o blogue e gostei).
Cumprimentos,
Joviano.
Cumprimentos,
Joviano.
2. Comentário de L.G.:
Obrigado, camarada Joviano Teixeira, pela tua mensagem, pelo teu pedido e pelas tuas simpáticas palavras de apreço em relação ao nosso blogue... Infelizmente só tínhamos, até a esta data, duas referências à tua CCAÇ 4142. Há dois anos atrás tivemos uma primeira (e única) visita de um camarada teu, que nos escreveu o seguinte:
(...) "Olá. Sou Virgílio Valente, actualmente a viver e a residir em Macau, amigo de muitos dos amigos do Blogue Luís Graça e Camaradas, nomeadamente do António Estácio, que recentemente lançou o livro Nha Bijagó. Fui alferes miliciano, atirador e com a especialidade de minas e armadilhas, na Guiné, mais precisamente em Gampará, de 1972 a 1974, na CCAÇ 4142. Cheguei a Bissau a 16 de Setembro de 1972 e fui directo para o Cumeré e depois para Gampará, por LDG, em Outubro de 1972 donde só saí em meados de Agosto de 1974, tendo chegado a Lisboa a 30 de Agosto de 1974.
"Soube deste blogue pelo camarada e amigo Manuel Amante da Rosa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, que foi Secretário-geral do Forum Lusófono aqui em Macau, até finais de Junho deste ano". (...)
___________
Nota do editor:
8 comentários:
Caro Joviano
O local Gampará trás-me recordações.A Cart.643-Aguias Negras fez a primeira operação nesse local, isto talvez em Maio/Junho de 1964. Fomos em LDM saidos de Bissau, isto de noite, entramos no Corubal e desembarca-mos no tarrafo. Pela alvorada, cercámos toda aquela zona entre os citados rios, e toda a malta do PAIGC, como não tinha saida, a fuga era o lodo e assim se enterraram com as armas. Isto durou ao todo 3 dias, que foi a maior operação em dias na Guiné, o que mais não voltou a ser repetido. Voltámos para Bissau com armas e guerrilheiros presos e fomos recebidos na cidade por toda a população. Faltou dizer uma coisa, é que iamos sendo comidos pela mosquitada, vocês que lá estiveram, vejam o que é estar 3 dias no lodo.Um abraço amigo
Rogerio Cardoso
Obrigado ao Rogério e ao Joaviano, Gamapará e a Foz do Corubal têm aqui sido pouco faladas... ´
No meu tempo (junho de 69/ março de 71) havia o "mito" do Rio Corubal, "interdito" às NT, e em particular à Marinha...
Não sei se os fuzileiros lá fizeram alguma operação nesse tempo... Fiquei com a ideia (que pode ser falsa) de que não houve mais nenhuma operação de envergadura, pelo menos no meu tempoi, no Rio Corubal,depois da Op Lança Afiada (8 a 19 de março de 1969)...
Era bom que os nossos camaradas da Marinha nos contassem histórias do mítico Rio Corubal, o único verdadeiro rio da Guiné.
Encontrei na net uma mensagem que pode ser do teu interesse
C. CAÇ.4142 Guiné (Gampará) 72/74
Contacto:Pinto das Transmissões
Tel.: 969059498.
Não sei se é actual mas podes tentar
um abraço
Delfim Rodrigues
Pedido de Elisabete Gonçalves, filha dum ex-combatente da Guiné.
Não tenho acesso a este blog para fazer comentários, mas gosto de ler as postagens, memórias e os comentários. Neste, em particular, gostava de dar uma resposta, pois fazem referência a uma Companhia de Caçadores a que pertenceu o meu pai. Daí que apelo, a quem possa comentar, que me faça o favor de inserir o seguinte comentário:
"Joviano Teixeira:O meu pai, Sargento Chefe de Infantaria Victor Gonçalves, esteve em Gampará-Guiné, nesta altura e pertenceu a esta Companhia de Caçadores, a 4142 Herdeiros de Gampará, tendo nessa altura o posto de 1º Sargento. Mais informo que esta Companhia tem feito os seus encontros anuais, sendo que o último foi realizado , neste ano de 2013 , em Tondela. O próximo, ainda sem data marcada, será em Mirandela. Se desejar mais informações,se me facultar o seu mail, enviarei os contactos necessários.Um abraço da parte do meu pai.
Elisabete Gonçalves."
Agradeço desde já, a vossa colaboração. Um abraço, rapazes.
Boa noite
Agradeço ao camarada Luís Graça, ao Bernardino e à D. Elisabete o contributo para encontrar os camaradas da minha companhia:
"4142 Herdeiros de Gampará".
Na verdade gostaria de estar presente no próximo evento a fim de reencontar aqueles dos quais nunca mais ouvi falar.
Deixo o meu contacto para a D. Elisabete e abraço para o Sargento Gonçalves: joviano59@gmail.com
Esqueci-me agradecer ao Delfim Rodrigues o seu empenho. Muito, obrigado.
Vou contactar certamente o Pinto das transmissões.
Um abraço, Joviano
Sou Costa Santos ex furriel miliciano da ccaç.4142e o nosso almoço será dia 31 de Maio em Mirandela. Contacto 967260312
Boa noite Amigo ! Meu nome Costa , estive na ccaç 4142 no posto de rádio onde estava o Pinto das transmissões, o Cascais , e Furriel Texugo de Sousa ( o somítico ) .Na verdade vejo camaradas nas fotos e esqueci o nome deles vejo num grupo o Furriel Santos . Um abraço para todos , deixo o meu contacto para algum dos amigos que queiram ligar , 914734354 email: aguiarcosta20@gmail.com
Enviar um comentário