Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foro nº 1 > Safim – 1969 – Os dois caminhos do meu destino. À esquerda, para Bula, através do Rio Mansoa. Em frente, para Bissorã, via estrada de Mansoa.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foro nº 2 > Bula, 1969, Porta de armas do Quartel de Bula.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foro nº 3 > Bula – 1969 - Logo após a chegada, o periquito tira o postal para a família ver como estava longe de casa. [... a 2882 km de Lisboa; Mansoa vficava a 256 km; Nhacra a 52; Safim a 67; Bissau a 82]
Guiné > Mapa da província > 1961 > Escala 1/500 mil > Pormenor: posição relativa de Bula, na região do Cacheu
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foro nº 4 >Bula – 1969 – Esplanada do quartel, vendo-se o écrã onde eram projectados os filmes que vinham de Bissau.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 5 > Bula – 1969 – Interior do aquartelamento. Em primeiro plano as oficinas auto. À esquerda, casa das transmissões, secretaria do batalhão e, ao fundo, casa do comando.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 6 > Bula – 1969 – Pau de Bandeira, armazém de víveres e oficina de armamento, à esquerda a enfermaria.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 7 > Bula – 1969 – Abrigo e posto de vigia para a estrada de S. Vicente.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 8 > Bula – 1969 – O “bunker” da sala de operações e informações.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 9 > Bula – 1969 – Espaldão do morteiro 81
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 10> Bula – 1969 – Fortim de Bula. À saída da vila, onde a estrada bifurcava para S. Vicente e Binar.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 11 > Bula -1969 – Alinhamento de uma coluna de reabastecimento para Binar, fotografado do alto do Fortim de Bula.
Guiné > Região de Cacheu > Álbum fotográfico de Armando Pires (ex-fur mil enf, CS/BCAÇ 2861, Buila e Bissorã, 1969/71) > Foto nº 12>Bula – 1969 – Eu e o David Ventura, fur. mil. mecânico auto da CCAÇ 2466, meu amigo, conterrâneo e colega de escola.
1. Mensagem datada de 5 de agosto de 2013, enviada pelo nossocamarada e amigo nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enf da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70):
Meu Caro Luís Graça, camarada:
Tal como prometera, envio um conjunto de 12 (doze) fotografias de Bula. Tenho dúvidas quanto à forma de as editar. Por essa razão permito-me enviar duas versões. Como podes ver, a que tem o titulo de Bula 2 ocupa menos espaço no blog, mas algumas das fotos perdem em qualidade. Deixo ao teu critério, ou ao critério do "Editor de Dia", escolher qual das duas versões publicar. Do mesmo modo, também fica ao vosso critério decidir em que série as inscrever. Se na série "furriel enfermeiro, ribatejano e fadista", se em "Álbum fotográfico..." do que for.
Agora que Bula ficou para trás (P11869) (*), para o álbum recordações deixo algumas das suas mais significativas imagens. E começo pela “porta de entrada para a guerra”, a norte de Bissau, que era Safim... Abraço
2. Comentrário de L.G.:
Meu caro Armando: Levantei-me às 5 da manhã, para editar o teu poste, o que fiz com muito gosto, embora com 3 semanas de atraso... Segunda feira vou para no norte, para Candoz, e aí deixo de ter Net. Quanto às fotos, prefiro sempre o seu envio diretamente por email (e não em formato word) , em formato jpg que pode vir em ficheiro zipado ou não, mas com com uma resolução mínima de 0,5 MB, e as legendas àparte.
As tuas fotos, têm menos de 100 KB, o que quiser dizer baixa resolução... Tive que as editar e ampliar. De qualquer modo, o que conta é o teu gesto, magnânimo, generoso, de partilhar com a Tabanca Grande estas imagens, irrepetíveis, de Buba 1969... Estamos a falar, sem nostalgia, muito nenos nostalgia neocolonialista, de um mundo que se perdeu e que não volta mais... Um dia os historiadores guineenses vão utilizar as tuas fotos de Bula para falar da história da sua terra... O que dirão, não sei. Mas as fotos de Bula 1969 que estarão disponíveis serão as tuas e de mais alguns tugas. E espero que eles tenham, no mínimo, um sentimento de gratidão para contigo e por todos os tugas que, cinquentas depois, ainda guardam entre o seus trastes velhos estes restos das suas memórias.
Como eu e os nossos mais de 600 camaradas que fazem parte desta Tabanca Grande, nós temos o direito e o dever de memória. E cultivamos a memória. Nós estivemos lá. Há coisas que ninguém nos pode roubar, nem vai roubar. Justamente a nossa memória. As nossas memórias. Obrigado, camarada.
____________
Nota do editor:
(*) Vd. último poste da série > 25 de julkho de 2013 > Guiné 63/74 - P11869: Furriel enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (7): O meu adeus a Bula
(*) Vd. último poste da série > 25 de julkho de 2013 > Guiné 63/74 - P11869: Furriel enfermeiro, ribatejano e fadista (Armando Pires) (7): O meu adeus a Bula
12 comentários:
Esporádicamente com acesso ao Blog nesta época de estadia na cada vez mais bela Costa Nova do Prado, deparo com estas magnificas fotos por onde também passei naqueles tempos.
Não posso porém deixar de chamar a atenção para aquele poste com a tabuleta de algumas distancias quilométricas a que o nosso "enfermeiro" e fadista, de então, se abraça.
Parecem-me essas distancias algo bizarras com a realidade. Comparem as localizações posteriormente indicadas na carta e digam-me se é possivel tal tabuleta estar correcta.
Abraços a todos camarigos e continuação de bons tempos de praia ou campo conforme o local escolhido.
JPicado
Camarada JPicado.
Ainda não me tinha dado ao trabalho de olhar para esse pormenor da quilometragem, mas está bem visto, sim senhor, a coisa não bate a bota com a perdigota.
Mas creio que a intenção do autor da tabuleta (não fui eu que a fiz, note, quando cheguei a Bula ela já lá estava)fui derramar na paisagem o seu elevado sentido de humor, que se percebe naqueles dois mil oitocentos e tal quilómetros para Lisboa. E isso é que contava para a Familia, que queira lá ela saber a quantos quilómetros ficava Nhacra, ou Mansoa, o importante era que o "seu" estivesse de boa e brava saúde.
Já agora, só falta o camarada dizer quando passou por Bula e integrado em que companhia.
Um grande abraço.
armando pires
Armando:
O Jorge Picado é um ilustríssimo camarada, grã-tabanqueiro, de Ílhavo, ex-cap mil (. engenheiro agrónomo,casado, 32 anos, pai de 4 filhos...), CCAÇ 2589/BCAÇ 2885, Mansoa, e CART 2732, Mansabá, e CAOP 1, Teixeira Pinto, 1970/72...
Um abração. Lu+is Graça
PS - Se quiseres saber mais clica aqui:
http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/Jorge%20Picado
Camarigo Armando Pires
É evidente que nunca admite que a autoria da placa fosse vossa.
Passei, ou melhor dizendo, fui alguma vezes a Bula durante os meus ultimos 8 meses de comissão, quando estive colocado no CAOP 1 em Teixeira Pinto de fins de Maio de 1971 até 8FEV72.
JP
Sim senhor, gostei de ver as fotos.
Vê-se organização e arrumação nas fotos de Bula.
Tem graça o mapa apresentar localidades onde também estive ou passei.
Bissau, onde passei a maior parte do tempo da comissão. Nhacra onde fui algumas vezes visitar amigo da escola que estava lá. Safim, onde tive que passar, obviamente. A Mansoa e Porto Gole fui uma vez a cada, em operação de radiolocalização, mas a memória disso está 'apagada'.
Também o 'nosso Furriel' está em pose tranquilizadora para 'família ver' e está muito bem.
Abraço.
Hélder S.
Há um sítio da Net que permite calcular as distâncias quilométricas entre duas localidades, a de partida e a de chegada. Usa os mapas do Google.
No caso de Bissau-Bula, indo por Safim (julgo que a estrada seja a mesma do nosso tempo...), são 37,5 km...
http://pt.distanciasquilometricas.himmera.com/pesquisa/
... E entre Bula e Lisboa, hoje, por terra, seriam 4829 km...
http://pt.distanciasquilometricas.himmera.com/pesquisa/
... E já agoora, de Bula a Mansoa (via Bissorã), seriam 58,4 km...
http://pt.distanciasquilometricas.himmera.com/pesquisa/
Caro Armando Pires
<<<<<<<<<<<diz-me c<<.posso "Gamar-te algumas Fotoade Bula?Diz-me,por fsvor.Mexeram comigo!Aguardo,amigo
Um grande abraço e udo de bom para ti
Luis Faria
Meu caro Luís Faria.
Camarada.
Tenho o teu endereço de e-mail.
Hoje não o posso fazer mas, assim que possível, vou enviar-te as fotos de Bula, estas que estão publicadas e outras que ficaram por publicar.
Um abraço.
armando pires
Amigo Armando Pires fiquem contentissimo em recordar os meus 21 anos e a minha passagem por essas terras da ex.clónia portugeusa Guiné gostei de ver todas as fotod de Bula mas o que me encgeu a alma foi o (Furtim de Bula)oa ver lembreime das varias colunas feita a Binar uma das quais voou a tua mala dos primeiros secorros o meu muito obrigado por-me faseres recuar no tempo e os meus 22 anos que tinha um forte abraço e mais uma vez OBRIGADO
Armando Pires
Obrigado pela tua gentileza e disponibilidade.Grato,muito grato cá fico à espera
Abraço-Luis Fari
PS Se tiveres,concerteza que terás,manda-me por favor uma do Esquadrao de Panhards-A do bar está-me muito esbatida na memória e...recordo que era um tanto diferente!
Mais uma vez,Obrigado
Luis Faria
Enviar um comentário