quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12684: Memória dos lugares (263): O Xime, ao tempo da CART 2520 (1969/71), comandada pelo cap mil António dos Santos Maltez, natural de Aveiro (Renato Monteiro)


Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 8 >  "No regresso de uma  operação no subsetor do Xime" (RM)... Uma máscaraa de sofrimento... Esta foto também vem reproduzida, na pág. 215, do  livro de que é coautor  (Renato Monteiro e Luís Farinha: Guerra colonial: fotobiografia. Lisboa: Círculo de Leitores / Publicações D. Quixote. 1990. 307 pp). (LG).


Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 3 > "O meu pelotão (ou parte dele) acabado de chegar de Bambadinca ou de Bafatá onde íamos frequentemente abastecer-nos e trazer o correio".

Do Xime até Bambadinca ia-se aramado até aos dentes... A estrada alcatroada ainda só estava no papel...  Será que neste grupo de combate está o sold atirador Joaquim Sotero Bravo, tal como foi identificado pela sua filha ? (*).




Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 6 > Destacamento da ponte sobre o Rio Udunduma, afkuente do Geba... O Renato Monteiro, à esquerda, com outro camarada não identificado, procurando "matar o tempo" numa improvisada jangada feita de bidões de combustível da SACOR... Como se sabe, os bidões tinham cores diferentes conforme o combustível: Vermelho (gasolina), verde claro (petróleo branco), azul (gasóleo), amarelo (óleos)...


Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 7 > "Bar de sargentos do Xime" (RM).


Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 1 > "Bar de Sargentos do Xime. Em cima do balcão um barril com uma função meramente decorativa. Mas a telefonia estava operacional bem como um pequeno gira-discos. O Je t’aime, moi nos plus [, Serge Gainsbourg & Jane Birkin, 1968, ] fazia furor e a cantinela Mãe, não chores que o teu filho há-de voltar estava no topo. Ambas puxavam por mais um copo. O camarada, de caça ao piolho, de quem guardo uma boa recordação, era um tipo duro e fixe" (RM).


Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 21 > "Duvido que esta foto tenha sido tirada por mim… Na minha opinião, e apesar de tão maltratada, é a melhor do conjunto. Do lado esquerdo do poste, o Capitão por quem eu nutria uma grande simpatia e cujo paradeiro ignoro. Não faço ideia nenhuma onde teve lugar a cena ilustrada" (RM)...

Trata-se do desembarque de mercadorias para reabastecimento da companhia, e respetiva conferência, sob o olhar do cap mil Maltez... As mercadorias devem ter vindo de barco"(LG).



Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 21 > "Salvo os graduados, a maior parte [da CART 2520] era constituída por malta recrutada no Alentejo, tendo como comandante um homem com quem apenas troquei duas ou três brevíssimas conversas, uma das quais em torno de livros que líamos e autores que apreciávamos....

"Igualmente miliciano, de formação católica, de quando em quando, procedia a uma breve cerimónia no centro da parada, junto a um padrão ou coisa do género, onde lia umas passagens da Bíblia a muito poucos (meia dúzia ?) de soldados que, voluntariamente, o acompanhavam...

"Ao que julgo, era professor de Química e, apesar de não recordar o seu nome (imagina, como trabalhei para a evaporação destas memórias) conservo dele amelhor das lembranças... Aceitava pacificamente a minha tendência para o desalinho (se é que dava por isso) e eu respeitava-o" (RM).

Renato: já o tinha identificado há tempos, já é que é um camarada do meu tempo, com quem a CCAÇ 12 fez operações em conjunto do subsetor do Xime:  Cap  Mil Art António dos Santos Maltez.  Sobre ele escreveu o Jorge Picado, no psote P3285, de 9/10/2008: 

"Trata-se dum contemporâneo meu, do Liceu José Estêvão, de Aveiro, licenciado em Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra, do mesmo curso da minha falecida mulher e que foi igualmente professor naquele Liceu juntamente com ela. Sei que tinha feito a comissão na Guiné naquela zona, pois contou-me ele próprio. Como era de curso de COM anterior foi chamado para CPC antes de eu o ter sido. Já não tenho notícias dele há longo tempo, mas creio que ainda está por cá por Aveiro onde vivia".

Era camarada do leste de quem também eu guardava  uma boa memória... Também tinha a ideia de que era, na vida civil, professor do ensino secundário (liceu, como se dizia, na época). Vou desafiar o Jorge Picado para o trazer até à Tabanca Grande!... (LG)



Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto 13 > Cais do Xime, em frente à bolanha do Enxalé > "Poucos de nós se atreviam, solitariamente, a pisá-lo por estar demasiado exposto… Mas havia um puto que apanhava aí camarão, enquanto sonhava com o momento de vir para Lisboa estudar" (RM)...

O camarão (gigante) desta parte do Geba era muito apreciado e pago a 50 pesos o quilo em Bambadinca, na tasca do Zé Maria...  Esse puto, de que fala o Renato Monteiro, só poderia ser  o nosso amigo, hoje engenheiro, e membro da nossa Tabanca Grande, José Carlos Mussá Biai...

Aqui era a entrada (obrigatória) na "zona leste"... Milhares e milhares de homens e de viaturas passaram por aqui, ao longo de toda a guerra... Havia tensão naquela ponte. Ali começava o Geba Estreito, navegável até Bafatá!..

A montante e a juzante, havia ataques do PAIGC contra as nossas embarcações: Ponta Varela, Mato Cão... O aquartelamento do Xime era flagelado ou atacado com frequência, e o subsetor do Xime era um osso duro de roer ... O PAIGC tinha, desde o início da guerra, uma boa implantação no triângulo Xime-Bambadinca-Xitole, entre a margem direita do Rio Corubal e a estrada Bambadinca-Mansambo-Xitole. Na região do Poindon/Ponta do Inglês perderam-se muitas vidas... Por sua vez, a saída do Xime para Bambadinca, em Madina Colhido, era temida... (LG)




Guiné > Zona Leste > Xime > CART 2520 (1969/70) > Foto nº 14 > "Cais do Xime, a cores já esbatidas" (RM)…

Atracagem de uma LDG - Lancha de Desembarque Grande... Em primeiro plano, o Fur Mil Renato Monteiro, meu amigo de Contuboel, que foi parar ao Xime (e depois ao Enxalé, destacamento do Xime, no outro lado do Rio Geba) por não morrer de amores pelo comandante da sua unidade de origem, a CART 2479 (1968/70), maos tarde CART 11 e finalmente CCAÇ 11... Conheci-o em Contuboel, em Junho/Julho de 1969. Nunca mais o vi... até nos reencontramo-nos, em Lisboa, graças ao nosso  blogue... É a essa história de um feliz acaso já aqui foi contada . Ele era(é) o misterioso homem da piroga, fotografado comigo no Rio Geba, em Contuboel, uma das poucas fotos que tenho da Guiné.

O portuense Renato Monteiro (n. 1946), professor do ensino secundário reformado, é hoje um notável fotógrafo. Tem entrada na Wikipédia.  E um blogue que merece visita: Fotografares. Um fraterno alfabravo para ele! (LG).


5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís,

No meu tempo de Xime (1972), o puto que apanhava camarão para nosso consumo chamava-se JALÁ. Era balanta e tinha 15 chuvas.
Possuía uma compleição física invejável para a sua idade. Para além dessa actividade piscatória, colaborava, também, na cozinha, na arte do corte da lenha para o forno.
Era um jovem com coração de ouro.
Já não me recordo se ele nos acompanhou aquando da nossa transferência para Mansambo.

Um abraço,
Jorge Araújo.

Arménio Estorninho disse...

Caros Camarigos da Cart. 2520.

O meu vizinho José Júlio Nascimento, ex-Fur. Mil., também esteve incorporado na Cart. 2520 "Xime e Quinhamel 1969/71.

Hoje, pessoalmente disse-lhe para ir visitar o Blogue.

Com um abraço
Arménio Estorninho

Arménio Estorninho disse...

Peço desculpa, porque no comentário anterior por lapso não mencionei que reside em Lagoa-Algarve.

Arménio Estorninho

Mário Vasconcelos disse...

Com a descrição, veio-me a recordação do meu primeiro regresso de férias na Metrópole:
Geba acima,numa LDG (pequena), carregada de munições com destino a Nova Lamego, e que, para além do piloto, apenas descortinei dois marinheiros, com armamento para protecção. Eu e o meu colega fardados mas desarmados.
Chegados ao Xime, e já sem segurança montada , apanhamos um condutor de Berliet, com vontade de regressar a Bambadinca.Estrada fora, a meia luz, mosquitos a esbarrar as ventas, lá acabamos por chegar, sem problemas. Imprudências que por vezes poderiam sair caras.

TELES CLAUDINO disse...

Deves estar confuso quando referes que a 2520 esteve em 69/70 , eu era da 2519 , cheguei em Maio de 69 e regressei em Março de 71 , estive em Mampata forreá, perto de Aldeia Formosa , deves ter regressado tambem em 1971 , Um abraço