terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12676: Os nossos médicos (72): Memórias do Dr. Rui Vieira Coelho, ex-Alf Mil Médico dos BCAÇ 3872 e 4518 (5): Arquipélago dos Bijagós

1. Enviada por mensagem de 3 de Fevereiro de 2014 do nosso camarada Mário Vasconcelos (ex-Alf Mil TRMS do BCAÇ 3872), a quem mais uma vez agradecemos, chegou até nós esta memória do ex-Alf Mil Médico Rui Vieira Coelho [foto actual à esquerda] que esteve integrado nos BCAÇ 3872 e 4518 (Galomaro, 1973/74), dedicada ao belo Arquipélago dos Bijagós:

Caros camaradas Luís Graça, Carlos Vinhal e Magalhães Ribeiro,
As minhas cordiais saudações e votos de saúde.
Junto mais um texto, que vai intitulado, BIJAGÓS, autoria do nosso tabanqueiro nº 624 - Dr. Rui Vieira Coelho, ex. Alf. Mil. Médico do BCAÇ 3872 e 4518, Galomaro, Guiné.
Se houver alguma deficiência de envio, solicito a vossa indicação para mim, pois como sabem, faço um pouco de retransmissor.

Um abraço de amizade.
Mário Vasconcelos




____________

Notas do editor

Último poste do dr. Rui Vieira Coelho de 14 DE SETEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12037: Os nossos médicos (68): Memórias do Dr. Rui Vieira Coelho, ex-Alf Mil Médico dos BCAÇ 3872 e 4518 (4): Bacar

Último poste da série de 24 DE SETEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12082: Os nossos médicos (71): Guiões, brasões e crachás das unidades em que prestou serviço o alf mil méd Amaral Bernardo: BCAÇ 2930 (Catió, 1970/72) e BART 2924 (Tite, 1970/72)

2 comentários:

Patricio Ribeiro disse...

Desta casa do Administrador, a vista fabulosa sobre Rubane é a mesma… a casa é que está a cair, já teve pequenas obras algumas vezes, mas o resto do telhado vai cair nas próximas chuva, é a morança do Presidente do Comité ( presidente da câmara) . Agora desde alguns meses, tem uma luz na toda a noite na rotunda em frente, instalei lá um poste com um candeeiro solar.
Em Eticoga Orango Grande, a pista de aterragem, não é limpa dos arbustos desde há 3 anos, não dá para aterrar. O Centro de Saúde é o mesmo, está lá um enfermeiro sem medicamentos, agora tem água canalizada e Luz instalei lá um sistema solar.
Uite em Orangozinho, a tabanca está quase na mesma, o CIDAC há uns anos construí lá uma escola. Há poucos meses voltei lá, para repor o radio de comunicação a funcionar, já que lá não há rede de telemóvel como em outras ilhas Arquipélago, só com rádios que por lá ando a instalar, em muitas ilhas e tabancas desde há 20 anos, é que é possível a comunicação entre as pessoas.
Caravela, a pista quase desapareceu, é só mato.
Com o Castro, ainda viajei com ele algumas vezes para Bubaque, o Pombo (como se diz) foi para piloto do Mobutu e deixou o avião na Portela…
O tempo vai e as coisas ficam…
Um abraço

Luís Graça disse...

Rui e Patrício, sejam bem vindos!... Sabemos tão pouco dos Bijagós do nosso tempo que estas descrições do Rui são preciosas...

Ele deve ter também, por certo, algumas fotos dos Bijagós e doutras paragens... Seria fantástico que nos mandasse algumas para publicação... As imagens digitalizadas, obviamnente. Um alfabravo. Luis


PS - Patrício, e tu lá continuas a "dar" o sol em pedacinhos à malta da Guiné que ainda não chegou ao séc. XXI!... Ganda tuga!