domingo, 2 de fevereiro de 2014

Guiné 63/74 - P12667: Em busca de... (236): Pessoal da madeirense CCAÇ 4945/73, mobilizada no BII 19 do Funchal (Bernardino Laureano)

1. Mensagem do nosso camarada Bernardino Laureano, TCor Ref, que integrou a CCS/BCAV 3846, Ingoré, 1971/73, actualmente Presidente da Direcção do Núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes, com data de 1 de Fevereiro de 2014:

Meu Caro Amigo e Sr. Luís Graça e claro Amigos Carlos Vinhal e Magalhães Ribeiro
Bom Dia e votos de saúde e de Bom Ano para Todos e Suas Exmas. Famílias.

Sou o Ten Cor Bernardino Laureano que em tempo já trocámos mensagens sobre a n/estadia na Guiné, aquela Guiné que ainda hoje temos bem gravada nos nossos pensamentos, por tudo o que lá passámos e pelas recordações que guardamos, algumas que nos deixam saudades, principalmente das gentes que estiveram sempre a nosso lado.

Integrei o BCav 3846 que esteve na Guiné desde Abril de 1971 e saiamos em Março de 1973. Pertenci à CCS e cumpri a minha Comissão no Ingoré, já que o Sector do Batalhão começava em Varela e se estendia a norte do Rio Cacheu até Barro.

Sou actualmente o Presidente da Direcção do Núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes, funções que me ligam a um número muito grande de Camaradas que serviram as FA nos ex-Territórios Ultramarinos. Por outro lado, dadas as minhas funções tento apoiar todos os nossos Amigos que me solicitam ajuda, como é o caso que me leva até junto de vós e que passo a expor desde já:
Preciso de saber se a CCaç 4945/73 e o Comando de Agrupamento 6009, a primeira que esteve na Guiné desde Setembro de 1973 e regressou ao Continente em 9 de Setembro de l974, enquanto que o Cmd Agr 6009 chegou a Moçambique em Dezembro de 1973 e regressou no final de 1974, se costumam reunir em convívios e quais os contactos possíveis.

Em relação à Guiné creio que o meu pedido pode ser mais fácil na medida em que no vosso Blog de 22 de Janeiro de 2012, faz referência a Fernando Gomes Pinto da CCAÇ 4945/73 (Guiné, 1973/74), Alferes Mil Cmdt do 2.º Pelotão.

Esta minha solicitação insere-se no pedido de um ex-combatente de nome Sebastião da Silva de Freitas, pertencente ao 1.º Pelotão que tinha como seu Cmdt o Alferes Mil Valente.

Este Camarada quer reunir-com os seus antigos Companheiros ou no saber notícias deles.

Agradeço antecipadamente qualquer notícia possível e envio para Todos Vós um grande abraço de amizade, estima e consideração
Laureano


2. Comentário do Editor:

Caro TCor Bernardino Laureano, muito obrigado pelo seu contacto.

Em relação ao pedido que nos faz, a não ser publicá-lo aqui, esperando que alguém nos possa dar uma ajuda, nada mais podemos fazer uma vez que não há ninguém na tertúlia que tivesse integrado a CCAÇ 4945/73. Tentei encontrar nos nossos arquivos o endereço do camarada Fernando Gomes Pinto, que em tempo nos contactou, mas também não tive êxito.

Lamentando não podermos ajudar, ficamos contudo à sua disposição.

Receba os nossos cumprimentos
Carlos Vinhal

Sobre a CCAÇ 4945/73

Reprodução da página 429 do 7.º Volume - Fichas das Unidades - Tomo II - Guiné da Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE JANEIRO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12636: Em busca de... (235): Nelson Silva, natural de Oliveira do Hospital, o qual terá pertencido a uma Companhia de Comandos, e que terá desertado (Rui Poeira)... Resposta do nosso colaborador José Martins

3 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros,
Acerca do ” Sobre a CCAÇ 4945/73 ” e
“Cmdt: Cap Mil Inf Silvestre António Salgueiro Porto”
1º em 1967 Junho e seguintes, era eu um jovem Asp Mil Inf, tive a honra de ter sido seu instruendo no 3º curso de Op. Esp. de 67. Éramos 70, restamos vivos 51. Ao lado, paralelamente recebiam também instrução outros tantos Cabos Mil.
2º tenho muitas DÚVIDAS que alguma vez, o então Alferes PORTO, ainda durante o curso promovido a Tenente, tenha sido MILICIANO.
3º o então Tenente Porto, é hoje o TENENTE GENERAL Silvestre PORTO.
Para ele e para todos os que acompanham este blog,um grande abraço e votos de longa vida.
António Brandão Ccaç 2336

Carlos Vinhal disse...

Do nosso leitor Gabriel Tavares recebemos esta mensagem:

Sou leitor assíduo do V/Blog e nessa condição acompanho diariamente o que nele se escreve.
A razão que me leva a dirigir-me ao sr na qualidade de co-editor é ter detectado um lapso no Post em assunto que refere como um dos Cmdt da Companhia de Caçadores 4945/73 tendo como unidade mobilizadora o BII19 o Cap Mil Inf Silvestre António Salgueiro Porto. Acontece que este oficial consta na lista de antiguidades dos oficiais do Exército referida a 31Dec04 como sendo o Ten Gen 46380961 Silvestre António Salgueiro Porto na situação de reserva, hoje estará reformado. Não sendo provavel que haja dois oficiais com o mesmo nome tudo leva a concluir tratar-se do mesmo oficial. Certamente que foi lapso de transcrição do Arquivo Histórico Militar(AHM) que pode ser facilmente corrigido e até confirmado se assim o entender.
Não tenho procuração de ninguém e só faço o reparo por uma questão de rigor nestes assuntos militares.
Espero que aceite bem esta minha intervenção que outra intenção não tem senão o rigor da informação.
Com os meus cumprimentos
Gabriel Tavares

Aqui fica a correcção
Carlos Vinhal
Co-editor

Fernando Pinto disse...

Boa tarde

Devido à pouca disponibilidade, venho agora menos vezes a este site. Ontem tendo conhecido um camarada que esteve na CART 2412 "Sempre Diferentes", quis mostrar-lhe este site e as referencia que se encontraram sobre essa companhia e ao digitar o nome da minha companhia dei com esta mensagem.

Já tentei contactar o núcleo da Liga dos Combatentes do Funchal, mas sem sucesso, pelo que agradeço que transmitam ao Sr. Tenente Coronel Laureano o contacto do nosso grupo:

cc4945@gmail.com


Cumprimentos

Fernando Pinto