Foto nº 12_155
Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > Dia nº 12 da viagem > 16 de abril de 2006 > Mullher com 2 dentes de ouro...
Foto nº 12_186
Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > Dia nº 12 da viagem > 16 de abril de 2006 > Esta não não é seguramente uma tabanca de fulas
Foto nº 13_059
Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Sâo Vicente > Dia nº 13 da viagem > 17 de abril de 2006 > Estrada que já foi alcatroada
Foto nº 13_307
Guiné-Bissau > Região do Oio > Jumbembem > Dia nº 13 da viagem > 17 de abril de 2006 > Menino com "brinquedo"
Foto nº 13_338
Fotos (e legendas): © Hugo Costa (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]
1. Terminbou em 30/1/2014, às 15h23, a sondagen sobre o eventual desejo de voltar á Guiné. Responderm, 285 leitores, o que é uma recorde em termos de resposta a sondagens no nosso blogue.
Recorde-se qual era a pergunta:
"MUITO SINCERAMENTE, NÃO GOSTARIA DE MORRER, SEM UM DIA AINDA PODER VOLTAR À GUINÉ"...
Eis os resultados finais:
Discordo totatmente =10 (3%)
Discordo em parte = 4 (1%)
Discordo = 6 (2%)
Não discordo nem concordo = 19 (6%)
Concordo =57 (20%)
Concordo em parte = 18 (6%)
Concordo totalmente = 120 (42%)
Não aplicável, já lá voltei uma vez = 29 (10%)
Não aplicável, já lá voltei mais do que uma vez = 22 (7%)
Votos apurados= 285 (100%)
Álvaro Vasconcelos [ex-1.º Cabo Transmissões do STM, Aldeia Formosa e Bissau, 1970/72]
Na minha juventude vivi períodos que marcaram o meu ser. Todos eu gostava de poder reviver.
(...) A 'sondagem' em si mesmo, ou melhor, a questão, parece pertinente. A esta distância 'dos acontecimentos', vivendo cada vez mais 'o ocaso da vida', suportando as dificuldades que a todos (uns mais que outros, certamente) vai tocando, é pelo menos interessante 'sentir' qual a relação que a maior parte de nós tem com esse seu passado.
Seja lá por que motivo for: revivalismo, busca da juventude, saudosismo, etc. É tão legítimo dizer que não se quer ir, para se guardar as boas imagens que se tem e não se chocar com aquilo que se diz que se irá ver, como se dizer que sim, que se quer ir, sob um pretexto qualquer.
Eu votei que sim, que "não gostaria de morrer, sem um dia ainda poder voltar à Guiné". É uma ideia antiga, que já foi mais forte, mas que ainda permanece. No entanto o tempo vai passando e as hipóteses vão diminuindo. Não há 'condições'....
Henrique Cerqueira [ex-fur mil, 3.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/72, Biambe e Bissorã, 1972/74]
Camaradas e amigos: Nunca mais voltei á Guiné e na realidade nunca tive vontade de lá voltar. Creio que jamais irei visitar a Guiné. No entanto eu tenho muito apreço e respeito pelo sacrifício que o povo da Guiné Bissau tem passado desde a Independência. Fico sempre satisfeito quando encontro algum natural da Guiné, mas isso não me dá vontade alguma de a visitar. Mas não será só por ser a Guiné pois que eu não gostaria de visitar qualquer país africano.
Em relação á Guiné é pura e simplesmente porque não gostei nem gostaria de [voltar a pisar] território africano.
(...) O René Pélissier chamou-nos "blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude"... Alguns de nós afinámos... Aliás fizemos uma sondagem a propósito da "boca" do gaulês...
(...) Pessoalmente não me senti insultado. "Nostálgico" vem do "nostalgia", do francês "nostalgie"... O nosso vocábulo "saudade" é mais complexo, do ponto de vista conceptual e semântico, filosófico, psicológico, antrpológico...
A opinião do Pélissier é apenas isso, uma opinião... Quanto às motivações para "voltar" à Guiné (que já não é a mesma Guiné do nosso tempo) são todas legitimas... A motivação humana é complexa, dinâmica, multifatorial... Todas as motivações são legítimas desde que não "atropelem" os outros...Eu fui lá em 2008, com sentimentos ambivalentes... Já aqui escrevi sobre esse regresso, por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje... Estive lá de 28 de fevereiro a 7 de março de 2008...
Pôr as coisas em termos de simples "nostalgia da juventude" é redutor, quanto a mim (...)
Manuel Amaro [ex-Fur Mil Enf da CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971]
Não há dois tabanqueiros iguais, apesar de não sermos assim tão diferentes uns dos outros. Isto para dizer que eu não voltei, nem tenciono voltar à Guiné.
25 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12631: Sondagem: "Muito sinceramente, não gostaria de morrer, sem um dia ainda poder voltar à Guiné"... Resultados preliminares (n=153): 2/3 dos respondentes (n=103) gostariam de poder visitar a Guiné-Bissau... Um em cada cinco dos votantes já lá voltou...
1. Terminbou em 30/1/2014, às 15h23, a sondagen sobre o eventual desejo de voltar á Guiné. Responderm, 285 leitores, o que é uma recorde em termos de resposta a sondagens no nosso blogue.
Recorde-se qual era a pergunta:
"MUITO SINCERAMENTE, NÃO GOSTARIA DE MORRER, SEM UM DIA AINDA PODER VOLTAR À GUINÉ"...
Eis os resultados finais:
Discordo totatmente =10 (3%)
Discordo em parte = 4 (1%)
Discordo = 6 (2%)
Não discordo nem concordo = 19 (6%)
Concordo =57 (20%)
Concordo em parte = 18 (6%)
Concordo totalmente = 120 (42%)
Não aplicável, já lá voltei uma vez = 29 (10%)
Não aplicável, já lá voltei mais do que uma vez = 22 (7%)
Votos apurados= 285 (100%)
2. Graficamente, os resultados poderiam ser assim apresentados (Gráficos nºs 1, 2 e 3):
Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 3
Fonte: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2014)
3. Comentários de alguns dos nossos grã-tabanqueiros, ex-combatentes:
Na minha juventude vivi períodos que marcaram o meu ser. Todos eu gostava de poder reviver.
Não sou muito viajado, mas por onde já passei, no nosso "jardim á beira mar plantado", já estive na sede de todos os Concelhos, alguns conheço-os bem. Devo ter passado em, pelo menos, 3000 das quatro mil e não sei mais quantas freguesias, algumas tenho no coração!
Contarei cerca de meia dúzia de países que fugazmente visitei (Espanha, França, Suíça, Itália, Tunísia, Principado de Andorra, Gibraltar e cidade de Ceuta.
Quem dera que me fosse possível reviver: Voltar a todos os lugares por onde passei, mas será impossível!
Certamente não poderei voltar aos locais da Guiné onde passei momentos difíceis. Por isso gostava de lá voltar. Já me não lembro dos menos difíceis, seria que a memória mos aclarava?
António J. Pereira da Costa [alf art na CART 1692/BART 1914,Cacine, 1968/69; e Capitão Art Cmdt das CART 3494/BART 3873, Xime eMansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74]
Depois dos resultados desta sondagem venham cá dizer-me que o Pélissié não tem razão.
Somos mesmo uns "nostálgicos"!
Reparem que o Cabral pergunta (e bem) de que Guiné estamos a falar quando falamos da Guiné...
Mas ser nostálgico não é mal! Só que, é uma espécie de... visão de um regresso ao passado que já não há.
Hélder Sousa [ex-fur mil trms TSF, Piche e Bissau, 1970/72]
António J. Pereira da Costa [alf art na CART 1692/BART 1914,Cacine, 1968/69; e Capitão Art Cmdt das CART 3494/BART 3873, Xime eMansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74]
Depois dos resultados desta sondagem venham cá dizer-me que o Pélissié não tem razão.
Somos mesmo uns "nostálgicos"!
Reparem que o Cabral pergunta (e bem) de que Guiné estamos a falar quando falamos da Guiné...
Mas ser nostálgico não é mal! Só que, é uma espécie de... visão de um regresso ao passado que já não há.
Hélder Sousa [ex-fur mil trms TSF, Piche e Bissau, 1970/72]
(...) A 'sondagem' em si mesmo, ou melhor, a questão, parece pertinente. A esta distância 'dos acontecimentos', vivendo cada vez mais 'o ocaso da vida', suportando as dificuldades que a todos (uns mais que outros, certamente) vai tocando, é pelo menos interessante 'sentir' qual a relação que a maior parte de nós tem com esse seu passado.
Seja lá por que motivo for: revivalismo, busca da juventude, saudosismo, etc. É tão legítimo dizer que não se quer ir, para se guardar as boas imagens que se tem e não se chocar com aquilo que se diz que se irá ver, como se dizer que sim, que se quer ir, sob um pretexto qualquer.
Eu votei que sim, que "não gostaria de morrer, sem um dia ainda poder voltar à Guiné". É uma ideia antiga, que já foi mais forte, mas que ainda permanece. No entanto o tempo vai passando e as hipóteses vão diminuindo. Não há 'condições'....
Henrique Cerqueira [ex-fur mil, 3.ª CCAÇ / BCAÇ 4610/72, Biambe e Bissorã, 1972/74]
Camaradas e amigos: Nunca mais voltei á Guiné e na realidade nunca tive vontade de lá voltar. Creio que jamais irei visitar a Guiné. No entanto eu tenho muito apreço e respeito pelo sacrifício que o povo da Guiné Bissau tem passado desde a Independência. Fico sempre satisfeito quando encontro algum natural da Guiné, mas isso não me dá vontade alguma de a visitar. Mas não será só por ser a Guiné pois que eu não gostaria de visitar qualquer país africano.
Já agora e a talho de "foice" eu também nunca mais visitei Tavira no Algarve porque tal como a Guiné me foram impostos e não gostei mesmo nada de lá ter passado parte da minha vida. Já Caldas da Rainha, Elvas e Évora que também me impuseram, eu guardo gratas recordações de acolhimento e até de vida militar.
Em relação á Guiné é pura e simplesmente porque não gostei nem gostaria de [voltar a pisar] território africano.
Joaquim Luis Mendes Gomes [ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66]
Não! Voto não. Prefiro deixar como está...minha lembrança de lá...com muitas horas de dor...mas também, com outras tantas felizes...Quero levá-las assim, como estão...
Jorge Cabral [ex-alf mil at art, cmdt Pel Caç Nat 63, Fá Mandinga e Missirá, setor L1, Bambadinca, 1969/71]:
Não! Voto não. Prefiro deixar como está...minha lembrança de lá...com muitas horas de dor...mas também, com outras tantas felizes...Quero levá-las assim, como estão...
Jorge Cabral [ex-alf mil at art, cmdt Pel Caç Nat 63, Fá Mandinga e Missirá, setor L1, Bambadinca, 1969/71]:
Voltar à Guiné? A que Guiné? A de hoje não é a do nosso tempo.Missirá tem uma Discoteca..Os meus soldados africanos , já morreram quase todos. As belas bajudas são avós..
Era bom, era voltar a ser jovem...mesmo na Guiné da nossa juventude...
Luís Graça [ex-fur mil, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71]
Luís Graça [ex-fur mil, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71]
(...) O René Pélissier chamou-nos "blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude"... Alguns de nós afinámos... Aliás fizemos uma sondagem a propósito da "boca" do gaulês...
(...) Pessoalmente não me senti insultado. "Nostálgico" vem do "nostalgia", do francês "nostalgie"... O nosso vocábulo "saudade" é mais complexo, do ponto de vista conceptual e semântico, filosófico, psicológico, antrpológico...
A opinião do Pélissier é apenas isso, uma opinião... Quanto às motivações para "voltar" à Guiné (que já não é a mesma Guiné do nosso tempo) são todas legitimas... A motivação humana é complexa, dinâmica, multifatorial... Todas as motivações são legítimas desde que não "atropelem" os outros...Eu fui lá em 2008, com sentimentos ambivalentes... Já aqui escrevi sobre esse regresso, por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje... Estive lá de 28 de fevereiro a 7 de março de 2008...
Pôr as coisas em termos de simples "nostalgia da juventude" é redutor, quanto a mim (...)
Manuel Amaro [ex-Fur Mil Enf da CCAÇ 2615/BCAÇ 2892, Nhacra, Aldeia Formosa e Nhala, 1969 a 1971]
Não há dois tabanqueiros iguais, apesar de não sermos assim tão diferentes uns dos outros. Isto para dizer que eu não voltei, nem tenciono voltar à Guiné.
Alguma coisa contra? Nada. Até deixei lá alguns amigos. Um foi Procurador Geral da República e depois de escapar à morte num dos muitos golpes de Estado, teve que trabalhar como taxista. Outro, depois de alguns anos sem dar nas vistas, fez parte da primeira Comissão Nacional de Eleições.
Por fim, o amigo Henrique Rosa foi Presidente da República, interino, durante dois anos.
Mas, não. Nunca senti qualquer chamamento para visitar a Guiné. Dirão que não tenho espírito solidário, porque quem lá vai é para ajudar. Pois, mas eu ajudo onde estou.
Tenho acompanhado aqui as brilhantes actuações solidárias dos nossos camarigos tabanqueiros, nas várias áreas a que se têm dedicado. Admiro a sua coragem e tenacidade.
Portanto, não fui, nem penso ir, sem que isso signifique menos consideração por aquele povo tão sacrificado.
Concluindo, achei que a sondagem estava bem estruturada, obedecendo a princípios e normas científicas, usadas em casos semelhantes.
Victor Alves [(ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 12, Bambadinca, 1971/72)
Por fim, o amigo Henrique Rosa foi Presidente da República, interino, durante dois anos.
Mas, não. Nunca senti qualquer chamamento para visitar a Guiné. Dirão que não tenho espírito solidário, porque quem lá vai é para ajudar. Pois, mas eu ajudo onde estou.
Tenho acompanhado aqui as brilhantes actuações solidárias dos nossos camarigos tabanqueiros, nas várias áreas a que se têm dedicado. Admiro a sua coragem e tenacidade.
Portanto, não fui, nem penso ir, sem que isso signifique menos consideração por aquele povo tão sacrificado.
Concluindo, achei que a sondagem estava bem estruturada, obedecendo a princípios e normas científicas, usadas em casos semelhantes.
Victor Alves [(ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 12, Bambadinca, 1971/72)
Já há algum tempo que nada tenho lido sobre o blogue. Hoje ocasionalmente deparei-me com esta situação.
Como tantos também não gostaria de morrer sem voltar à Guiné. Contudo, devido a problemas de saúde, tudo teria de ser bem revisto. Mas em principio também gostaria.
__________________
28 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12650: Sondagem: "Muito sinceramente, não gostaria de morrer, sem um dia ainda poder voltar à Guiné"... Resultados preliminares (n=262): mais de 68% dos respondentes (n=172) gostariam de poder visitar a Guiné-Bissau... 18% dos votantes (n=48) já lá voltaram, uma ou mais vezes... Falta pouco mais de um dia para fechar esta sondagem em relação à qual o António J. Pereira da Costa faz uma crítica metodológica
Como tantos também não gostaria de morrer sem voltar à Guiné. Contudo, devido a problemas de saúde, tudo teria de ser bem revisto. Mas em principio também gostaria.
__________________
Nota do editor:
Postes anteriores:
28 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12650: Sondagem: "Muito sinceramente, não gostaria de morrer, sem um dia ainda poder voltar à Guiné"... Resultados preliminares (n=262): mais de 68% dos respondentes (n=172) gostariam de poder visitar a Guiné-Bissau... 18% dos votantes (n=48) já lá voltaram, uma ou mais vezes... Falta pouco mais de um dia para fechar esta sondagem em relação à qual o António J. Pereira da Costa faz uma crítica metodológica
3 comentários:
O turismo militar na Europa na segunda Grande Guerra de americanos, brasileiros, canadianos, etc. ajudou muito a economia de certos campos de batalha destruídos.
Havia incentivos para visitar lugares na França e Itália para quem foi militar.
Se tem regressado a paz às nossas ex-colónias e algum desenvolvimento, pelo menos manter em funcionamento as poucas ou muitas infraestruturas hoteleiras existentes, a maioria dos militares tinha regressado em visita, e mais que uma vez.
Embora muita malta tenha ficado farto "daquela desgraceira" regressaria em força se a guerra não continuasse...até hoje.
No meu caso, que nunca mais fui a Angola onde fiz a minha guerra, se não fosse a guerra internacional, interétnica de quase 30 anos, nem queria outras praias.
É isso mesmo! Existir divergências até é saudável.
Eu, ex-1º cabo Escriturário da 2ª CCAÇ/BACÇ 4514/72,- Nuno Soares da Silva, apesar das horas, dias e meses, obviamente mal passadas pelas terras da Guiné, tivesse eu possibilidades económicas e já teria regressado mais que uma vez.
Um abraço a todos os Camaradas
Recordo com saudade a foto 13, que apresenta um lugar mítico para mim.
Cais de São Vicente-Ingoré, foi o primeiro lugar em que pisei terras da Guiné, no dia 08/05/68, quando eram cerca das 7,30h. Isto depois de apressadamente a Ccaç. 2381 ter sido despejada apressadamente da Lancha LDM 101, tendo ficado isolada e aguardar (cerca de 1,30h) a chegada dos Camaradas da Ccaç 1801, vindos de Ingoré.
Gostava de lá voltar, já houve oportunidade mas a situação não se conjugara. Aguardamos!
Com um abraço
Arménio Estorninho
Enviar um comentário