terça-feira, 11 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12823: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (82): Maurício Saraiva, a sobrinha Luciana Saraiva Guerra, hoje empresária no Brasil, e o seu conterrâneo de Sá da Bandeira (, hoje Lubango, Angola), Rui A. Ferreira

1. Mensagem, com data de 21 de fevereiro, enviada por Luciana Saraiva Guerra,  sobrinha do ex-capitão comando Maurício Saraiva, e nossa grã-tabanqueira nº 616 (*):


Boa tarde,  Luís!


Daqui escreve a sobrinha do falecido Maurício Saraiva ! Está lembrado?

Estou muito em falta com o Luís, mas tenho acompanhado o blog, as notícias e seus e-mail´s !

Gostaria de lhe deixar meus sentimentos pelo falecimento da mãe. Gostaria de desejar a todos vocês um grande ano de 2014 !

Transmita meus melhores cumprimentos ao Virgínio [ Briote]! Acho que um dia ainda nos vamos conhecer. Eu estou trabalhando bastante. Minha empresa Importadora está trazendo os vinhos da região de Valpaços para o Brasil. Estou muito feliz por poder ajudar aquela terra maravilhosa. Comprei o primeiro container [, contentor,] há pouco tempo e tenho a certeza que muitos outros se seguirão nos próximos tempos.

Também tenciono trazer os azeites.

Vou deixar aqui meu site inteiramente dedicado àquele terroir que mora em meu coração. Meu tio Maurício também gostava muito de Possacos[, freguesia do concelho de Valpaços, Trás os Miontes]

Espero que partilhem no blog, com vossas opiniões sempre pertinentes:

www.mayerimportadora.com.br

Um grande abraço desta tabanqueira, que está longe mas sempre acompanhando amigos do meu tio

Luciana Saraiva Guerra



Página (comercial) dedicada aos vinhos de Valpaços...A empresa brasileira Mayer, Coelho, Heinzen & Guerra Importadora Ltda. "iniciou os seus negócios trazendo os vinhos das Caves de Valpaços para o Brasil através de Santa Catarina, porque nossa sede está em Florianópolis, porque os catarinenses são grandes apreciadores de vinho, porque quisemos combinar vinhos interessantes, com personalidade e típicos com cidades modernas, vibrantes e em crescimento"...


2. Mensagem do nosso querido amigo e camarada Rui Alexandrino Ferreira, autor de Rumo a Fulacunda, e que foi alf mil inf na CCAÇ 1420 (Fulacunda, 1965/67) e cap mil inf na CCAÇ 18 (Aldeia Formosa, 1970/72)...

[ De acordo com a nota biográfica da sua editora, a Palimage, (i) nasceu em Angola, em 1943;  (ii)  em 1964 "integra o último curso de oficiais milicianos que reuniu em Mafra a juventude do Império; (iii) em 1965, rende, na Guiné,  um desaparecido em combate; (iv) em 1970, frequenta o curso para capitão em Mafra, seguindo em nova comissão para a Guiné; (v) em  1973, regressa a Angola em outra comissão; (vi) em  1975, retorna a Portugal; (vii) em  1976, estabiliza em Viseu, onde continua a residir.]


O então alf mil Saraiva em Angola, em 1963,
aquando da frequência do curso de Comandos.
Foto: Virgínio Briote (2013)
Data: 7 de Março de 2014 às 16:18

Assunto: Mauricio Saraiva

A Atenção de: Luciana Saraiva Guerra


Chamo-mo Rui Alexandrino Ferreira, sou Tenente Coronel do exército, reformado, cumpri duas comissões de serviço na Guiné de 1965 a 1967 e de 1970 a 1972.

Nasci em Sá da Bandeira [, hoje cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em Angola, ] e fiz todo o curso liceal, no Liceu Diogo Cão.

Aí, fui companheiro de teu pai, que presumo ser o Gustavo Saraiva, pois não conheci mais nenhum irmão do Leonel Saraiva.

A minha idade, está entre a do teu tio e do teu pai.

Se falares ao teu pai, no Rui Alexandrino, no Rui Gordo ou no Rui da Académica, ele te dirá quem sou.

Hesitei em entrar em contacto contigo não, por ser um tanto critico de algumas acções do teu tio, de algumas faltas de rigor, de uma certa vaidade que ele ostentava e de que nada precisava, pois foi efectivamente um grande combatente.

Como já te deves ter apercebido, sobre o teu tio se contavam mil e uma histórias.


Capa do livro de Rui Alexandrino Ferreira, Rumo a Fulacunda.
2.ª edição, 2003
Palimage Editores
(Colecção Imagens de Hoje).
415 páginas
Preço de capa: c. 20€.

A memória que merecem os mortos e o facto extraordinário de nós, portugueses, exagerarmos sempre no que contamos, normalmente acrescentando um ponto da nossa laia, por vezes não ajudam.

Se estiveres interessada, estou na disposição de te enviar o livro que escrevi, "Rumo a Fulacunda",  onde retrata as experiências da primeira comissão na Guiné.

Tem um capitulo, totalmente dedicado a Sá da Bandeira, que presumo que te poderá ser útil, espero pois que me digas alguma coisa.

Por aqui ficamos por hoje. (**)

Com toda a consideração, Rui Alexandrino Ferreira 

________________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de maio de  2013 > Guiné 63/74 - P11531: As Nossas Tropas - Quem foi quem (11): Maurício Leonel de Sousa Saraiva, ex-cap inf comando (Brá, 1965/67) (Luciana Saraiva Guerra)

(**) Último poste da série > 16 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12727: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (81): António Medina, natural da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, foi fur mil da CART 527 (Teixeira Pinto, 1963/65) e vive hoje nos EUA, onde descobriu o nosso blogue

Sem comentários: