quinta-feira, 13 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12831: Historiografia da presença portuguesa em África (47): O dia em que saiu o último soldado português, de Bissau: 13 ou 14 de outubro de 1974 ? (Albano Mendes de Matos / Luís Gonçalves Vaz)

Ten Albano Mendes de Matos, CA/CTIG, 1973
1. Mensagem do nosso leitor (e camarada) Albano Matos, com dataa de 1 do corrente;

Assunto - Último dia da Guiné: datas

Caro Amigo Luís Graça,


Num comentário de Luís Gonçalves Vaz sobre a data de saída da Guiné num escrito meu, queria informar o senhor que,  nos meus documentos de matrícula,  consta que saí de Bissau em 14 de Outubro de 1974 e cheguei a Lisboa no mesmo dia.

O último avião saiu pelas 01H30M do dia 14. Logo, tudo o que descrevo se passa no dia 13 de Outubro de 1974. A não ser que a data nos meus documentos esteja errada. Eu dependia do pai do Sr Luis Vaz, Chefe do Estado-Maior, que, creio, que no dia 13 já não esteve no Quartel General, de onde eu saí no dia 13,pelas 13H00.

Albano Mendes de Matos
Tenente-Coronel Chefe de Contabilidade do CA/CTIG


Luis Gonçalves Vaz
2. Mensagem, de 2 do corrente, do Luís Gonçalves Vaz, membro da nossa Tabanca Grande e filho do Cor Cav CEM Henrique Gonçalves Vaz (último Chefe do Estado-Maior do CTIG - 1973/74),  a quem dei conhecimento do teor da mensagem acima:

Olá, Luís Graça:

Obrigado pela tua atenção em me enviares a informação. Acabei de responder, e pelos vistos eu "troquei a hora, não os dias", a saber:

Caro sr Tenente-Coronel Mendes Matos:

Peço-lhe desculpa, pois só ontem fui informado deste seu post por um e-mail do Editor Luís Graça. Agradeço-lhe se ter dignado vir aqui repor a verdade da data/hora (já vi que troquei a data/hora do último embarque no cais marítimo com o grupo data/hora do último voo), que julga ser a correta.

Não vou nem quero opor-me à sua data de 13 ou 14 de Outubro,quando refere no seu artigo, afinal trata-se do depoimento de um dos "protagonistas deste momento histórico" que, como tal, merece toda a minha credibilidade. Mas gostaria de o informar que "oficialmente" no Relatório que possuo,elaborado pela 2ª Rep do QG e autenticado pelo sr. Major Tito Capela, na página 46, apresenta para o último embarque aéreo das nossas tropas, o grupo "Data/Hora" de 140230OUT, como o embarque do CMDT CHEFE e elementos do QG.

"Informa também" que foi no dia 13 de Outubro que o QG/St Luzia foi entregue, logo o seu artigo está de acordo com este Relatório "Secreto", de que já dei aqui visibilidade.

Agora apercebo-me que "troquei" o grupo Data/Hora, e além de  pedir desculpa a todos pela minha incorreção,quero também aqui corrigir esta hora, como tal onde digo "..Às 23 horas do dia 14 de Outubro de 1974, estes militares serão os últimos a retirar da Guiné..." quero emendar para: "Às 2h30min do dia 14 de Outubro de 1974, estes militares serão os últimos a retirar da Guiné (por via aérea ...).

Estive a reler o Relatório, e no mesmo o que parece uma "incoerência", pois o grupo Data/hora do último embarque (aéreo) é 140230OUT, e o grupo data/hora da entrega do QG/CCFAG na Fortaleza da Amura, é 142300OUT, não o será, pois  o último embarque de tropas portuguesas, foi por via marítima em LDGs (no cais de embarque) pelas 23h00min (142300OUT), executado diretamente da fortaleza da AMURA para os navio UIGE e NIASSA, como tal devem ter sido estes os militares que entregaram o QG da AMURA (??).

No entanto, e segundo este mesmo Relatório, estes navios só saíram da zona em 151000OUT, em suma terão sido estes os últimos a abandonar este TO. Agora se assim não foi, então será esta minha fonte que não foi fiel no que concerne às datas (terá alguma gralha ou mesmo erro nestes grupos Data/Hora ?). Relativamente aos registos do meu pai, só encontrei a referência que seria no dia 14, a saber:

Bissau, 5 de Outubro de 1974

"... Dia de trabalho derivado da antecipação da nossa saída em 15 deste mês (pois passou para 14 de Outubro) ...

 Coronel Henrique Gonçalves Vaz
(Chefe do Estado-Maior do CTIG)

Entretanto, também registou na sua agenda de CEM, a antecipação de vários voos de cargas .... A pressão era "muito grande" para que abandonássemos aquele TO.

Grande Abraço

Luís Gonçalves Vaz

3. Comentário de L.G.:

O nosso camarada Albano Mendes de Matos, nascido em Castelo Novo, Fundão, em 1932,  é também antropópologo, poeta e romancista com obra premiada ("A Casa Grande", 2008).

Aqui fica uma resenha biográfica, respigada da Net e completada com elementos informativos do nosso blogue (*)

(i) Tenente-coronel do Exército na reforma, com várias comissões de serviço durante a Guerra Colonial: Angola  (Grupo Art 157 / BArt 147, 1961/63; Angola  (BArt 1469/ CArt 1469, 1965/68; Guiné (GA 7 e QG/CTIG - Secção de Milicias e Chefe de Contabilidade, 1972/74),.

(ii) é  também licenciado em Antropologia Cultural e Social e mestre em Ciências Antropológicas;

(iii) foi professor na Universidade Moderna;

(iv) na Guiné, a par das tarefas militares, organizou festivais de poesia e representações teatrais, bem como os «Cadernos de Poesias POILÃO», com autores guineenses e portugueses;

(v) publicou, em 1973, em Angola, o caderno de contos africanos «Jangadeiro», dos quais foram apreendidos 300 exemplares pela PIDE/DGS;

(vi) estreou-se no romance em 2008, com a obra «A Casa Grande», que recebeu o Prémio Literário Aquilino Ribeiro.

Acabei de mandar ao Albano Matos o seguinte mail:

Albano: Vou fazer um poste com as vossas duas mensagens, a do Albano e do Luís... E vou convidar o Albano para integrar a nossa Tabanca Grande... É mais do que justo até pelos contributos que já deu para a preservação e divulgação da nossa(s) memória(s) da Guiné... Memórias e afetos... Espero que diga que sim... E que aceite, A partir de então, o tratamento é por tu, de acordo com as nossas regras de convívio, e como de resto se impõe entre camaradas do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.
Um alfabravo. Luís....(**)


PS - Temos cá vários camaradas da BAC

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search/label/BAC%201

___________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

 9 de maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2827: Os últimos a saírem: um estrangeiro numa nova Nação (Ten Cor Albano Mendes de Matos)

(...) Um pouco depois das 11 horas da noite [, do 13 de Outubro de 1974], dirigi-me para o jipe. O condutor estava melhor da bebedeira. Com ele estava o primo. Alguns negros param a olhar para nós. Aproximaram-se. O jipe arrancou. Os guineenses ficaram a acenar, de braços levantados. Descemos pela avenida principal, subimos pelo lado do campo de futebol.

Sentia uma sensação estranha. Já na estrada do aeroporto, olhei para trás. Duas lágrimas saltaram-me dos olhos, recordando o sangue português derramado naquelas paragens. Era estrangeiro numa nova nação.

Já perto do aeroporto, o condutor perguntou-me:
- Meu tenente, onde deixo o jipe?
– Atira-o para uma barreira!

Parámos à entrada do parque do aeroporto. Desci com a pequena mala. O condutor colocou uma sacola no chão, subiu para o jipe e conduziu-o até uma pequena ladeira, ao lado da estrada, um pouco antes do aeroporto, para onde o encaminhou com um pequeno empurrão.

No aeroporto, para entrarem no último avião da Guiné, estavam o Governador, o Comandante Militar, alguns militares coadjuvantes, oficiais, sargentos e meia dúzia de soldados.

Para apresentarem cumprimentos de despedida, chegaram alguns chefes militares do Exército do PAIGC e o Presidente da Câmara Municipal de Bissau.

Era o fim da colónia ou província portuguesa da Guiné, já independente desde o mês de Agosto. (...) 

2 comentários:

Anónimo disse...


albanomatos83@sapo.pt
13/3/2014 17:16


Luís Graça

Tenho muito gosto em integrar a «Tabanca Grande». Logo que possível, vou enviar um apontamento sobre o Caderno de Poesias «POILÃO», que organizei e fiz, na Guiné, publicado de forma artesanal pelo Grupo Desportivo e Cultural do Banco Nacional Ultramarino.
Tenho contactos com Mário de Oliveira, do restaurante o «Ninho» e com o meu amigo Silvério Pires Dias, do PIFAS e da Emissora da Guiné.

Abraço.

Albano Mendes de Matos

Antº Rosinha disse...

A partida de Bissau do último navio de militares a viagem e o respectivo desembarque em Lisboa dessas unidades, ainda ninguém fez a devida reportagem aqui, penso eu.

Será que não vai aparecer um dia alguém com "coragem"?