sábado, 26 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P13049: Blogpoesia (379): A morte passou por mim (José Teixeira)



1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux. Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2014:

Como este tema tem dado que falar, eu resolvi escrever um pouco.

Votos de Boa Páscoa para todos os camaradas e familiares
J.Teixeira



A morte passou por mim

Perguntaste-me um dia: Pai tiveste medo?
Filho, eu tive medo. Sim!
Sempre que a morte passou por mim,
Naqueles longos anos em que não vivi
O tempo para que nasci.
E mil vezes eu morri de saudade,
Perdido numa guerra que nunca entendi,
E foram apenas dois anos, uma eternidade –
Mil vezes eu morri quando as balas passavam a meu lado a assobiar,
Mil vezes eu morri, quando os canhões cantavam a canção da morte,
E quantos camaradas partiram, talvez por má sorte -
Mil vezes eu morri com as crianças a chorar
E as granadas a rebentar, mesmo a seu lado.
Mil vezes eu morri com as mulheres a fugir
Com o filho às costas, amarrado,
E se escondiam num buraco, na terra vermelha, escavado.
Mil vezes eu morri com os camaradas em sofrimento e dor.
Mil vezes eu morri nas lágrimas da mãe que viu sua filha morrer
No meio daquele horror.
Mil vezes eu morri na vida jovem que se perdeu a meu lado
Sem lhe poder valer, quando era tão cedo para partir –
Mil vezes eu morri quando o sopro da mina me projetou,
Longos segundos de espectativa –
Mas ainda não tinha chegado ao fim, a minha vida.
Mil vezes eu morri, no silêncio que me enchia a alma
À sombra do frondoso poilão,
E me perguntava, sem esperança de resposta
De que lado estava a razão.
Como se fosse possível uma justificação,
Para a guerra.

José Teixeira

____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 DE ABRIL DE 2014 > Guiné 63/74 - P13038: Blogpoesia (378): Em Abril... (José Teixeira)

2 comentários:

Anónimo disse...



Amigo José Teixeira

Um belo poema com sensibilidade e bom gosto! Toca-nos um pouco a todos os que andamos por lá.

Um grande abraço

Frncisco Baptista

Joaquim Luís Fernandes disse...

Camarada José Teixeira

Obrigado pela partilha do teu poema, na mensagem que transporta.

Parabéns pela tua franqueza e pela sensibilidade que revelas ao sofrimento dos outros, só ao alcance dos que têm um grande coração capaz de amar.

Mil vezes morreste e mil vezes renasceste e a tua vida renascida deu bons frutos.

Felicito-te pela tua generosidade para com o povo da Guiné, felicito-te pelos teus filhos que tão bem testemunham a grandeza dos seus pais.

Um grande abraço
JLFernandes