quinta-feira, 24 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P13031: 10º aniversário do nosso blogue (22): Quando os senhores coronéis da censura censuravam notícias com declarações de Spínola e a escalada da guerra no CTIG, incluindo a queda do DO 27 em que pareceu, entre outros, o major Jaime Frederico Mariz, comandante do COP 3, em 7/4/1973 (António Duarte, leitor do blogue)



Documento gentilmente cedido pelo nosso leitor António Duarte

1. Mensagem do nosso leitor António Duarte (perfeitamente identificado por endereço de email válido)


Cartaz do nosso 10º aniversário, da autoria do
nosso camarada  Miguel Pessoa [], ex-ten pilav, BA 12, Bissalanca,
1972/74, um dos heróis dos céus da Guiné]
Assunto: recorte do Jornal República, de 18 abril de 1973,  censurado,  sobre militares desaparecidos na Guiné


Caro Carlos Vinhal:

Em primeiro as minhas desculpas por me dirigir assim directamente mas foi o único meio que encontrei depois de ter lido o vosso blogue.

Explico esta minha liberdade:

Dando volta aos meus papéis velhos,  encontrei uma tira de notícia que supostamente deveria ter sido publicada no dia 18 de abril de 1973 no Jornal República mas que foi censurada.

Esta tira de noticia era o meio que os jornalistas apresentavam aos censores para acordo de publicação e ... censura. Esta foi censurada.

Chegou às minhas mãos,  entre outras tiras com outros assuntos,  por oferta de um amigo que fez parte da comissão de extinção da PIDE/DGS e que em 1975 teve acesso a estes documentos.

Nesta volta dos meus papéis, como referia a militares desaparecidos na Guiné, procurei pelos nomes na internet e cheguei ao vosso blogue.

Representa esta tira uma amostra de como os militares e o seu desaparecimento / morte era tratado e escondido do país.

Aqui lha envio para que disponha como quiser e deixo os meus parabéns pelo vosso blogue e do que representa emocionalmente e historicamente.

Um abraço

António Duarte [, leitor identificado]

2 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CONVENCERAM-ME DA IMPOSSIBILIDADE POLÍTICA NESTA PÁGINA.

SERÁ QUE ME ENGANEI?

CURIOSAMENTE,JÁ O POST 13011 ERA EMINENTEMENTE POLÍTICO...




Hélder Valério disse...

Caros camaradas

Parece-me que o que está disponível, para nosso conhecimento, neste post, é um pedaço da realidade com a qual convivemos.
E neste caso concreto, por sinal, até é sobre aspectos relacionados com a 'nossa' Guiné e pessoas que foram nossas contemporâneas.

São várias as situações coexistenciais: jovens transformados em militares, militares em "missão de policiamento de fronteiras", necessidade de adaptação rápida a climas adversos, vivências em condições difíceis, de alimentação, de operacionalidade, etc., riscos de morte, de ferimentos, 'necessidade' de manter uma rectaguarda empenhada, 'protegida' das más notícias, com uma actividade censória oficial.

Muitas mais situações que ocorriam em simultâneo se podiam agora elencar mas acho que estas são suficientes para se perceber porque na minha opinião não me parece que este post seja "um post 'político'", muito menos "um post partidário".

A censura existia. Para quem não acredita, está aqui uma amostra. Se era 'para nosso bem', para poupar ao Povo Português a angústia do conhecimento do que de menos bom acontecia aos seus filhos, é um ponto de vista. Respeitável, certamente.

Hélder S.