segunda-feira, 28 de abril de 2014

Guiné 63/74 - P13061: In Memoriam (188): João Henrique Pinho dos Santos (1941-2014), ex-alf mil, CCAÇ 618 / BCAÇ 619 (Susana e Binar, 1964/66)... As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, 3ª feira, dia 29, às 9.30h, na capela de Santo António, em Aveiro, seguindo o corpo para a Figueira da Foz para ser cremado, às 13h (Manuel Reis)


João Henrique Pinho dos Santos (1941-2014): 
era bancário  refrormado, morreu hoje aos 73 anos, em Aveiro

João Henrique Pinho dos Santos, ex-alf mil, CCAÇ 618 / BCAÇ 619
 (Susana e Binar, 1964/66), membro da nossa Tabanca Grande,
desde 5/2/2011.


1. Mensagem do nosso querido amigo e camarada Manuel Reis, que nos acaba de chegar à caixa de correio

 Assunto: Falecimento de um camarada

Caros amigos e camaradas:

É com muita tristeza que comunico o falecimento no nosso amigo e camarada. João Henrique Pinho dos Santos. Foi mais um que partiu, deixando connosco o sua boa disposição, a sua alegria e o seu sorriso. Amigo sempre presente nos almoços convívios da Tabanca do Centro, enquanto a saúde lhe permitiu, deixou para todos a nós a herança de não o esquecermos nos nossos convívios quer da Tabanca do Centro, quer da Tabanca Grande.

Foi dos primeiros camaradas a partir para a Guiné, em 1963. Tinha a idade de 73 anos e vivia em Aveiro.

As cerimónias religiosas realizam-se amanhã, 3ª feira, dia 29,  às 9.30 h na capela de Santo António, junto ao Parque da Cidade, seguindo o corpo para a Figueira da Foz para ser cremado às 13 horas.

Sentido pêsames a toda a família enlutada. O amigo de sempre.

Manuel Reis


2. Comentário de L.G.:

Manuel: Obrigado pelo alerta. É uma triste notícia. A Tabanca Grande, a grande família dos camaradas da Guiné, fica mais pobre. Vamos fazer um In Memoriam (**). O nosso malogrado camarada entrou para o nosso blogue pela tua mão (*), em 5/2/2011. Ele era o único, salvo erro, da CCAÇ 618.

Se puderes, transmite á família bem como aos seus amigos camaradas mais próximos, os votos de pesar da Tabanca Granca. Por certo, que vamos lembrar a sua memória no nosso próximo encontro, o IX Encontro Nacional da Tabanca Grande, marcado para Monte Real, no dia 14 de junho próximo. Um abraço fraterno e solidário. Luis

_______________

Notas do editor:

(...) Mensagem do Manuel Reis:

Caro Luís: Tenho aqui um amigo, de longa data, que ao saber da nossa Tertúlia mostrou desejo de a ela se associar. Como sentia algumas dificuldades em tratar da parte inerente à sua inscrição, tomei a iniciativa de o apresentar e solicitar a sua inscrição.

Participou em dois convívios da Tabanca Pequena, portanto não se pode dizer que desconhece totalmente o ambiente de camaradagem e amizade que se vive nesses encontros.

Vive em Aveiro onde, em tempos idos, foi gerente da Delegação do Banco de Portugal em Aveiro, estando actualmente reformado. (...) 

12 comentários:

Juvenal Amado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juvenal Amado disse...

Faço minhas as palavras do Manuel Reis.
Também eu conheci o camarada nos almoços da Tabanca do centro onde tivemos animadas conversas ficando com a imagem de pessoa de fino trato e sã convivência.
À família enlutada quero apresentar os meus sentimentos.
Aproveito para enviar um abraço ao Manuel Reis.

Manuel Lopes disse...

Amigo que a terra te seja leve, tu não tombas-te não....tu estarás sempre presente na NOSSA FAMÍLIA TABANCA DO CENTRO, chorar para quê? estarás sempre connosco amigo.

José Marcelino Martins disse...

A lei da vida vai-se cumprindo, ainda que queiramos evita-lo.

Condolênciaa à familia.

Descança em paz, camarada.

José Botelho Colaço disse...

Sentidos pesamos à família enlutada.

Vasco Joaquim disse...

Sentidos pêsames á família.

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

O João Henrique Pinho dos Santos foi meu camarada de armas no Batalhão 619, formado no Reg.Inf. 1 na Amadora em 1963. Ele C.C. 618 e eu C.C. 617. Embarcamos para a Guiné em 1964 e regressamos no Vera Cruz em 1966. Paz à sua alma. Sentido pêsames a toda a família enlutada.
João Sacôto
Ex-Alf.Mil. CC617

admor disse...

Descansa em paz Camarada.

As minhas condolências aos familiares e amigos.

Adriano Moreira

manuel Carvalho disse...

À família do nosso camarada as minhas sentidas condolências.
Que descanse em paz,

Manuel Carvalho

Anónimo disse...

Só tive o privilégio de conhecer o Pinho dos Santos, num dos convívios da Tabanca Grande, com apresentação do Manuel Reis.
E houve a oportunidade de falar sobre as nossas guerras, nomeadamente a dele, porquanto pertencera à Companhia de um conterrâneo meu, morto em combate - o furriel Aquiles Simão.
E assim fiquei a saber o modo trágico que o fez tombar para sempre, dilacerado por uma rajada de metralhadora.
Silenciosa e emotivamente, na data da sua partida definitiva, curvo-me à perenidade da memória deste nosso velho camarada. À sua enlutada família, sentidas condolências. Idálio Reis

Hélder Valério disse...

"Este parte,
aquele parte,
e todos
todos se vão"....

Sabemos que é inevitável, mas vai 'doendo'.
Que descanse em paz!

Hélder S.

Anónimo disse...


De Ílhavo, tão perto, não tive conhecimento e só agora tenho possibilidade de enviar para a sua Família os meus sentidos pêsames.
JPicado