segunda-feira, 19 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13165: O nosso livro de visitas (177): Francisco Monteiro Galveia, que vive em Fronteira, Alto Alentejo... Foi 1º cabo cripto na CCAÇ 616 (Empada, 1964/66) e pede para integrar a Tabanca Grande


Guiné > Região de Quínara > Empada > CCAÇ 616 (1964/66)> O então 1º cabo cripto Francisco Monteiro Galveia.

Foto: © Francisco Monteiro Galveia (2014). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem,  de ontem, do nosso leitor e camarada Francisco Monteiro Galveia:


Sou Francisco Monteiro Galveia, vivo em Fronteira. 

Fui Operador Cripto da CCAÇ 616 (Amadora, Bissau e Empada,1964/1966)

 Peço para integrar a sua Tabanca, 

Só nesta altura tive conhecimento da sua existência, por indicação dum amigo que esteve também na Guinè. Se estiver no sitio certo, posteriormente vou dar mais indicações.

2. Comentário do editor L.G.:

Camarada Galveia, vamos começar por nos tratar por tu. Como camaradas que somos, tratamo-nos por tu, aqui no nosso blogue e nos nossos convivios. Como costumamos dizerm "camarada não tem que ser amigo; é aquele que dorme no mesmo buraco, na mesma cama, no mesmo abrigo"... O tratamento por tu facilita a comunicação entre os camaradas da Guiné. 

Vamos agora ao teu pedido. Mandaste-nos duas ou três fotos, mas só conseguimos abrir a primeira, que puiblicamos acima. Vem sem legenda, presume-se que tenha sido tirada em  Empada, Na volta do correio, manda-nos uma foto atual, tipo passe. Ficam assim cumpridas as regras que estabelecemos para te apresentar. Ah, já me esquecia, foste lacónico a teu respeito, tens que nos dizer mais qualquer coisa do teu tempo na Guiné, enquanto militar da CCAÇ 616. Se tiveres uma ou mais pequenas histórias, manda através do nosso endereço de email que já usaste.

Tínhamos até agora apenas 3 referências à  CCAÇ 616/ BCAÇ 619 (Empada, 1964/66). 

Há duas referências a militares da CCAÇ 616:

(i) O 1º Cabo nº 2514, Fernando das Neves Ferreira, mais conhecido por Cabo 14, e já  falecido, que  está representado na nossa Tabanca Grande pela sua filha Ana Paula Ferreira, desde 2006; 

(ii) O ex-alf mil Joaquim da Silva Jorge, ou  só Joaquim Jorge, natural de Ferrel, Peniche, de que te deves lembrar, e que chegou a comandar a companhia; foi o organizador do encontro do pessoal, em 2013, em Fátima; estou à espera que ele, depois de aceite meu convite, formalize a sua entrada na Tabanca Grande; costuma visitar o nosso blogue e interessa-se pelas histórias da guerra da região de Quínara, contadas por camaradas de outras companhias que vieram depois de vocês para Empada.

Dito isto, tu, camarada Galveia, estás em boa posição de ser o primeiro representante da CCAÇ 616 a sentar-se à sombra do "poilão" da nossa Tabanca Grande que é um espaço virtual onde todos cabemos, os canaradas da Guiné, dos mais "velhinhos", do princípio da guerra (os de 1961/63, aos "piras", os  de 1973/74, que fecharam a guerra...  Em suma, um sítio na Internet onde cabemos todos com  tudo o que nos une e até com aquilo que nos separa.

Temos muito gosto em aceitar o teu pedido para ingressar na Tabanca Grande. Para mais vens de uma  região rica em história e património, que merece ser melhor conhecida e visitada. Se nos responderes de imediato, serás o grã.-tabanqueiro (membro da Tabanca Grande) nº 656, passando o teu nome a constar da lista alfabética de A a Z publicadada na coluna do lado esquerdo. 

 Isto quer  dizer, que o nosso blogue representa já mais do que um batalhão (=4 companhias x 150 homens). . Precisamos, de resto, que entrem 5 a 6 novos membros por mês, para alimentar o blogue com histórias e fotos.  Publicamos também uma média de 4 a 5 postes (textos) por dia.

Aqui fica uma alfabravo (ABraço) da nossa equipa de editores, em serviço, Luís Graça, Carlos  Vinhal e Eduardo Magalhães Ribeiro.

______________

Nota do editor. 

Último poste da série >

19 de abril de 2014 > Guiné 63/74 - P13008: O nosso livro de visitas (176): Sou descendente orgulhoso de um camarada que passou por Bambadinca e procuro os organizadores do convívio anual do pessoal de 1968/71 (A. Martins, filho do fur mil Fernando Martins, já falecido)

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

Sejas bem-vindo ó camarada ex-cripto Galveia e desvenda-nos um pouco das mensagens confidenciais que só os críptos tinham acesso.
Em 1964 todos os dias ouvia o pessoal de Empada fazia parte da rede de explorações obrigatórias Cabe-Du, Empada, Cachil onde eu estava e Catió (Comando).

Um abraço.
Colaço