sexta-feira, 23 de maio de 2014

Guiné 63/74 - P13184: Tabanca Grande (436): José Diniz Carneiro de Souza e Faro, ex-Fur Mil Art do 7.º Pel Art (Cameconde, Piche, Pelundo e Binar, 1968/70), Grã-Tabanqueiro 657

1. Mensagem do nosso camarada, e novo amigo tertuliano, José Diniz Carneiro de Souza e Faro, ex-Fur Mil Art do 7.º Pel Art (Cameconde, Piche, Pelundo e Binar, 1968/70), com data de 21 de Maio de 2014:

Caro Luís,
Há muito tempo que desejo fazer parte do grupo, assim informo:

Estive na Guiné desde 22 de Abril de 1968 a 17 de Junho de 1970 com Furriel Miliciano de Artilharia de Campanha integrado na Bateria de Artilharia de Campanha Nº 1 em Bissau.

Os Pelotões de Artilharia deslocavam-se pelo território da Guiné consoante as necessidades operacionais. Tanto quanto sei a Artilharia foi implementada pelo Gen. Spínola.

No inicio de 1968 só havia 6 ou 7 Pelotões de Artilharia e em 1970 quase 30.

Em 1 de Julho de 1970 a Bateria passou a Grupo de Artilharia N.º 7.

Fiz parte do 7.º Pelotão de Artilharia, tendo passado por: Cameconde, Piche, Pelundo e Binar, tendo dado uma especialidade em Bissau.

Onde fiquei mais tempo foi em Cameconde, de Abril de 1968 a Junho de 1970; nos outros aquartelamentos fiquei dois a três meses.

Os pelotões eram do recrutamento Provincial, sendo os comandantes de secção e de pelotão de origem metropolitana (de rendição individual).

Caso queiras mais informações é só dizeres.

Moro em S. Domingos de Rana, concelho de Cascais .

Sem mais de momento, sou com a mais alta estima e consideração.
Abraço
J. Diniz

Foto retirada do facebook do nosso camarada Diniz Souza e Faro

Cópia das págs 8 e 9 da Caderneta Militar de Diniz Souza e Faro, onde constam os seus postos e Unidades a que pertenceu.

Senha de entrada na Piscina Municipal de Bolama


2. Comentário do editor:

Caro camarada e amigo José Diniz de Souza (vai ser este o teu nome de guerra no Blogue, onde és o tertuliano 657), bem-vindo à tertúlia.

Muito obrigado por te juntares a esta enorme família de ex-combatentes da Guiné, e amigos que de algum modo se sentem ligados àquela terra.

Não repares o tratamento informal por tu, que é um procedimento para nós normal, que pretende sobretudo apagar "diferenças", assim como: antigos e actuais postos militares, formação académica, idade, etc.

Porque estamos a precisar de "gente nova" para testemunhar neste repositório de memórias, contamos com a tua colaboração, seja enviando textos ou fotos para publicarmos. O Blogue tem 10 anos, e muitos de nós estamos cá há já algum tempo, o que acarreta uma diminuição sensível no envio de trabalhos para o Blogue. Como se costuma dizer, chegaste na hora certa.

Se tens acompanhado a nossa página, saberás que no próximo dia 14 de Junho vamos realizar em Monte Real o nosso IX Encontro Nacional, pelo que se quiseres conhecer boa parte da malta e passar um belo dia, inscreve-te e faz-te acompanhar, se quiseres. Se conheces algum camarada interessado em participar do nosso Convívio, trá-lo também. O local é óptimo, de fácil acesso e o serviço 5 estrelas.

Antes de terminar não posso deixar de te endereçar um abraço de boas-vindas em nome dos editores e da tertúlia.

Fico por aqui ao teu dispor.
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13174: Tabanca Grande (435): Francisco Monteiro Galveia, a residir em Fronteira, ex-1º cabo cripto, CCAÇ 616 (Empada, 1964/66), grã-tabanqueiro nº 656

6 comentários:

Anónimo disse...

Camarada José Diniz:
Bem vindo ao Blogue. Não fui de Artilharia, mas estive de 65/67, para os teus lados, mais propriamente em Gadamael. No meu tempo não havia Artilharia em Gadamael. Só chegou em MAR/69 com o PelArt 13º que foi rendido pelo PelArt 23º em meados de 70. Precisava de encontrar algum graduado de algum ou dos 2 pelotões referidos. Podes ajudar-me? Era importante. Um abraço. - Manuel Vaz

Luís Graça disse...


Grã-tabanqueiro nº 657:

Sê bem vindo!... Vens "aumentar" a fanmília dos arilheiros e sobretudo enriquecer a nossa Tabanca Grande que já é mais do que um batalhão...

O Carlos Vinhal já te acolheu mas precisamos acertar o teu nome: como é queers figuara na nossa lista alfabética,. de A a Z ?

José Diniz Carneiro de Souza e Faro (é muito comprido)...

José Diniz... é curto, faltam os apelidos...

Diniz Sousa e Faro ?...

Vais para o grupso dos J ou dos D ?

Alfabravo do Luís Graça

JD disse...

Caro homónimo,
A Magnífica Tabanca da Linha dá-te as boas vindas. Alguma coizinha... é só dizeres.
Um abraço
JD

Anónimo disse...

olá Camaradas
Tenho a impressão que conheci este Souza e Faro em Cacine/Cameconde e que andei no liceu Passos Manuel com ele.
Será o irmão mais novo da Kokocha?
Um Ab.
António J. P. Costa

jteix disse...

Porra Zé Diniz, quando é que acabam as surpresas?
Afinal eras da minha companhia nas Caldas e tenho quase a certeza, do meu pelotão.
No RI 5 era da 5ª Cª como tu, com o número 2084. Vê se te lembras como se chamava o Alferes do pelotão, que vou voltar a fazer-te esta mesma pergunta no facebook.
Depois da recruta o José Diniz, tal como eu, fomos para a EPA em 25 de Junho de 1967, ele para artilharia de campanha, eu para artilharia da canhota.
Um abraço Zé Diniz e bem vindo à Tabanca Grande.
cumprim/jteix

Unknown disse...

Fico contente por ter sido aceite como Grã-tabanqueiro 657 e passo desde logo a responder:
Luís Graça/Carlos Vinhal: Aceito a sugestão para o meu nome Diniz Sousa e Faro e o tratamento por tu é o mais indicado. Abraço.
Ao camarada de Gadamael. Infelizmente os camaradas artilheiros que conhecia, Fur Batista e Alf. Batista faleceram em Quilege. Logo que tenha algo informarei esta via. Abraço.
A magnífica tabanca da linha, grato pelas boas vindas.
António J.P.Costa: Quando em Abril de 68, desembarquei em Cacine e ouvi o teu vozeirão na varanda do comando da Cª foi a melhor coisa que aconteceu desde a minha chegada à Guiné ainda convivemos um bocado em Cameconde já estavas de partida. Aproveito a oportunidade, passado 46 anos de te agradecer o bom acolhimento que me deste. Sou irmão mais velho da Kokocha e tmb andei no Passos, o mais novo é Luís Pedro. Fico contente por te reencontrar. Abraço.
Jteix: Como diz a canção, "há mais coisas que nos une do que aquelas que nos separa". O alf do meu pelotão era ABREU loirinho, gozão e mauzinho qb quando estava de oficial de dia. Passatempo predilecto dele era mandar rastejar na lagoa amarela. Sofri mais em Caldas do que na EPA. Abraço.
A todos o meu bem haja.