sexta-feira, 13 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13279: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (21): Palace Hotel Monte Real, 14 de Junho, sábado: como chegar, programa das festas, contactos... Enfim, algumas dicas práticas... E boa viagem, camaradas e amigos!


1. Desde o nosso V Encontro Nacional, em 2010, que nos reunimos todos os anos no Palace Hotel Monte Real, mais conhecido como o Hotel das Termas Monte Real, uma vla histórica do concelho de Leiria, a 150 quilómetros de Lisboa e do Porto.

Temos sido tratados bem. Tornámo-nos clientes. O diretor geral do Resort é o Luís Mexia Alves,  filho do nosso camarada Joaquim Mexia Alves. E, como dizemos, na nossa Tabanca Grande, os filhos dos nosos camaradas nossos filhos são.  Por outro lado, há sempre algumas dezenas de camaradas e acompanhantes que ficam no  hotel, uma ou mais noites, beneficiando de um promoção especial que é feita aos camaradas da Guiné...

Este ano as termas ainda estão encerradas devido às cheias do inverno que provocaram, lamentavelmente, grandes estragos. A sua reabertura está para breve. O complexo termal ocupa um área de mais de 25 hectares e é um espaço fabuloso para encontros como o nosso, com infraestruturas adequadas e um enquadramento paisagístico maravilhoso.

RESORT TERMAL MONTE REAL - HOTEL, TERMAS & SPA
Rua de Leiria, Monte Real
LEIRIA 2425-039 PORTUGAL,
MONTE REAL
T. +351 244 618 900

2. LOCALIZAÇÃO

O Palace Hotel Monte Real situa-se em pleno coração de Monte Real, a escassos 15 quilómetros do centro da cidade de Leiria e bem próximo de outros locais de interesse turístico como Alcobaça, Batalha, Marinha Grande, Fátima, praias da Vieira, Pedrógão, São Pedro de Moel, Nazaré, Figueira da Foz, entre outras.

Vindo pela A1, deverás seguir a indicação A8 e posteriormente seguir a indicação A17 até à saída Monte Real, que se encontra a 2,5kms do Resort.

Se não quiseres pagar portagens "a bem da Nação", poderás optar pela EN109 seguindo as indicações de Monte Real até à localidade de Várzeas, onde encontrará identificação, através de sinalização vertical da direção de Monte Real (349).

Coordenadas de GPS: LAT +39° 51' 5.15';  LON -8° 52' 1.87';


3. Programa das festas

Cartaz da autoria de Miguel Pessoa

Encontro essencialmente para viver, conviver e recordar (mas também para celebrar os nossos 10 anos de existência enquanto blogue coletivo),  o IX Encontro Nacional da Tabanca Grande começa para alguns logo na 6ª feira ao fim da tarde e prolonga-se até domingo.

Referimo.nos aos felizardos que escolheram ficar no hotel a retemperar as forças. Para todos, incluindo os que chegam no sábado de manhã, vindos dos mais diversos pontos do país (e da diáspora), o programa é simples (*):

10.00 - Receção de boas vindas [, junto ao parque de estacionamento; os "velhinhos" recebem, de braços abertos, os "periquitos" (os que vêm pela primeira vez ao encontro da Tabanca Grande)].

11.30 - Missa na igreja matriz de Monte Real [, que fica em frente do portão de entrada do hotel; é celebrada pelo padre Patrício Oliveira,  vigário paroquial da Marinha Grande,  por intenção de todos os camaradas falecidos em campanha, ou depois do regresso a casa,  o último dos quais o António Rebelo (1950-2014) que estava inscrito neste encontro e  há 3 dias nos deixou,  vítima de morte súbita].

13.00 - Foto de família nas escadarias do terraço do hotel . Entradas, bebidas, etc. conforme ementa. (**) [Devido ao calor esperado em Monte Real, superior aos 30º, no sábado, os aperitivos deverão ser servidos no interior do hotel, com ar condicionado, e não no terraço, como é habitual].

14.00 - Almoço, conforme ementa. (**)

17.30/18.00 - Lanche, conforme ementa. (**)


Depois do almoço, os participantes ficarão em amena cavaqueira a "partilhar memórias e afetos". Numa sala contígua ao salão de almoço,  haverá um pequena sessão de promoção, venda e autógrafos do livro do nosso camarada Mário Gaspar, "O corredor da morte" (edição de autor, 2014). O nosso editor também fará, ali, a  distribuição de exemplares  do último livro do Nuno Rubim que teve a gentileza de os oferecer, a autografados, a 26 membros da nossa Tabanca Grande, uma grande parte deles presentes neste nosso  encontro.

4. Cartão de identificação


Todos os camaradas e acompanhantes inscritos devem ter recebido, em tempo útil, por parte do Miguel Pessoa, uma mensagem do seguinte:

Caro camarada

Para facilitar o reconhecimento mútuo dos participantes no IX Encontro Nacional, junto segue um ficheiro Powerpoint com os cartões de identificação que deverão ser usados no decorrer deste nosso Convívio, no próximo dia 14 de Junho.

Os cartões poderão ser impressos numa simples folha de papel branco A4, recortados e colocados num suporte plastificado (normalmente à venda nas papelarias e muitas vezes já disponíveis em casa, de eventos anteriores), preso à roupa com um clip, alfinete ou mola. O ficheiro Powerpoint permite-te ajustar o tamanho do cartão ao suporte que tiveres. Podes também alterar os nomes inscritos, se assim o pretenderes fazer.

Com um abraço, Miguel Pessoa 
 
Veja-se a imagem do cartão de um dos participantes


5. Mesas

Com 145 inscritos (chegámos aos 147, mas tivemos duas "baixas", uma delas por motivos trágicos, a morte súbita do nosso camarada António Rebelo), vamos precisar de 15 mesas. Cada mesa tem 10 lugares sentados.

Este ano, e até para variar e inovar, quisemos dar nomes de lugares (topónimos da Guiné) às mesas. Veja-se a lista abaixo publicada. No essencial,  queremos com este sistema facilitar o pagamento das inscrições. Haverá em cada mesa um voluntário para receber o valor da inscrição por cabeça (30 morteiradas...), canalizando depois o valor total (em princípio, 300 morteiradas, se a mesa estiver completa) para a comissão organizadora (neste caso, o Joaquim Mexia Alves)... Queremos que as continhas batam certo, como tem acontecido felizmente todos os anos...

Dar nome às mesas é também uma forma de homenagear algumas das principais povoações daquela terra verde e vermelha, a Guiné,  onde passámos dois anos da nossa juventude; a impressão dos 15 cartões para identificação das mesas foi uma gentileza da empresa Noprodigital, com sede em Odivelas, a que estão ligados o António Santos e respetiva família.

Os nomes escolhidos têm a ver com sedes de batalhões. 

Já chamámos anteriormente a atenção dos participantes para o facto de não haver lugares reservados, com exceção do António Santos que leva com ele toda a família, num total de 9 pessoas. >A  mesa dele  será a de Nova Lamego- Cada mesa tem 10 lugares, cada participante senta-se onde muito bem entender, com os seus acompanhantes (se os houver) e/ou com os camaradas que conheça melhor. OS "velhinhos" devem enquadrar os "periquitos" (os que vêm pela 1ª vez ao nosso encontro). É importante que todos se sintam "em casa".

Lista das 15 mesas

1. Bissau / Brá / Bissalanca / Cumeré

2. Fá Mandinga / Bambadinca

3. Bafatá / Galomaro

4. Nova Lamego

5. São Domingos / Ingoré / Bigene

6. Farim / Bissorã.

7. Bula

8. Teixeira Pinto / Pelundo

9. Mansoa / Mansabá

10. Tite

11. Buba / Aldeia Formosa

12. Bolama

13. Catió / Cadique

14. Cumbijã / Gadamael


15. Piche

6. Tabanca Grande

Todos os camaradas inscritos que não pertençam formalmente à Tabanca Grande, ficam automaticamente convidados a juntar-se à nossa "caserna" virtual... Já somos mais do que um batalhão: 659... E todos os meses há  5 ou 6 "caras novas". Precisamos de camaradas da Guiné que alimentem, com histórias, fotos e documentos, o nosso blogue que fez 10 anos em 23/4/2014... O preço é simbólico: 2 fotos (uma atual e outra do tempo da guerra) + uma breve apresentação ou uma história

E a propósito aqui ficam as 10 dez melhores frases ou slogans que nos definem, segundo uma votação recente dos nossos grã-trabanqueiros:


(i)  O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

(ii) Não deixes que sejam os outros a contar a tua história por ti.

(iii) Tabanca Grande: onde todos cabemos com tudo o que nos une  e até com aquilo que nos separa. 

(iv) Ainda pior do que o inferno da guerra, é o inverno do esquecimento dos combatentes.

(v) Partilhamos memórias e afetos.

(vi) Para que os teus filhos e netos não digam, desprezando o teu sacrifício: " Guiné ? Guerra do Ultramar ? Guerra Colonial ? Não, nunca ouvi falar!"

(vii) Uma vez combatente, combatente para sempre! 

(viii) Camarada não tem que ser amigo: é o que dorme no mesmo buraco, na mesma cama, no mesmo abrigo

(ix) Os filhos dos nossos camaradas, nossos filhos são.

(x) Camarada e amigo... é camarigo!

7. A Comissão organizadora

Camaradas: sob pena de prejuízo financeiro para todos, não podemos aceitar desistências, a não ser em casos de força maior (doença súbita, etc.).

Contactos de urgência:

962 108 509 | J. Mexia Alves

916 032 220 | Carlos Vinhal

931 415 277 | Luís Graça


Comissão Organizadora:

Carlos Vinhal | Joaquim Mexia Alves ! Luís Graça | Miguel Pessoa.

joquim.alves@gmail.com

carlos.vinhal@gmail.com

luisgracaecamaradasdaguine@gmail.com

Façam boa viagem! E... bom(s) encontro(s)!

_____________

8 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Boa viagem de ida e de regresso para todos, e votos de mais uma jornada fraterna e de camaradagem.

Anónimo disse...

Caríssimos Camaradas,

Daqui de longe, envio votos de excelente confraternização.Já somos poucos: NÃO PODEMOS NOS DISPERSAR!!!

forte abraço a todos

Vasco Pires

Anónimo disse...

Caríssimos Camaradas,

Daqui de longe, envio votos de excelente confraternização.Já somos poucos: NÃO PODEMOS NOS DISPERSAR!!!

forte abraço a todos

Vasco Pires

Anónimo disse...

Francisco Baptista
13 junh 2014 16:25

As estatisticas publicadas pelo nosso camarada Luis Graça sobre a proveniência dos inscritos inscritos neste Grande Encontro, não estão corretas, o assunto sem ser grave, pode melindrar alguns
transmontanos, beirões, ribatejanos, alentejanos e outros.


Confundem-se as origens com as terras para onde os camaradas do
interior tiveram que emigrar para governar a vida.

Como exemplos extremos desta desatençao podia acontecer que os
camaradas do noroeste de Trás-Os-Montes, de Montalegre e Boticas
puxassem das pistolas e carabinas, julgo que só para mostrar a sua ira e o seu poder de fogo, Já os camaradas do nordeste transmontano, onde me incluo, de Vimioso, Miranda e Mogadouro, mostrariam as navalhas de
Palaçoulo em tom de ameaça, mas depois de algumas palavras de
apaziguamento, te convidariam para ires cortar com elas o presunto.

Camarada Luís, não me sinto só pois eu gosto dos portugueses de
todas as latitudes, mas sinto-me desolado pois possivelmente não irá, outro que não eu ( que não estou contabilizado) nenhum trasnsmontano do nordeste ao nosso encontro. Do batalhão 2892, Aldeia Formosa, Buba, Empada também não encontro ninguém.

Registado( erradamente)como litoral e citadino, eu tal como
outros transmontanos e alentejanos, isolados nos montes , por vezes só com as árvores as vacas, as ovelhas a falar pouco e pausadamente, para ser entendido por quem não fala a nossa língua, irei ter dificuldade
em entender-me com portuenses e lisboetas que cultivam à seculos a
arte da fala.

Amigo Luís gosto de ir ao nosso encontro, mas vou com algum receio. Receio em ter que enfrentar os pelotões citadinos, quase preferia ir para a Bolanha dos Passarinhos, em Buba, fazer segurança às colunas.

Do distrito de Vila Real irão dois homens, se as estatísticas não
errarem. irão, dois homens valentes. O Fernando Súcio que não conheço pessoalmente e o Josema, grande poeta. que escreve lindos poemas em verso e compõe poemas saborosos em vinho de mesa e em vinho fino. Já me trouxe três garrafas dum vinho fino especial que põe qualquer camarada a fazer poemas e a cantá-los.

Nunca esquecerei, em Mafra o clã de açorianos (eram 20 ou
mais), gentis, simpáticos, mas ferozes quando algum do grupo era
magoado.

Transmontanos, já somos três, fora outros mal contabilizados.

Vamos atacar os aperitivos, o lombo de porco, espero também
que o poeta leve umas garrafas da Quinta da Senhora da Graça.

Um grande abraço. Até amanha!!

Luís Graça disse...

Francisco, também fiquei surpreendido com a "prateleira" onde te puseram: Aldoar, Porto... Tudo se corrige, agora não me dá muito jeito porque estou em Leiria, em casa de amigos, a jantar caras de bacalhau... Mas aqui fica o teu reparo e lavrado o teu protesto...Afinal de contas, quantos alfacinhas e tripeiros de gema haverá ? Na melhor das hipóteses, esta geração mais nova... A minha mulher é do norte, eu sou estremenho, da Lourinhã, a 70 km ao norte de Lisboa... "Emigrámos", os nossos filhos nasceram e vivem em Lisboa, nós em Alfragide, Amadora... Estamos registados como provenientes do distrito de Lisboa...

Pôs um,a questão interessante a propósito da "estatística"... Os números mentem, podem mentir, ou melhor, nós podemos podemos mentir com os números se não tivermos cuidado com a operacionalização das variáveis que usamos: o que quer dizer "proveniência" ? Última residência, ou local de nascimento ?

A verdade é que tivemos, a noss geração, que vir para a "grande cidade" trabalhar, estudar,. ganhar a vida....E nisso os gráficos documentam o dramático problema da "litoralização" do país...

Francisoc, vem, e vem de coração aberto... Terei muito gosto em beber um copo contigo, eu que sou mouro e tu que és celta... Faz boa viagem. Prepara.te para o calor: sai de Lisboa com 36º graus...

Anónimo disse...

O Tó Zé não me vai levar a mal pro eu reproduzir o mail que ele mandou ao Nuno Rubim... É um belo gesto de camaradagem... LG

_______________


António José Pereira da Costa
13 jun 2014 16:20 (há 4 horas)

para nunorubim (c/c Luís Graça)

Olá Camarada

Há que tempos não nos vemos!...

Sei que vou receber um livro seu e autografado.

Escrevi três:

(i) A Cidadela de Cascais: Pedras, Homens e Armas

(ii) À Defesa da Vila Real (de Santo António)

(ii) Dos Fortes Reza a História (sobre Castro Marim).

Creio que não tem nenhum. Por isso vou enviar-lhe um exemplar de cada.

Um Abraço doAntónio José Pereira da Costa
(o PK)

Anónimo disse...

Francisco Baptista
13 jun 2014 22:18
Amigo Luís!

Desculpa este desabafo de última hora, sobretudo porque a ti não te
deve faltar trabalho mas como deves compreender a estas raças
primitivas de celtas salta-lhe a tampa na hora menos oportuna. Nem que seja para chatear o parceiro!

Tudo o que escrevi foi mais uma brincadeira para apimentar a festa.

Continuação de um bom jantar!
Um grande abraço
Francisco Baptista

zeca disse...

Formulo votos de boa viagem a todos !!!!!!! bom convivio !!!!!! muita saúde.