quinta-feira, 24 de julho de 2014

Guiné 63/74 - P13434: Diário da CART 1742 (Mário Alves, 1.º Cabo Corneteiro) (1): Período entre Agosto de 1967 e Janeiro de 1968 (Abel Santos)

1. Enviado pelo nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), começamos hoje a publicar o "Diário da CART 1742" de autoria de Mário dos Anjos Teixeira Alves, 1.º Cabo Corneteiro da mesma Unidade.



Diário da CART 1742

Autoria de Mário dos Anjos Teixeira Alves
1.º Cabo Corneteiro
Guiné, 1967/1969

Este diário foi oferecido aos camaradas presentes no 9.º convívio da Companhia de Artilharia 1742, em Campeã - Vila Real de Trás-os-Montes em 25 de Maio de 2013.

Eis a razão
Dos momentos
Da nossa indisposição,
Mandaram-nos para a guerra
Sem a nossa opinião.
Por isso o Salazar
Não terá o nosso perdão.

Eu, Mário dos Anjos Teixeira Alves, nasci a 13 de Novembro de 1945, e fui incorporado no serviço militar em 24 de Janeiro de 1966, no RI 13, em Vila Real, onde fiz a recruta.
Em 13 de Abril do mesmo ano fui para o BC 10 em Chaves, tirar a especialidade de corneteiro e, conjuntamente, a escola de cabos, que concluí como 1.º cabo em 7 de Agosto de 1966.
No dia 21 do mesmo mês fui transferido para o CIOE - Centro de Operações Especiais - em Lamego.
Aí estive até Maio de 1967, pois quando já pensava em ir para casa, fui mobilizado para a Guiné.

E assim, em 28 de Maio de 1967 juntei-me à CART 1742 no RAL 5 em Penafiel.
Em 22 de Julho, um sábado, partiu o barco Timor em direcção à Guiné e, foi aí que eu me lembrei de fazer um diário, o qual vou aqui relembrar apenas partes mais significativas.

Começo por lembrar que o navio deixava muito a desejar: fracos camarotes, maus cheiros e pouca comida e de má qualidade, enfim, lá foi dando para passados cinco dias, no dia 27, às 7h30, chegarmos à ilha do Sal em Cabo Verde.
Aqui o navio encostou para deixar um pelotão independente e levar outro de regresso a Portugal, já com a missão cumprida. Ainda descarregaram muito cimento entre outras coisas.

Navio Timor

Dia 28 de Julho:
À 1 hora da manhã, continuámos a viagem e às oito voltamos a parar na ilha de Santiago para trocar outro pelotão. E tudo continuava igual, incluindo a alimentação.
Às 17h30 continuámos a viagem, mas era cada vez mais difícil, pois o barco baloiçava mais, por ir mais leve e, também devido a uma tempestade de chuva e vento forte. Eu em particular, e muitos outros íamos muito mal dispostos.
Passados oito dias, às 14h00 do dia 30, chegámos à Guiné e assim terminava uma viagem bastante aborrecida.
Após o desembarque entrou-se nas viaturas e fomos para o quartel 600 em Bissau onde nos esperavam uns colchões de praia poucos cómodos, e o jantar que também ajudou a passarem a primeira noite. Deu para conhecer algo lá por perto, e no dia 1 de Agosto cada um foi levantar uma arma para a Companhia continuar a instrução e preparação física.

Passados oito dias - dia 9:
Foi o primeiro dia que recebemos correio de Portugal. Todos ficámos muito animados até ao dia 14, porque aí na refeição da noite fizemos um pequeno protesto por estarmos a ser mal alimentados, mas não houve problemas.

Dia 19:
Foi a primeira noite que dormimos despidos, pois até aqui não o podíamos fazer derivado aos mosquitos.
Hoje entregaram-nos os mosquiteiros, mas foram pagos por nós.

Dia 22:
Fazia um mês que embarcámos em Lisboa e o furriel Alves e o alferes Pinheiro convidaram-me para os ajudar a dar aulas aos que não tinham nem a terceira, nem a quarta classe.

Dia 23:
Demos início às aulas, estas eram das 14 às 17h30.

Dia 29:
Fomos para aplicação militar das 9 às 11h e no dia 30 fomos fazer uma patrulha das 6 às 11h. Foi bastante chato com a chuva, apesar de quente, pois atravessámos bolanhas em que a água nos dava pelo pescoço. Depois fomos compensados com o correio que veio de Portugal.

Setembro 67
Dia 1 - de manhã:
A mesma aplicação militar e de tarde continuámos a dar aulas.

Dia 12 - terça-feira:
Foi-nos dito que íamos para Nova Lamego no dia 15. Foi-nos entregue mais material: cartucheiras, munições, bornal etc. E assim estávamos preparados para uma nova etapa.

Dia 15:
À 1h da manhã deixou-se o Quartel 600, Santa Luzia, e fomos para o cais.
Às 2h30 entrávamos na lancha e às 3h partimos em direcção a Bambadinca onde chegámos às 11h30.
A comida era a ração de combate e umas cervejas no bar do quartel.
Às 23h30 chegaram as viaturas e partimos para Nova Lamego, onde chegámos às 4h do dia 16, mas não havia onde dormir.
Às 14h a secção do furriel Alves à qual eu pertencia, foi mandada para o destacamento de Canja que fica a 25 quilómetros de Nova Lamego. Eu, como pertencia à secção do furriel Alves, fui também com eles fazer segurança ao destacamento, enquanto a secção que lá estava foi fazer uma operação à área envolvente. A refeição da noite foi ração de combate, e dormir debaixo de um coberto que serve de refeitório. Para beber, água da chuva aparada nuns bidões, que também servia para nos lavarmos, tal como os negros.

Hoje, dia 17 - domingo:
De manhã tomámos o café feito da mesma água e pão feito pelos negros num fraco forno de barro.
Às 8h fui com outro colega render os que estavam a fazer segurança na ponte e lá estivemos até às 12h30. Aí fomos rendidos por outros colegas e viemos almoçar. Só depois da refeição da noite entrei de reforço, das 20 às 22h e foi quando chegaram os que tinham ido fazer a operação ou reconhecimento.
Tivemos de dormir novamente em cima dos bancos do refeitório, e eu dormi em cima das caixas da batata.

Dia 18:
Às 14h partimos para Nova Lamego com bastante apetite, porque só tínhamos tomado o pequeno-almoço com ração de combate.
Às 18h chegámos a Nova Lamego, jantámos e já descansámos razoavelmente.

Dia 19:
O alferes Cruz disse-me que às 14h íamos conferir o material da arrecadação de materiais de guerra, para eu tomar conta até chegar o quarteleiro que ficou em Bissau a entregar outra arrecadação. E assim estivemos até às duas da manhã.

Dia 20:
Continuámos a conferir o material e quando terminámos tomei conta das chaves e assumi a responsabilidade. Passados três dias: Era domingo, dia 24, fui com alguns colegas à missa a uma capela que há aqui em Nova Lamego.

Dia 26-terça feira:
Recebi ordens para entregar os lençóis ao pessoal da companhia.

Dia 27:
Foi a primeira vez que recebemos correio em Nova Lamego.
À noite estive a entregar material para a companhia ir fazer uma operação.

Dia 30:
Faz dois meses que chegámos à Guiné e para nós já parece dois anos.

Outubro 67
Dia 1 - domingo:
Tudo normal, e assim foi até ao dia 5.
Aí, às 8h, vieram-me chamar para ir tocar o clarim para hastear a bandeira nacional no batalhão.
Às 18h, fui arriá-la e às 21h fui fazer o recolher.
Agora continuo a ir fazer apenas os toques mais importantes até que a companhia Periquita se instale e que os clarins percam o medo de tocar.

Dia 6:
Foi dia de correio, que é das coisas mais importantes para todos nós.

Dia 7, às 3h30 da manhã:
Veio cá o furriel Pinto e o Bica chamar-me para preparar o material para os dois pelotões deles irem fazer uma operação.
Eram 6h quando saíram.

Dia 8 - domingo:
Chegou o cabo quarteleiro Oliveira, mas por enquanto ficámos os dois na arrecadação.

Dia 9, às 20h30:
Já estávamos na cama e veio cá o furriel Amaro e o Romão vagomestre com uma mentira: disseram-nos que preparássemos o material, que a companhia ia sair para uma operação e que eu ia também. Fizeram isso porque no dia antes tínhamos estado juntos a comer um cabrito assado e connosco esteve também o sargento Bonito, e daí a boa confiança de amigos.
Daqui até ao dia 20 tudo normal, mas fui atacado pelo paludismo, com uma grande febre e o Oliveira foi chamar o enfermeiro que me deu comprimidos, mas não adiantou, Então deu-me duas injecções e a febre sempre baixou.

Dia 21:
Já me sentia melhor e até consegui comer alguma coisa.

Dia 22 - domingo:
Faz três meses que embarcámos em Lisboa, tanto tempo para nós!

Dia 25:
Mais um dia de correio para nos ajudar a espalhar as saudades, neste caso até ao dia 1 de Novembro, em que recebemos mais correio.

Novembro 67
Dia 2:
Esteve cá o major do serviço de material de guerra e deu-nos para modificar algumas coisas e assim passámos a fazer esse trabalho.

Dia 3:
Está o Oliveira com o paludismo, fui chamar o enfermeiro para o tratar.

Dia 4 - sábado de manhã:
O comandante do Batalhão reuniu aqui duzentos negros civis e deu-lhes armas para irem com um pelotão da minha companhia fazerem uma batida a um determinado sector. Fiquei surpreso com tal ordem.

Dia 7, à noite:
O pessoal da companhia veio levantar material para irem de manhã cedo fazer uma operação.

Dia 8, dia em que faço 22 anos:
Às 23h chamou por nós um colega e disse-me que tinha morrido um soldado nosso e havia dois feridos que tinham acabado de chegar ao posto de socorros do Batalhão, sendo o Neto carpinteiro, o que morreu, e o cabo Correia e outro soldado os feridos, por causa de uma armadilha.

Dia 9, depois do almoço:
Fui à missa de corpo presente pelo falecido Neto, e a seguir fui ao Batalhão ver se conseguia ensinar e treinar a marcha fúnebre com os corneteiros do batalhão, mas eles não conseguiram.

Dia 10 - sexta-feira de manhã:
Fui desempenhar as minhas funções de clarim ao funeral e a seguir tentar viver enquanto fosse possível. E assim, tudo normal até ao dia 18, em que, de manhã esteve cá novamente o major do serviço de material a fazer alguns reparos na arrecadação, mas concordou com as nossas desculpas.

Dia 19 - domingo:
De tarde estive eu e o sargento Bonito a cintar a mala do falecido Neto para ser enviada para a família.

Dia 22:
Faz quatro meses que embarcámos em Lisboa, e tudo continua normalmente.

Dia 24 - sexta-feira:
Mais um dia de correio, e assim esperamos até à próxima sexta-feira.

Dezembro 67 
Dia 1:
Com mais correio e o patacão, que é o dinheiro.

Dia 2, de manhã:
Estivemos a entregar material a dois pelotões que vão fazer uma operação, e só chegaram no dia 4, ás 21h, mas felizmente correu tudo bem.

Dia 8:
Mais um dia de correio.

Dia 10:
Tivemos prendas simbólicas de Natal, oferecidas pelo Movimento Nacional Feminino.

Dia 11, de manhã:
Estivemos a dar material a dois pelotões que saíram e chegaram no dia 12 de tarde, também não houve problemas.

Dia 14, de manhã:
Estivemos a dar material aos pelotões para irem ao encontro de uma coluna que foi atacada no caminho de Canjadude, onde morreu um alferes e um cabo, e ficou um soldado ferido, este pessoal já vinha de regresso a Portugal.
Às 18h chegou a companhia, e estivemos a receber o material, o qual estivemos a limpar no dia 15 de manhã.
Às 21h fui ao Batalhão tocar ao funeral dos dois militares que ontem faleceram.

Dia 16:
Estivemos a preparar material para três pelotões levarem no dia seguinte para uma operação, o qual distribuímos dia 17, domingo de manhã.

Dia 18 à noite:
Veio cá o alferes Figueiredo com o pelotão que é o que cá se encontra, levantar material para irem ao encontro do IN que anda a roubar numas tabancas aqui próximo. E assim distribuímos o material, também aos poucos que cá ficaram para estarem preparados se o IN nos viesse chatear.
Chegou o pelotão que saiu à noite para onde o IN tinha levado dez vacas e algumas coisas mais mas já não os encontraram.
Às 8h voltaram a sair para Caboca e rebentou uma mina debaixo da Fox que ficou um pouco destruída, mas a malta não correu perigo.

Dia 20:
Estávamos a receber correio quando chegou o furriel das transmissões com uma mensagem do Batalhão, a dizer que na operação que andavam a fazer desde domingo, o cabo Sousa morreu.

Dia 21, às 18h:
Estávamos a jantar, e chegou o pessoal da operação na mata do Geba (SINCHÁ JOBEL). Tinham ido também dois pelotões de outra companhia, da qual morreram um alferes e um soldado, e outro tinha desaparecido, ou seja, não sabem se ficou morto ou preso pelo IN. Dos nossos ainda chegaram a andar 15 perdidos ao fazerem a retirada, mas depois apareceram.

Dia 22, de manhã:
Estivemos a limpar o material que ontem chegou e também a conferir o que faltou, para assim dar baixa dele.

Dia 23:
Organizámos um pelotão entre os especializados, e todos os que estão permanentes, para fazermos serviço durante uns dias, porque os quatros pelotões operacionais vão dois por noite dormir ao mato e são rendidos de 24 em 24 horas e por isso, também precisam de descansar.

Dia 24:
A consoada não podia ser lembrada, e por isso fez-se esquecer com uns copos.

Natal de 1967 - O Mário Alves é o 2.º a partir da direita, com os olhos postos no menu

Dia 25, dia de Natal - segunda-feira:
Ao meio-dia improvisaram-se umas mesas no refeitório que se anda a construir, e foi lá o almoço: batatas com bacalhau. O vagomestre por muito o chatearmos, deu mais um copo de vinho, e houve uma mini garrafa de vinho do Porto para cada dois, que foram oferecidas pela manutenção militar, o nosso capitão ofereceu uns doces. O que devia ser ontem, foi hoje, devido à companhia só estar junta na refeição do meio-dia. E assim passado o Natal, continuou tudo normal.

Dia 29:
O sargento Bonito chamou-me à secretaria para cintar a mala do falecido cabo Sousa para mandar para a família. E assim chega o dia 31.

Dia 31- domingo:
Fim do ano de 1967.

ANO 1968
Janeiro - Segunda-feira - dia de Ano Novo:
Só conhecido por ir à missa. Depois tudo normal.
E assim até ao dia 6, em que tivemos correio.

E seguiu-se até ao dia 11 - quinta-feira:
Chegou o nosso capitão a dizer-nos para prepararmos o material, porque iam sair três pelotões às 3h da tarde

Dia 12:
Houve correio para os que estão no destacamento, já os que foram para o mato só o receberão quando chegarem.

Dia 13, ao meio-dia:
Saiu daqui o helicóptero, a avioneta e dois bombardeiros para irem ter com o nosso pessoal que anda a fazer a operação no Siai,
Às 13 horas chegou o helicóptero com quatro feridos, dois brancos e dois africanos. Diziam que ainda havia mais feridos, por isso, às 14h chegou novamente o helicóptero com mais três feridos, e às 16h voltou novamente com mais três feridos, estes por uma mina que rebentou na coluna que ia buscar ao Che-Che o nosso pessoal.
Um dos feridos foi o major do serviço de material que foi levado directamente para Bissau, e os outros foram de avioneta. Também ficou lá um furriel morto e um soldado todos da mesma companhia, e ainda alguns feridos menos graves, que por ser já noite não puderam ir buscá-los.

Dia 14 - domingo, às 7h:
Já o helicóptero tinha chegado com mais feridos, e às 8h chegou ainda com os restantes. Após o almoço chegou um carro da administração com um elemento IN morto, que apanharam em Piche, e a população fez um festival, quanto mais não fosse, para agradar às tropas.
Às 17h chegou a companhia e disseram que, quem tinha sido ferido foi o Aníbal enfermeiro e o Martins das transmissões, que foram para Bissau, e talvez tenham que ir para a metrópole.
Houve mais oito feridos com menor gravidade, um era o alferes Magalhães e o furriel Amaro, sendo os restantes cabos e soldados, um deles era o Damásio Fonseca.
Também chegou a má notícia que o major faleceu ao chegar a Bissau, o furriel que morreu era da engenharia e o soldado era africano.

Dia 15 - segunda-feira:
De manhã estivemos a conferir o material que tinha chegado na noite anterior, e também pensávamos no soldado que estava em Bissau ferido, mas afinal estava desaparecido, foi o Aguiar de Arrifana.

Dia 16 - terça-feira:
De manhã estivemos a limpar o material, e às 16h chegou um pelotão de morteiros que estava em Piche e vai para Madina do Boé e arrumaram aqui o material.
Após o jantar o nosso capitão mandou-nos preparar o material e distribuí-lo ao pelotão que vai fazer a escolta à nova companhia que vai para Madina render os que lá estão, pois vão para a peluda. Também entregámos o material ao pelotão de morteiros que vão juntos para Madina.
Às 22h fui à secretaria ajudar a cintar a mala do Aníbal enfermeiro para mandar para Bissau, pois ele ia ser evacuado para a Metrópole.

Dia 19 - sexta-feira:
Dia de correio.

Dia 21 - domingo:
Às 16h chegou o pelotão que foi fazer a escolta a Madina que felizmente correu bem, contando também com a escolta dos Fiat e de bombardeiros T-6 em toda a viagem.

Dia 22 - segunda-feira:
De manhã estive com o furriel Pontes a conferir todas as munições.
Também faz hoje seis meses que embarcámos em Lisboa.

Dia 2 4 - quarta-feira:
Faz dois anos que assentei praça em Vila Real, e aqui ainda sou periquito.
Às 16h chegaram os furriéis com muito armamento do Batalhão para o preparar que amanhã vão sair.
Após o jantar continuámos a preparar material: munições, etc. O Oliveira ajudou pouco, por estar de reforço.

Dia 25 - quinta-feira, às 4h30:
Veio o pessoal levantar o material e partiram para o serviço que lhes foi destinado.

Dia 26 - sexta-feira, 16h:
Chegou a companhia que afinal foi ao Che-Che buscar as viaturas e os mortos de uma companhia que, na passada quarta-feira ia para lá, e, foi atacada pelo IN. Tiveram seis mortos e muitos feridos, dos quais alguns foram ontem para Bissau. Os mortos vieram hoje com a minha companhia e, estiveram aqui na capela para serem colocados nas urnas. Eram quatro africanos e dois brancos. Era uma calamidade vê-los, por estarem queimados pelas viaturas que arderam, foi difícil distinguir os brancos dos negros.

Dia 27 - sábado:
Estivemos a fazer limpeza ao material que chegou ontem.
Até ao dia 31 tudo correu dentro da normalidade.

(Continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Mário Alves:
Isto é um diário. Está ali tudo, a alimentação, os mosquiteiros, os transportes, as operações, os feridos, os mortos, as evacuações, a remessa dos bens dos mortos às suas famílias...está ali o sofrimento todo. Parabéns caro Mário Alves.
Um abração
Carvalho de Mampatá.

Valdemar Silva disse...

Caro Mário Alves
Eu e mais pessoal da CART. 2479, pertencente ao BART. 2866, formada no RAL 5, em Penafiel, também fomos no Timor para Bissau, em 18/FEV/1969. O navio tinha outro aspecto do que aparece na fotografia. Julgo que terá sido transformado para transportar tropas e já não tinha os apetrechos de cargueiro. Também fomos de Bissau para perto de Nova Lamego. Fizemos a viagem em LDG até ao Xime e depois em coluna para Bambadinca, Bafatá até
Contuboel. Formamos uma Companhia com africanos e fomos colocados no Quartel de Baixo,em Nova Lamego, a partir Julho/1969 e lá estivemos quase um ano. Ao fim ao cabo fizemos, em datas diferentes, o mesmo percurso de Lisboa até Nova Lamego. Gostava, se te lembrares, de saber como foi feito, em que condições, como eram as estradas, se havia segurança na vossa passagem, o percurso de Bambadinca para Nova Lamego.
Um abraço
Valdemar Queiroz

P.S. no blogue podes ler/ver o meu álbum fotográfico e comparares os sítios com 2 anos de diferença