quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Guiné 63/74 - P13881: In Memoriam (206) Nuno da Costa Tavares Machado, alf mil art, CART 1613, morto em Guileje, em 28/12/1967, e condecoado com a cruz de guerra, de 3ª classe, a título póstumo


O aspirante  miliciano Tavares Machado


O retrato emoldurado do alf mil Tavares Machado com a cruz de guerra  de 3ª  classe com que foi agraciado a título póstumo (Publicaremos em breve o teor dos louvores que originarama  condecoração, de acordo com, a documentação pesquisada pelo nosso colaborador eprm,anete José Martins)


Fotos: © Aníbal Teixeira  (2014). Todos os direitos reservados



1. Mensagem de Aníbal Teixeira, na sequência da publicação do poste P13826 (*)


Data: 12 de Novembro de 2014 às 01:43
Assunto: Re: Guiné- Alferes Tavares Machado



Caro Amigo Luís Graça, bom dia.

Lamento só hoje responder, mas tentamos na casa da minha sogra, aonde habita no Porto, encontrar o álbum de fotografias do Nuno que na ocasião foi entregue á família. Não encontramos, mas temos esperança que havemos de o encontrar para partilhar com o Amigo e camaradas as fotos encontradas.

Entretanto, anexo a foto do Nuno como Aspirante que a sua irmã, minha mulher,  tem no seu escritório e a foto existente na casa da mãe do Nuno no Porto, com a medalha que lhe foi atribuída.

Acredito que em breve lhes darei mais noticias e imagens com o fim de enriquecer memórias quantas vezes incompreendidas pelas novas gerações.

Um forte abraço Amigo .

Anibal e Teresa Teixeira



2. Em 31 de outubro p.p., o nosso editor  Luís Graça escreveu o seguinte a Aníbal Teixeira, cunhado do nosso malogrado camarada:

Caro amigo Aníbal: em resposta às suas perguntas, pertinentes, lúcidas, frontais, sem panos quentes, sobre as circunstâncias da morte do Nuno. nosso camarada,  já deve ter recebido uma mensagem do meu camarada José Martins (*). Infelizmente, não temos meios humanos, logísticos e financeiros para lhe poder facultar mais informação para além daquela que existe no "silêncio" dos arquivos e das publicações...

Esperamos sempre, ao publicar estes materiais no blogue, para além do dever de memória e de partilha, que haja camaradas das subunidades envolvidas na Op Relance (CART 1613, CART 1659, CCAÇ 1622, Pel Caç Nat 51...) com dados ou factos novos. (**)

Infelizmente não temos uma única foto individualizada do Nuno. Podemos partilhar consigo o álbum, a cores, do José Neto, que exerceu funções de 1º sargento da companhia. Há alguns fotos de grupo onde o Nuno pode eventualmente aparecer. Mas não temos legendas detalhadas e o Neto já morreu em 2007.

Em contrapartida, ficar-lhe-íamos gratos, a si e à sua esposa, se nos quiserem mandar algumas fotos do Nuno, do tempo da tropa e da guerra... Será uma forma, digna. de todos lhe prestarmos homenagem e honrarmos a sua memória. (***)

O meu apreço pelo gesto. Um grande abraço. Um beijo fraterno para a sua esposa, um beijo filial para a senhora sua sogra e mãe do Nuno. Luís Graça.

__________________

 Notas do editor: 


1 comentário:

José Marcelino Martins disse...


O post 13826, a que o actual post se reporta, termina da seguinte forma:
«Espero que estas notas, se não vão “apaziguar” as vossas dúvidas e saudades, possam ser uma maneira de “amenizar” tudo aquilo que levantou tantas dúvidas sobre um acontecimento de há 47 anos.

Seguem-se os textos referidos anteriormente [, a publicar, oportunamente, no seguimento deste poste].»

É pena que ainda não tenham sido publicados esses textos que, refiro, são "transcrições" de textos OFICIAIS, que podem ter erros,que devem ser debatidos com factos que comprovem o contrário.

Para conhecimento "geral" (as aspas dizem tudo), qualquer texto que seja colocado com a minha assinatura tem, necessáriamente a validação com, pelo menos, dois textos sobre a matéria versada.

Para quem entenda, basta!