Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Guiné 63/74 - P13868: Parabéns a você (813): António Garcia de Matos, ex-Alf Mil Inf MA da CCAÇ 2790 (Guiné, 1970/72) e Jorga Araújo, ex-Fur Mil Op Esp da CART 3494 (Guiné, 1972/74)
____________
Nota do editor
Último poste da série de 10 de Novembro de 2014 > Guiné 63/74 - P13867: Parabéns a você (812): António da Costa Maria, ex-Fur Mil Cav do Esq Rec Fox 2640 (Guiné, 1969/71) e Ernesto Ribeiro, ex-1.º Cabo At Art da CART 2339 (Guiné, 1968/69)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
António Matos e Jorge Araújo.
Para ambos um forte abraço por este dia especial.
Desejo-vos as maiores felicidades futuras.
César Dias
Olá Camarada
Sou o segundo a desejar, mas ainda não é tarde.
Um dia feliz para todos/as aí de casa e muitos anos de vida para o neófito.
Um Ab.
António J. P. Costa
Aos Camaradas António Garcia e Jorge Araújo, endereço sinceros votos de um feliz aniversário e que, a esta data (10 de Novembro) muitas outras se venham a registar, contando convosco no número dos que a viverão com saúde e alegria!
Abraço de parabens, com votos de um NOVA ANO pleno de FELICIDADE.
Os meus parabéns aos aniversariantes, com um abraço amigo,
Mário Migueis
Caros Camaradas Aniversariantes,
Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.
Muita saúde!
Um grande abraço para cada.
Adriano Moreira
Para estes dois aniversariantes,
António Garcia de Matos e
Jorge Araújo
amigos ganhos aqui no Blogue, de quem tenho em elevada estima e que fazem anos no dia do meu regresso a Portugal depois de 24 meses e 1 dia de comissão na Guiné, endereço os meus parabéns e os votos de boa saúde.
Abraços
Hélder S.
Dois aniversariantes dois abraços de parabéns.
Para o António Matos um especial até um dia.
Haja saúde.
José Câmara
Jorge, bom amigo e camarada:
O facto de teres andado e penado pelos mesmos sítios que eu eu, embora com uma diferença de dois anos (eu, em 1969/71, tu em 1972/74), cria uma enorme cumplicidade entre nós...
Quarenta e tal anos depois, esses topónimos (Madina Colhido, Baio, Buruntoni, Ponta Varela, Gundagué Beafada, Rio Udunduma, Xime, Rio Geba, Samba Silate, Nhabijoes, Amedalai, Dembataco, Taibatá, Poindom, Ponta do Inglês, Rio Corubal, Enxalé...) continuam a mexer connosco, contigo, comigo...
Quantas recordações, boas e más, quantas emoções, imtensas, nos traz a evocação desses esses lugares!...
Em dia de anos, no teu dia, a fechar o pano, só agora consigo ter um minuto para te escrever estas palavras de circunstância...
Em pleno coração da Guiné, no extremo ocidental da zona leste, do chão fula, conhecemos, tu e eu, um bocadinho do inferno... Às vezes parece que tudo se resumiu aos três G: Guileje, Gadamael, Guidaje... A guerra no Xime n~ºao fera doce, foi travada taco a taco, e comneçou antes de 63, prolongou-se para lá de 74 e da nossa saído do território... Se os poilões falassem, os do Xime e os do Bambadinca, falariam a sangrar...
Mas tu hoje merecesses outras, palavras, de miminhos e confortos... Que tenhas, pois. uma bela festa aí em casa, com a tua família... A Tabanca Grande associa-se à vossa alegria...UM beijinho para a tua senhoar professora doutora, um xicoração fraterno, para ti, do camarada Luís Graça.
O que dizer-te, António Garcia de Matos, sem que as palavras interfiram no "campo de minas" das tuas memórias ?
Está tudo armadilado, estamos todos armilhados... Mesmo não tendo andado pelos teus sítios, "tropecei" demasiadas vezes com esses "brinquedos de morte" que tu tratavas com pinças e mãos de veludo... Tenho, sempre tive, muito respeito (e admiração) pelo teu/vosso trabalho de "ourives"... Vocês falavam com "elas", distraíam-nas e tiravam-lhes as entranhas mortíferas enquanto as seduziam... Grandes cabras, essas minhas e armadilhas, as bailarinas da morte e da destruição!
Não posso, neste dia de alegria para ti, teus familiares e amigos, deixar de evocar o passado e o teu valoroso trabalho como sapador... Quero brindar ao teu futuro, à tua saúde, ao teu karting!... E, pronto, nunca te esqueças da tua Tabanca Grande. Não precisas de GPS, sempre que te apetecer voltar... Luís Graça
Parabéns e felicidades e muita saúde da boa para este duo para que continuem a deliciar-nos com as vossas histórias
Um abraço
Colaço
Aoa nosos amigos e camaradas;
Conheço melhor o Jorge Araujo por leituras interessantes que tenho encontrado no blogue mas tenho a mesma consideração e amizade pelo António Garcia Matos.
Para ambos parabéns e muitas felicidades e um grande abraço.
Francisco Baptista
Parabéns ao Matos e ao Jorge Araújo muitas felicidades e muitos anos de vida.
Valdemar Queiroz
Caríssimos Camaradas,
Agradeço, sensibilizado, as palavras e os votos que tiveram a amabilidade de me enviar, ontem, dia de mais um aniversário.
Que tenham uma óptima semana, com mais saúde e menos stress.
Um abração para a «TABANCA».
Jorge Araújo.
Aos camaradas António e Jorge, com votos de muitos, prósperos e felizes.
Manuel Luís Lomba
A todos quantos se me dirigiram e parabenizaram, aqui fica um sentido obrigado pelas vossas palavras.
Por razões que a razão NÃO desconhece, afastei-me de algum modo deste blog.
Este afastamento não impede, porém, que com alguma frequência o visite, em silencio, pé-ante-pé como quando me aproximava do objectivo militar para emboscar ...
Claro que aqui não embosco mas defendo-me.
Não ataco ; aprecio as movimentações ...
Como bem diz o Luís Graça, está tudo minado e armadilhado e muitas vezes não nos apercebemos disso ...
É a lei das coisas com a teoria da selecção natural no seu melhor ...
Vamos falando ...
Abraços,
António Matos
Enviar um comentário