domingo, 21 de dezembro de 2014

Guiné 63/74 - P14059: Blogpoesia (396): Meu poema da manhã (J.L. Mendes Gomes, em Berlim)

Meu poema da manhã…

por J. L. Mendes Gomes

Precisava aqui dum rio manso e verde
A fluir.
Lançaria meu barco sobre ele
E deixava-me ir, livremente,
Pelo seu leito,
Beijando as margens
E sorrindo,
Ao alvorecer desta manhã.
Não precisaria de fazer esforço inglório
De remar contra a corrente.

Seguiria à sorte,
Como uma folha seca
Que nele tombou
Ao cair da tarde
E ainda não afundou.

Oiço toadas lindas,
Vindas não sei de onde.
Não as consigo
Captar.
Que o sol nascente
Me liberte deste escolho
E me leve em frente,
Como nuvem branca,
A flutuar no céu.

Tenho horas marcadas
No tempo. 
Quero cumpri-las,
Religiosamente.
Quero levar bons dias,
Por essas casas,
Minhas amigas,
Anunciar a esperança
Dum dia novo,
Rico de luz
E também de paz.

Ouvindo Hélène Grimault em adágio de Mozart

Berlim, 19 de Dezembro de 2014, 7h9m
Joaquim Luís Mendes Gomes
[ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66]
_____________

Sem comentários: