segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15487: Efemérides (205): Imposição de Medalhas Comemorativas aos Combatentes, dia 8 de Dezembro de 2015, no Regimento de Infantaria 13 de Vila Real (Fernando Súcio)

1. No passado sábado, na Tabanca dos Melros, o nosso camarada Fernando Súcio, que foi Soldado Condutor do Pel Mort 4275, Bula, 1972/74, disse-me que já tinha recebido a Medalha Comemorativa das Campanhas, requerida há algum tempo. 
Porque, lembrou-me o Fernando, tinha sido eu que o ajudei no requerimento, pedi-lhe que me enviasse algumas fotos da cerimónia, levada a efeito no passado dia 8 de Dezembro de 2015, no RI 13 de Vila Real, a fim de serem publicadas no nosso Blogue.

Mensagem do Fernando datada de 13 de Dezembro de 2015:

Amigo Carlos, 
Como o prometido é devido, aqui vão as minhas fotos relativas à imposição da minha Medalha Comemorativa das Campanhas da Guiné.
O meu muito obrigado pela tua preciosa colaboração. 

Os meus votos de Boas Festas para todos os camaradas da Tabanca Grande. 
Fernando Súcio


Parada do RI 13 - Guarda de Honra e os Combatentes a quem iriam ser impostas as Medalhas Comemorativas das Campanhas

Convívio entre militares e ex-militares após a cerimónia

Fernando Súcio no RI 13, Unidade Militar do seu Distrito

Mais uma foto para a posteridade


2. Comentário do editor:

A propósito desta cerimónia, relativa ao nosso camarada Súcio, lê-se, principalmente no Facebook, e ouvem-se alguns camaradas, após receberem a sua Medalha, dizerem que finalmente lhes foi concedida a Medalha Comemorativa das Campanhas. Nada mais errado. As Medalhas foram-nos atribuídas no fim de cada Comissão de Serviço, só que as mesmas nos foram sonegadas durante dezenas de anos. Muitos de nós nem sabíamos que tínhamos direito a recebê-las.
Não deveria ser necessário requerê-las, antes sim, ser-nos perguntado em tempo útil se as queríamos receber ou não.
Tenho incentivado todos os Combatentes que conheço a solicitá-las porque é a derradeira cerimónia a que temos direito antes de morrer. E acredite quem ainda não as recebeu, que normalmente as cerimónias de imposição tem muita dignidade, aquela a que temos direito pelo nosso passado de combatentes por Portugal.

Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 1 de dezembro de 2015 Guiné 63/74 - P15431: Efemérides (204): 1º de dezembro de 1640: 0 hino da Restauração cantado pelo Coro dos Mineiros de Aljustrel e tocado por 27 bandas de todo o país, em Lisboa. na praça dos Restauradores

3 comentários:

Anónimo disse...

O que merece ser feito merece ainda mais, merce ser bem feito (S.Tomás de Aquino dixit).

Alguns, como eu, receberam as medalhas mas não souberam ou não quiseram apresentar-se no blog, pelo contrário, o Súcio exibe-se aqui com todo o aprumo e garbo. Honra ao Súcio.

Um abraço
Carvalho de Mampatá.

Anónimo disse...



Camarada e amigo Fernando Súcio:

Essa medalha fica-te muito bem e é com mérito que tens direito a usá-la por toda a camaradagem de que tens dado provas.Tu és puro e cristalino como as águas da serra do Marão. Associadas às melhores qualidades de um camarada tens as melhores qualidades de um transmontano que bebeu das mesmas fontes dos mais velhos. Nunca te arrependas de ser quem és.
Eu como transmontano tenho orgulho em te ter conhecido e ter reconhecido em ti as virtudes dos velhos transmontanos.
Um grande abraço. Francisco Baptista

Anónimo disse...

Que mais posso acrescentar ao que já foi dito? Parabéns ao Fernando Súcio e a todos aqueles que não sentem vergonha de terem cumprido o seu serviço militar.
O nosso amigo e editor Carlos Vinhal chama-nos a atenção para um facto que é muito importante: a concessão da Medalha, que não nos foi concedida em tempo útil. Assim convido-vos a procurarem na caderneta militar o averbamento da concessão da referida Medalha. Para os que cumriram mais de três anos de serviço sem castigos, também deve estar averbado o comportamento de 1a. Classe a que dava direito à Medalha de Cobre de Comportamento Exemplar.
Um abraço amigo.
José Câmara