domingo, 13 de dezembro de 2015

Guiné 63/74 - P15481: Agenda cultural (446): Lançamento do livro "Marinha de Guerra Portuguesa – do Fim da II Guerra Mundial ao 25 de Abril de 1974”, de Pedro Lauret, 4ª feira, dia 16, no Museu da Marinha, às 18h. Apresentação a cargo do alm Fernando Melo Gomes e dr. Artur Santos Silva






1. Mensagem de 11 do corrente, do nosso camarada, Pedro Lauret, cmdt mar e guerra ref, grã-tabanqueiro da primeira hora (, em termos de antiguidade, é membro da Tabanca Grande desde 20 de junho de 2006):

Caro Luís Graça,

No próximo dia 16 de Dezembro vai ser apresentado o livro da minha autoria com o título “Marinha de Guerra Portuguesa – do Fim da II Guerra Mundial ao 25 de Abril de 1974”.

Apresentarão o livro o Almirante Melo Gomes e o Dr. Artur Santos Silva.

Gostaria muito de contar com a tua presença. Caso entendas ser adequado gostaria que difundisses o convite pelo nosso blogue.

Abraço,.
Pedro Lauret


2. Sinopse: A Marinha de Guerra Portuguesa – do fim da II Guerra Mundial ao 25 de Abril de 1974 é um retrato que percorre três décadas em que se registaram mudanças de grande significado em Portugal e na sua relação com a comunidade internacional. Nesta obra é documentada de forma exaustiva a evolução da Armada a partir de 1945 – da missão à política, aos navios e seus equipamentos, à organização, aos processos, às telecomunicações, aos estudos hidrográficos. Para os militares, mas também para o público em geral, esta é uma obra de referência e de consulta obrigatória para conhecer de uma forma mais aprofundada este período da nossa História.




3. Sobre o autor:

Pedro Manuel Cunha Lauret de Saldanha e Albuquerque nascido em Lisboa a 23 de janeiro de 1949, capitão-de-mar-e-guerra na situação de reforma.

Entre 1960 e 1967 efetua os estudos secundários no Liceu Camões, em Lisboa, onde é dirigente da Ação Católica, participando nas movimentações estudantis que nesses anos ocorreram.

Ingressa na Escola Naval em 1967, terminando o curso de Marinha em 1971.

É um dos fundadores, em 1970, de uma organização politica clandestina de Oficiais da Armada de oposição ao Estado Novo. Em setembro de 1971 inicia uma comissão na Guiné, como oficial imediato da Lancha de Fiscalização Orion, exercendo uma intensa atividade operacional até agosto de 1973, tendo participado no início das operações conhecidas pelo cerco a Guidage em maio de 1973, e participado nesse mesmo mês e seguinte nos acontecimentos Guileje, Gadamael. 

Em outubro de 1973, já na Metrópole, efetua, com outros oficiais, a ligação ao Movimento dos Capitães por designação de um grupo de oficiais da Armada. Faz parte da comissão que redigiu o Programa do Movimento das Forças Armadas e outros importantes documentos – em conjunto com Vítor Alves, Melo Antunes, Franco Charais, Vítor Crespo e Almada Contreiras.

Após o 25 de Abril integra o gabinete do almirante Pinheiro de Azevedo, chefe do Estado-Maior da Armada e membro da Junta de Salvação Nacional. Faz parte da Comissão Coordenadora do MFA Armada, da Assembleia do MFA Armada e da Assembleia do MFA Nacional. Em 1981 frequenta e termina uma pós graduação em Estratégia e Organização no Instituto Superior Naval de Guerra.

Em 1986 passa à reserva e depois à reforma, iniciando atividade empresarial no âmbito da engenharia e consultoria informática.

Membro fundador da Associação 25 de Abril, integra atualmente a sua Direção. Coordenou a equipa que produziu o site da Associação 25 de Abril e o site Guerra Colonial. Coordenou a obra Os Anos de abril, coleção de oito volumes produzida para o Grupo Cofina e editada em 2014.

Atualmente dirige um projeto de investigação histórica designado «Marinha: do fim da Segunda Guerra Mundial ao 25 de Abril de 1974». Foi agraciado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.

Fonte: Texto e foto: Cortesia de Verso da História


Guiné > Região de Tombali > Rio Cacine > 1971 ou 1972 >  Nesta foto vemos o  Pedro Lauret (então 2º ten), imediato da LFG Orion (1971/73), na ponta do navio, a navegar no Rio Cacine, tendo a seu lado o comandante Rita, com quem ele faria a primeira metade da sua comissão na Guiné. "Um grande homem, um grande comandante", escreveu ele…

O 1º ten José Manuel Baptista Coelho Rita, já falecido,  foi comandante do NRP [, Navio da República Portugesa,] Orion, de 7/12/1970 a 15/10/1972.

Foto: © Pedro Lauret (2006). Todos os direitos reservados.

_____________

2 comentários:

Luís Graça disse...

Presumo que o dr.Artur Santos Silva seja ao presidente do CA da Fundação Calouste Gulbenkian, que também fez parte do 7º CEORN... Ou seja, é um camarada da Reserva Naval... Não sei se chegou a ir ao "ultramar", em missão de serviço.

http://www.reservanaval.pt/revistaorn/revistaAORN_11.pdf


O alm Fernando Melo Gomes, por sua vez, foi chefe do Estado Maior da Armada, até 2010. Ingressou na Escola Naval em 1965...

O Pedro Lauret ingressou na Escola Naval em 1967.

Ao nosso grã-tabanqueiro Pedro Lauret só posso desejar um grande sucesso para o seu livro. Vamos ver se consigo lá dar um salto, 4ª feira, ao fim da tarde, ao Museu da Marinha. LG

Anónimo disse...

Pedro Lauret
13 dez 2015 15:14



Obrigado Luís,
De facto o dr. Santos Silva é o Presidente da FCG e ex-oficial RN e não fez nenhuma comissão, era oficial de Administração Naval
Abraço