XII Encontro da CART 1742 (OS PANTERAS)
Nova Lamego/Buruntuma 1967/1969
28 de Maio - Creixomil - Guimarães
28 de Maio - Creixomil - Guimarães
Apesar da intempérie que se abateu no dia 28 de Maio último na parada do Pavilhão Multiusos de Guimarães, o pessoal da CART 1742 respondeu à chamada do oficial de dia, camarada José Ribeiro, para dar início ao 12.º convívio, cuja chama ao longo dos anos continua acesa com bastante intensidade.
Este ano tivemos a grata surpresa de voltar a rever um camarada Adão que nunca tinha participado, e que desta vez nos honrou com a sua presença. Também pela primeira vez "esteve presente" o furriel Nogueira, representado pelo seu filho, o que para nós foi motivo de uma grande satisfação e alegria, já que a malta nutria por ele um carinho especial. Que descanse em paz.
Em relação ao Adão, conhecido pelo "Valha-me Deus" por ser muito religioso, foi um dos muitos soldados Portugueses que ficaram estropiados, hoje usa uma prótese na perna direita por ter sido vítima da explosão de uma mina anti pessoal, incidente que ocorreu em Janeiro de 1969, durante um reconhecimento na zona de Buruntuma/Camajabá, da qual a CART 1742 era responsável, incluindo a Ponte Caium. O Adão desviou-se do trilho em que estava posicionado, depois de ouvir lá na frente o alerta de mina, acidente que ao ser ainda hoje recordado por este homem, faz correr lágrimas pelo rosto dos seus camaradas e amigos de então.
Depois da chamada da tropa pelo oficial de dia, a companhia deslocou-se em passo de corrida (viaturas) para a Igreja Paroquial de Creixomil, na qual foi celebrada missa pelo Pároco local em memória de todos os combatentes falecidos na guerra do Ultramar Português.
Dali o pessoal dirigiu-se-se para o local do repasto, que já se fazia tarde, onde fomos obsequiados com um lauto manjar minhoto.
Foi mais uma jornada de salutar convívio, e de afirmação castrense, entre camaradas que outrora, lá na terra longínqua da Guiné Portuguesa, se bateram pela sua Pátria, dignificando a sua Bandeira com sangue, suor e lágrimas, que ainda hoje, rebeldes, descem pelas faces como que recordando tempos idos, na qual ainda meninos e moços se transformaram em homens.
Abel, Rui e esposa, Hilário
Mendes, Correia e ao fundo o Peixoto
Olha que quatro, Abel, Maurício, Neto e Oliveira atrás
Alípio, Abel e Barbosa
O eterno feminino
Foto de família
Hilário, Viola, Nogueira Filho, Adão, Lopes e Alves
Um aspecto da sala, com o Guilherme e esposa
Alferes Figueiredo sempre presente, com a filha
Filho do Furriel Nogueira
Bolo Comemorativo
De salientar ainda a presença das nossas esposas, mães dos nossos filhos, que também sofreram, connosco e em silêncio, as agruras da guerra. Para elas um beijinho de reconhecimento.
Para finalizar o encontro, já o fim do dia se aproximava, foi entregue a todos os camaradas o certificado de presença e uma peça do artesanato local, por sua vez a Junta de Creixomil associando-se ao acto, entregou um guião da sua Freguesia. Para estes autarcas o nosso bem-haja.
Certificado de presença no Encontro
Peça de artesanato
Guião da autarquia de Creixomil
Vivam os Combatentes de Portugal.
Abel Moreira dos Santos
Ex-Soldado At Art da CART 1742 - "Os Panteras"
Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69
____________
Nota do editor
Último poste da série de 3 de junho de 2016 Guiné 63/74 - P16162: Convívios (752): 11º Convívio da CCaç 1426, 9 de Julho, no Seixal (Fernando Chapouto)
Sem comentários:
Enviar um comentário