segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Guiné 63/74 - P16719: Álbum fotográfico de Luís Mourato Oliveira, ex-al mil, CCAÇ 4740 (Cufar, dez 72 / jul 73) e Pel Caç Nat 52 (Mato Cão e Missirá, jul 73 /ago 74) (2) - Bolama, Centro de Instrução Militar (parte II)


Foto nº 8 > Bolama, cidade colonial



Foto nº 9 > Bolama.jardim [, com a estátua em bronze  de Ulisses Grant ]


Foto nº 10 > Bolama, vestígos de tempos melhores [, quando Bolama era a capital da Guiné, desde 1879 até 1941]


Foto nº 11 > Bolama, tabanca bijagó


Foto nº 12 > Bolama, tabanca bijagó


Foto nº 13 > Bolama, destacamento


Foto nº 14 > Bolama, destacamento




Foto nº 15 > Bolama. tabanca bijagó

Foto nº 16 > Bolama, anoitecer


Foto nº 17 > Bolama, destacamento


Foto nº 18 > Bolama, destacamento



Guiné > Bolama > Centro de Instrução Militar (CIM) > c. jun/jul 1973 > Estágio do Luís Oliveira, de preparação para o comando de subunidades africanas. (*)


Fotos (e legendas): © Luís Mourato Oliveira (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Luis Mourato Oliveira, nosso grã-tabanqueiro, que  foi alf mil da CCAÇ 4740 (Cufar, 1972/73) e do Pel Caç Nat 52 (Mato Cão e Missirá, 1973/74).

Recorde-se que o nosso camarada Luís Oliveira era de rendição individual e que, vindo do Cufar, foi para o CIM de Bolama, em junho ou julho de 1973, antes de ir  comandanr o Pel Caç Nat 52, no setor L1, zona leste (Bambadinca). É aí que ele irá terminar a sua comissão e extinguir o pelotão.

Esteve duas semanas no Centro de Instrução Militar de Bolama, e depois uma semana em Bissau, recebendo formação sobre usos e costumes dos povos da Guiné bem como sobre ação psicossocial  e dando ainda intrução militar a "mancebos" do recrutamento local.

 Dessa passsagem pelo CIM de Bolama, publicam-se mais umas tantas fotos do seu álbum, que veiram com lacónicas legendas...

Temos algumas dúvidas que ele poderá, posteriormenrte, esclarecer:

Fotos nºs 16, 17 e 18  > Quando o autor se refere ao "destacamento de Bolama", julgamos tratar-se de São João, do outro lado do "canal do porto" (que liga ao Rio Grande de Buba), e onde havia na altura (em junho/julho de 1973) um grupo de combate destacado. Pela conversa com ele ao telefone, percebi que esteve também em São João, que ficava frente a Bolama.

Sobre Bolama há mais de uma centena de referências no nosso blogue. Sobre a história e as gentes de Bolama, escreveu recentemente um livro, profusamente ilustrado, o nosso amigo lusoguineense, António Estácio, também membro da nossa Tabanca Grande.

_____________

Nota do editor:

2 comentários:

alma disse...

Quando cheguei a meio da comissão, fui convidado a ir para Bolama. Recusei. Preferi a vida de Destacamento, onde era o Comandante, convicto de que seria difícil adaptar-me a um Quartel "normal" O Destacamento de S.João, era no meu tempo ocupado por um Pel.Caç.Nat., comandado pelo Alf.Santos, meu Camarada em Vendas Novas. Abraço J.Cabral

Anónimo disse...

Amigos e camaradas,
Quando estive no Destacamento de São João, Dez1971/Dez1972, havia dois PelCaçNat, o 56 e o 66.
Quando ali cheguei,o 56 era comandado pelo Sr. Alf António Baía Ribeiro (foi médico anestesista e vive na áera do Porto). Foi substituído pelo Sr. AlfMil Baptista.
O 66 era comandado pelo Sr. AlfMil Carvalheira (admito haver alguma confusão no nome) e que também era o comandante do Destacamento. Foi substituído no comando do pelotão pelo Sr. AlfMil Novais (veio de uma companhia de Piche).
Com a rendição do AlfMil Carvalheira o Destacamrnto de São João passou a ser comandado pelo Alf. Baptista.
Ao tempo, para além da sua actividade normal, o Destacamento de São João também servia de treino operacional para os novos graduados a integrar nas tropas africanas.
O enquadramento das fotos não é o melhor, mas julgo reconhecer o Destacamento de São João. O tanque de água é uma relíquia que ali chegou depois da minha partida. Outro pormenor que me chamou a atençåo foi a altura do capim dentro do arame farpado.
Cumprimentos.
José Câmara