domingo, 13 de novembro de 2016

Guiné 63/74 - P16714: Blogpoesia (480): "Cada dia tem sua farda..."; "Gosto das cegonhas..." e "Espanejo as minhas asas...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Cada dia tem sua farda...

Cada dia a sua farda.
Umas vezes negra,
Outras fulgurante.

Varia o fardo.
Umas leve outras pesado.

É do sol a culpa
Que os fabrica.
Segundo um critério
Que não tem regra.
Parece ao calhas.

Que importa à gente
Fazer as contas,
Se quem as soma,
Tudo baralha
E não dá conta.

Foi sempre assim.
Ele não engana.
Tantas vezes, triste,
As mais, contente.
É o que vale...

Berlim, 11 de Novembro de 2016
8h34m
JLMG

************

Gosto das cegonhas...

Quem não gosta delas?
Como são belas, graciosas,
de asas largas,
a navegar no ar como se fossem caravelas.

Na hora certa, se vão e voltam
das suas paragens.
Como são valentes, corajosas,
estas obreiras.
Independentes.
Não sobranceiras.

Juntam-se à gente,
pelas estradas,
sem estorvar.

Sorriem dos postes.
Com suas crias.
São bem pacíficas.
Ganham a vida
pelas lezírias.
Não se guerreiam,
Vivem em paz.

Berlim, 7 de Novembro de 2016
8h49m
JLMG

************

Espanejo as minhas asas...

Na candura deste sol nascente,
espanejo minhas asas
e revejo ao fundo as fragas e as campinas verdes
onde corre um rio.

Banho minha alma em chama
na imensidão deste mar azul.

Saboreio as ondas que meu corpo banham
E entoo loas ao meu Criador.

Como é suave a vida sem as tempestades.
Como seria bela a terra
se nela houvesse paz...

Berlim, 13 de Novembro de 2016
8h8m
JLMG
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 de novembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16689: Blogpoesia (479): "Quero lá saber..."; "Minhas trouxas..." e "Melodia dum piano e duma orquestra...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: