quarta-feira, 7 de junho de 2017

Guiné 61/74 - P17444: Convívios (808): Encontro de RANGERS, alguns antigos combatentes na Guiné. Homens que cruzaram as suas vidas com a guerra colonial. (José Saúde)



1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem. 

Encontro de RANGERS, alguns antigos combatentes na Guiné


Homens que cruzaram as suas vidas com a guerra colonial 
Sábado, 3 de junho de 2017, Restaurante Praxedes, Setúbal, um dia que ficará, com certeza, selado com lacre substancialmente consistente no baú das recordações de antigos RANGERS, cujo destino militar foi frequentarem o 1º Curso de Operações Especiais/Ranger no já distante ano de 1973. 

Foi enorme a maré de emoções. Visualizámos silhuetas humanas que o tempo ousou alterar. Uns com falta (já muita) de cabelo; outros com ele já esbranquiçado; pesos corporais a mais registados em balanças que teimam em não regredir inquestionáveis verdades consumadas; rostos transformados pelo ónus de uma vida que já vai longa, restando porém a certeza que ainda por cá continuamos, felizmente, como seres viventes. 

Recordámos os velhos tempos, dissecámos constantes conversas onde a temática assentou, evidentemente, na dureza militar com a qual nos confrontámos durante o ciclo de uma especialidade que muito nos ajudou a crescer como homens e, claro, como militares. 

Camaradas que cruzaram as suas vidas com a guerra colonial. Entrosaram-se convicções pessoais com estadias em Angola, Moçambique e Guiné. Falou-se da guerra e, logicamente, de Lamego, melhor, de Penude com a sua mítica Serra das Meadas, bíblia sagrada para a comunidade ranger. 

À tona da conversa surgiram, como é absolutamente admissível, as operações levadas a cabo por terras durienses. Falou-se da “Largada”, das “24 horas de Lamego”, da “Dureza 11”, do “Calvário”, enfim, um rol de inestimáveis contratempos que nos preparam para uma peleja que ditava ordem e sobretudo precaução. 

Curioso foi o detentor do encontro ter sido proporcionado pelo camarada, ex-Alferes Miliciano Alberto Grácio, que conheceu os meandros da guerra em solo guineense. O ranger Grácio pertenceu ao BCAÇ 4615, sediado em Teixeira Pinto, e cruzou os anos de 1973/1974, sendo também ele um dos militares que conheceram a guerra e a paz.

Por razões, creio que óbvias, não me vou alargar com a narrativa, direi, de forma sucinta, que em Setúbal, num almoço servido maravilhosamente pelo camarada ranger Praxedes, reencontraram-se condiscípulos de tropa, ou seja, rangers que cruzaram os mesmos espaços em Penude e que não se viam há 44 anos. 

A brilhante ideia do Grácio colheu excelentes opiniões, ficando a certeza que para o ano o nosso almoço (mancebos do 1º turno de 1973) será por terras nortenhas. 

Como nota de rodapé é justo mencionar que fizeram questão em marcar presença três dos nossos instrutores: os então Aspirantes Milicianos Jacob (um Alferes que conheceu o conteúdo da guerra na Guiné) e o Seixal, assim como o Cabo Miliciano Peixoto.

Valeu a pena!... 




Um abraço, camaradas

José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________ 
Nota de M.R.: 

Vd. último poste desta série em: 

7 DE JUNHO DE 2017 > Guiné 61/74 - P17442: Convívios (807): XIII Convívio da Companhia de Artilharia 1742 (OS PANTERAS), levado a efeito no passado dia 27 de Maio de 2017 em Ribeirão, Famalicão (Abel Santos, ex-Soldado Atirador)

2 comentários:

alberto gracio disse...

Amigo e camarada Ranger José Saúde.

O texto que publicaste com grande relevo, demonstra a tua sinceridade em relação a este encontro, cujo objectivo foi e será, reforçar os laços de amizade que começou no longínquo Janeiro de 1973. Na verdade....cada convívio tem sido mais concorrido...isto porque cada participante tem trazido mais outro.
Faço-o sempre com espírito altruísta... e espero que para o ano....nas minhas bandas sejamos ainda mais.
Um grande abraço a ti, a todos aqueles que se deslocaram de diversos locais deste país e ao ranger Praxedes (mais novo) um grande abraço,
Alberto Grácio

José Pedro Neves disse...

Grande Amigo e Camarada Ranger, José Saúde.
Como sabes, também estive presente e concordo plenamente com o que descreveste, a ansiedade, a emoção e o prazer de reencontrar, os "jovens" que fomos ontem, hoje "cotas", devido ao passar dos anos, mas sempre com o espírito RANGER, que nos foi ministrado em Penude.
Um obrigado ao Alberto Gracio e a todos os presentes, por nos terem proporcionado um dia de alegrias, recordações e saudável convivência.
Venham mais...
Com Amizade
José Pedro Neves