quarta-feira, 7 de junho de 2017

Guiné 61/74 - P17442: Convívios (807): XIII Convívio da Companhia de Artilharia 1742 (OS PANTERAS), levado a efeito no passado dia 27 de Maio de 2017 em Ribeirão, Famalicão (Abel Santos, ex-Soldado Atirador)



1. Em mensagem do dia 2 de Junho de 2017, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69) enviou-nos o rescaldo do XIII Encontro da sua Unidade, levado a efeito no passado dia 27 de Maio em Ribeirão, Famalicão.


XIII Convívio da Companhia de Artilharia 1742 
(OS PANTERAS

Nova Lamego e Buruntuma  (1967/69)


No passado sábado, dia 27 de Maio, mais uma vez a CART 1742 se reuniu para mais um convívio que coincidiu com o 50.º aniversário da partida para terras de África, onde foi colocada na antiga Província da Guiné Portuguesa, no sector Leste (L 4), Nova Lamego. Meio século vivido com muitas experiências, ao lado de quem mais gostamos e sempre nos acompanhou.

O dia do nosso encontro anual é o momento próprio e sempre esperado, para podermos celebrar com um abraço forte e sincero, a beleza da amizade que o tempo nunca apagará.

O ponto de encontro foi junto do Museu da Guerra Colonial, situado no Lago Discount, em Ribeirão Vila Nova de Famalicão. Ali a malta foi recebida pelo responsável, Alferes Silva, que nos proporcionou uma visita guiada ao Museu, onde fomos surpreendidos com o espólio que apresenta aos visitantes. A visita foi precedida pelo hastear da Bandeira Nacional acompanhada pelo Hino Português.

Uma vez no interior, foi prestada homenagem com deposição de uma coroa de flores, junto ao painel onde se encontram inscritos os nomes de camaradas mortos no Ultramar.

Depois da visita ao Museu, a Companhia deslocou-se para o centro da Vila de Ribeirão, mais propriamente para Igreja local, onde foi celebrada a Eucaristia em sufrágio de todos os camaradas falecidos.
As cerimónias no exterior terminaram junto ao monumento dos Veteranos de Guerra, onde fomos recebidos pelo Presidente do Núcleo de Ribeirão, senhor José Ferreira dos Santos que se associou à homenagem prestada aos combatentes da Vila de Ribeirão, com a deposição de uma coroa de flores e guardado um minuto silêncio.

Terminadas as cerimónias no exterior, passámos para outra não menos importante no interior do Restaurante Casa do Lindo, o almoço/convívio.

Foi mais um dia de convívio salutar que demonstrou o fervor castrense daquela malta.

Seguem-se algumas fotos do acontecimento.


Hastear da Bandeira Nacional

Assistindo à palestra sobre o espólio do Museu

José Araújo e Abel Santos

Mural dos mortos

O Pároco de Ribeirão na durante a celebração eucarística

Da esquerda para a direita: Araújo; Mendes; Ferreira dos Santos, Presidente do Núcleo de Ribeirão e Abel Santos

O Presidente do Núcleo de Ribeirão Ferreira dos Santos e Abílio Machado

Foto de grupo

Abel, Ferreira dos Santos, Mendes e Araújo

Presidente do Núcleo de Ribeirão discursando

Entrega dos certificados de presença

Abel Santos recebendo o certificado de presença.
____________

Nota do editor

Último posteda série de 4 de junho de 2017 > Guiné 61/74 - P17429: Convívios (806): Reencontro de companheiros ex-combatentes da 2.ª Companhia do BCAÇ 4512/72, Jumbembém e Farim, levado a efeito no passado dia 27 de Maio, em Fátima (Manuel Luís R. Sousa)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Muito bem, Abel Santos.
Estes encontros nunca, até as nossas forças permitirem, deveriam acabar. Os nossos
filhos e netos devem continuar com estes eventos.
Lembro-me (anos 80) que um meu colega de trabalho ia, todos os anos, assistir às comemorações da 1ª. Grande Guerra, Av. da Liberdade, em Lisboa, por lá desfilar/aparecer o avô que tinha estado na guerra. Ainda lá vai com os filhos nas comemorações da Batalha de La Lys.
Um abraço
Valdemar Queiroz