quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19510: Fotos à procura de... uma legenda (114): O Virgílio Teixeira, num qualquer dia de novembro de 1967, quando foi a Sonaco comprar uma vaca...


Guiné > Região de Bafatá > Sonaco > Novembro de 1967 > Sinalização de trânsito: placa de confirmação de localidades e distâncias quilométricas. O fotógrafo, Virgílio Teixeira (à direita), não  se lembrava exatamente do local onde foi tirada a foto. Sabemos, pelas distâncias indicadas, que  ele estava em Sonaco, ou imediações de Sonaco, a 30 km, a nordeste de Nova Lamego. E o que é que lá foi fazer ? Comprar vacas... A tropa só ia a Sonaco, para comprar vacas... Temos escassas referêmncias a Sonaco (pouco mais de meia dúzia).

Foto  (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guiné > Zona Leste > Setor L2 (Bafatá) > Contuboel > Centro de Instrução Militar de Contuboel >  15 de Julho de 1969 > CCAÇ 2590 / CCAÇ 12 (1969/71) > Da esquerda para a direita: o alferes miliciano Francisco Magalhães Moreira (1º Gr Comb), o fur mil  Tony Levezinho ( (2º Gr Comb), o o fur mil António Fernando R. Marques, o alf mil José António G. Rodrigues ( já falecido) e o fiur mil Joaquim Augusto Matos Fernandes (furriel) (estes três últimos do 4º Gr Comb), preparando-se para sair até Sonaco (a nordeste de Contuboel), local aprazível, banhado pelo rio Geba, tal com Contuboel e onde "não havia guerra" (*)


Guiné > Zona Leste > Setor L2 (Bafatá) > Contuboel > "Em 10 de Julho de 1969, numa canoa no Geba a caminho de Sonaco... Reconhecem-se da esquerda para a direita o Tony Levezinho, eu, o alf Francisco Moreira, o Rocha, condutor, o alf Rodrigues, já falecido, e o djubi, manobrador da canoa, de pé", diz o Humberto Reis.

A CCAÇ 2590 (mais tarde, CCAÇ 12) realizou os exercícios finais da instrução de especialidade dos seus soldados africanos, e a IAO, entre 6 e 12 de julho, a 10 km a norte de Contuboel. A recruta foora dada pela malta da CART 2479 / CART 11, dos nossos amigos e camaradas Valdemar Queiroz, Abílio Duarte, Renato Monteiro, etc. As praças, do recrutamento local, ainda não tinham camuflados,  envergavam a  farda nº 3 e levavam balas... de salva!... Só os graduados (metropolitanos) levavam cartucheiras, com bala... real,  não fosse o diabo  tecê-las... 

Mas Contuboel nessa altura (jun/jul de 1969) era ainda uma oásis de paz... Sonaco, por sua vez,  era um destacamento do subsetor de Contuboel, tendo em permanência um grupo de combate da unidade de quadrícula de Contuboel mais um pelotão de milícias. Não nos  consta que alguma vez tenha sido atacada ou flagelada, tal como Contuboel. 

 Fotos (e legendas): © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados.Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. 


Guiné > Mapa geral da província  (1961)  > Escala 1/500 mil > Pormenor das regiões de Bafatá e de Gabu (Zona Leste), com indicação das distâncias quilométricas entre as principais povoações.

Bambadinca - Bafatá =  28 km
Bambadinca - Xitole = c. 35 km
Bafatá - Gabu Sará [Nova Lamego] =53 km
Contuboel - Fajonquito = 30 km
Contuboel - Sara Bacar = 39 km
Sonaco - Paunca = 49 km
Sonaco - Gabu Sará =  34 km
Gabu Sará - Bajocunda = 45 km
Gabu Sará - PIrada = 54 km
Gabu Sará -Piche = 30 km
Gabu Sará - Piche - Canquelifá = 60 km
Gabu Sará - Piche - Buruntuma = 67 km
Gabu Sará - Cabuca = 25 km
Gabu Sará - Madina do Boé = 65 km

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019)


1. Alguns comentários ao poste P19506 (**):

Tabanca Grande Luís Graça:

Virgílio, estive a fazer as medições (a partir do mapa), e bate certo: Também estava a pensar em Sonaco, a 30/35 km de Nova Lamego...

Toda a gente ia a Sonaco comprar vacas, até eu quando fui gerente de messe em Bambadinca (por um mês, era à vez...) fui a Sonaco comprar uma vaca por 900 pesos... Mas Sonaco fazia parte da região de Bafatá, não do Gabu... Havia de facto uma estrada Sonaco - Nova Lamego, que eu nunca utilizei... Fiz Bambadinca, Bafatá, Contuboel, Sonaco... e volta... Já lá tinha estado em "turismo", em junho ou julho de 1969, nessa altura estava no Centro de Instrução Militar de Contuboel... Sonaco fica(va) a nordeste (...).

Virgílio Teixeira: 

(...) Andei a ler na HU (Historia da Unidade – BCAÇ 1933) à procura do local da foto.

Também me parece que poderá ser Sonaco pois fui lá uma ou duas vezes, e não me lembro de nada, pois não havia tropa. Tinhamos um itinerário de Nova Lamego a Sonaco, e ainda Sonaco-Paunca-Pirada.

Sonaco fazia parte em 1967 (Set/Dez) e 1968 (Jan/Fev) do sector L3 sob o comando do BCAÇ 1933, ao contrário do que disse o Luís, que pertencia a Bafatá. Talvez mais tarde, tenho isso aqui na HU bem clarificado. Nesta zona durante os 5 meses de permanencia, não há referências a operações na zona de Sonaco. Daí que eu pudesse lá ter ido, relativamente à vontade, por ausência prevista do IN no itinerário.

Foto nº 13
Como o Luis disse, que foi lá comprar uma vaca, na sua escala de gerente de messe, pode ter sido isso que eu fui fazer, com um grupo, comprar uma vaca a Sonaco, que pode até ser aquela da foto nº 13 (, não publicada por falta de qualidade), no meu Poste Gabu Parte I, pelo que sugeria até, mesmo sem qualidade, que podesse ser publicada pois eu vinha a cavalgar na mesma, e é interessante, mas deixo ao cuidado do editor. (...)

Valdemar Queiroz:

(...) Julgo pelo ar descontraído [do pessoal] que seria Sonaco. Quem passava por Sonaco e aproveitava bem o lá ter passado, poderia acontecer, depois, não se lembrar de lá ter estado. ah!ah!ah! Eu que o diga, só me lembro duma rua principal e de haver uma bomba de gasolina daquelas de dar à manivela vertical. (...)

Abílio Duarte:

É verdade, Valdemar, eu acho que passei por Sónaco, umas três vezes. Lembras-te de no dia de Pascoa, de 1969, que fomos lá almoçar, e ir á praia. Praia, nem vê-la, estava o rio em baixo!!!  

O que queria comentar contigo, é o seguinte: Porque é que nunca houve tropas aquarteladas em Sonaco? Qual a tua opinião, pois sempre achei um ponto estratégico, naquela zona!

Conta-me coisas sobre esta minha questão, tu ou alguém do Blog, que entenda a minha questão,pois sempre achei estranho, aquela zona não ter conflitos. E esta,  hem ?!...como diria o velho Pessa, Abraço, e as tuas melhoras.


Valdemar Queiroz:

Duarte: Eu também fui nesse dia a Sonaco e foi a única vez. Almoçar e ir à praia em Sonaco. Inesquecível. Levamos umas latas de conservas de lulas, talvez umas 10 latas, para um civil, julgo que fula, fazer um guisado de lulas 'à la Sonaco',  já com créditos firmados.

Lembras-te que foi organizado pelo furriel da secreta, rapazinho esquisito, sempre desenfiado a conhecer 'gilas', homens grandes e toda a gente em Sonaco. Ele ia lá constantes vezes com um caçador nativo, calhando lá estariam as sua fontes de informações.

Pois, qual praia qual quê, o que houve foi um grande bioxene geral com regresso a Contuboel já de noite e furriel da secreta todo irritado.

Não faço ideia por que razão não havia tropa em Sonaco. A tabanca ainda era grande e tinha grande movimento comercial e até tinha bomba de gasolina. Não sei explicar, mas penso tratar-se de uma 'terra franca' e dar jeito a ambas as partes, mas não sei ao certo.

Um abraço e cá vou indo com os bofes atrapalhados (...).
___________

11 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos,

Desculpem ir contra a corrente, mas não me parece que seja Sonaco. Primeiro julgo que a placa devia estar numa localidade situada na estrada Bafata-Gabu, em linha de direcção das localidades indicadas (podia ser Mafanco p.ex.). Em segundo lugar, duvido que, alguém radicado na cidade de Gabu, precisasse de se deslocar até Sonaco para comprar vacas se bem que houvesse localidades mais proximas para o fazer (a região de Gabu, Sonaco incluido, possuem a maior parte do gado bovino do país), pois a situação de Gabu não era comparável a de Bambadinca ou Bafata cidade.

A vaca do Virgilio na imagem da foto 13, parece, mas não é uma vaca, mas sim um burrico cujo o dono esta aflito sem saber o que dizer aqueles "meninos" soldados.

Para terminar, dizer ao Luis e ao Duarte, que Contuboel e Sonaco eram verdadeiros Oásis, só porque estavam Fajonquito, Saré-Bacar, Paunca/GuiroIeroBocar e Pirada a servir-lhes de tampão.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

Valdemar Silva disse...

Cherno Baldé, essa do burrico é muito bem apanhada.
O Virgílio até vem 'cavalgando a toda à cela' e de G3 em punho, qual Che Guevara a entrar na Guatemala.
Então vaca não é mas, pelo que foi dito, foram a Sonaco comprar vacas e talvez fossem na estrada para Bafatá e antes da entrada para Contuboel viraram à dta. passaram por Mafanco e seguiram até Sonaco.
Nunca passei nem na estrada por Mafanco-Sonaco, nem na estrada Sonaco-Nova Lamego, pelo que não conheço.
Esse ponto de vista, em relação ao não haver tropa em Sonaco e com Contuboel formarem um oásis é de facto uma boa explicação.
Um abraço e saúde da boa.
Valdemar Queiroz Embaló

Abílio Duarte disse...

Oh Queiroz, estás esquecido, mas vou-te lembrar que fizeste a estrada Contuboel-Sonaco-Nova Lamego.

Quando, perguntas tu, pois ...

Quando a nossa Companhia saiu de Contuboel, para o reforço a PICHE, fomos por essa estrada, e não pela estrada alcatroada que vinha de Bafatá. Vê lá se te vem á memória esse passeio, que foi uma coluna que nunca mais acabava.

As viaturas da nossa Companhia, com os 4 pelotões, mais umas camionetas, com as familias dos soldados Fulas.

Quando chegamos, a Nova Lamego, aquela nossa coluna, ocupava, a estrada quase toda desde o Batalhão, até á pista aerea.

Bons tempos.
Abraço.

Valdemar Silva disse...

Pois Duarte, para se ter dado essa volta com certeza que a estrada principal estava a ser alcatroada nessa zona. Não sei.
E não sei pela simples razão de eu não ter feito essa viagem e por isso nunca ter estado em Piche, a não ser de passagem para Canquelifá e outras operações no leste.
Devia ter sido em Junho e eu em Junho estava de férias prós lado da Pç. do Chile e Praia de Paço d'Arcos.
Depois, no regresso fiquei logo instalado no nosso novo Quartel, em Nova Lamego, e em 20 de Julho já estava em pleno rio Geba a caminho de Bissau, a entregar o material que tinha sido usado na instrução.
Bons tempos, vinte e poucos anos, cigarradas e bioxene.

Abraço
Valdemar Queiroz

Cherno Baldé disse...

Caro amigo Duarte,

Contuboel e Sonaco sao duas localidades (hoje cidades?), muito proximas (penso que menos de 3 km), mas nao tem ligaçao directa, por causa do rio Geba estreito, para la chegar de carro, tem que se vir até Jabicunda (perto de Bafata) e depois virar a esquerda, percorrendo perto de 10 km de Estrada.

Abraços,

Cherno AB

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O nosso irmãozinho Cherno Baldé vê mais com um olho do que nós com os olhos todos... Pois claro que é um burrito e não uma vaquinha de Sonaco... Ampliei a foto. No meu tempo ainda havia burros na região. de Bafata. Mas as vacas também eram pequenas. Sei que comprei uma por 900, pesos, a olho, não a pesei nem sei quantos de bife deu para as messes, de sargentos e de oficiais, separadas, mas com gestão comum. Bom dia.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Guiné era pequena mas em tempo de guerra e de chuvas chegava a levar dois ir abastecer o Saltinho, que ficava a cerca de 60 / 65 km de Bambadinca. Era uma operação a nível de batalhão, envolvendo forças de Bambadinca, Mansambo, Xitole e Saltinho. Portanto, as distâncias indicadas são relativas... De Contabilidade a Bafata ia-se sem escolta, só com a arma individual
O mesmo acontecia de Bambadinca a Bafata. Acompanhava-nos uma Daimler do Machado e depois do Vacas de Carvalho...Muita inconsciência, muita bravata...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Gralha: não é Contabilidade mas... Contuboel. Detesto comentar pelo telemóvel...

Valdemar Silva disse...

Duarte
Rectifico, por ver o mapa, a viagem deveria ter sido Contuboel-Jabicunda-Sonaco-Nova Lamego que era muito mais perto que dar volta até à estrada (alcatroada) Bafatá-Nova Lamnego. Mas não me lembro, talvez por estar de férias, assim como não me lembro se a nossa Comp. foi toda para Piche ou ficou algum pessoal no Quartel de
Baixo, em Nova Lamego.
É uma chatice, não me lembro.
Abraço e obrigado pelo teu cuidado.
Valdemar Queiroz

Abilio Duarte disse...

A Companhia, quando saiu de Contuboel, de vez, foi toda para Piche.
Mais tarde, é que nos foi dado o Quartel de Baixo, em Nova Lamego, onde ficaram a estagiar, os especialistas, e nós fomos amargar, para o Leste, como o 115, do Spinola.

Foram 14 meses de intervenção, até nos colocarem em Paunca, e Guiro Bocar.

Fui, abraço.

Anónimo disse...

Afinal estamos todos fracos de memória, os erros e omissões são uma constante depois de 50 anos.
Eu nunca pensei ter montado um burro, e afinal é o que se vê. Pareço mesmo um asno...

E depois, hoje lembrei-me de ter montado um burro num passeio do Instituto, ao Sameiro ou Bom Jesus em Braga e não correu nada bem, pois era tudo a descer e o burro não parava. Isto foi lá para os anos 60 e tal. Desisti destas cavalgadas.
Venham mais fotos polémicas.

Virgilio Teixeira