domingo, 17 de fevereiro de 2019

Guiné 61/74 - P19502: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte III: O meu cão Toby, que fez comigo uma comissão no CTIG, e que será depois ferido em combate no Cantanhez

´
N/M Quanza > 10 de janeiro de 1964 > O cão Toby, pertencente do alf mil inf João Sacôto, da CCAÇ 617, foi uma das estrelas da companhia...e efz uma comissão no TO da Guiné onde será ferido em combate...Embarcou no dia 8 de janeiro de 1964 e desembarca em Bissau a 15, juntamente o pessoal do BCAÇ 616 e as suas subunidades de quadrícula: CCAÇ 616, CCAÇ 617 e CCAÇ 618;O Diz o dono, orgulhos: "O meu cão o Toby seria mais tarde ferido em combate durante uma operação no Cantanhez, uma bala prefurou-lhe a barriga, foi tratado e recuperou".


Guiné > Bissau > Quartel General > s/d > c. 1964 > O alf mil João Sacôto e o seu companheiro, o cão Toby, ante de partirem para Catió.


Guiné >1964 > CCAÇ 617 > O Toby, a caminho de  Catió.


Guiné > Região de Tombali > Catió > CCAÇ 617 > c. 1964 > O alf mil João Sacôto e o seu  cão Toby,  na hora da higiene.


Guiné > Região de Tombali > Cachil , Ilha do Como  CCAÇ 617 >  s/d > O Toby nstrada de acesso ao cais no Cachil, Como.

Fotos (e legendas): © João Sacôto (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. O João Sacôto {, João Gabriel Sacôto Martins Fernandes, de seu nome completo,] foi alf mil da CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como e Cachil, 1964/66). Trabalhou depois como Oficial de Circulação Aérea (OCA) na DGAC [Direção Geral de Aeronáutica Civil]. Foi piloto e comandante na TAP, tendo-se reformado em 1998.

Estudou no Instituto Superior de Ciencias Económicas e Financeiras (ISCEF, hoje, ISEG) . Andou no Liceu Camões em 1948 e antes no Liceu Gil Vicente. É natural de Lisboa. É casado. Tem página no Facebook (a que aderiu em julho de 2009, sendo seguido por mais de 8 dezenas de pessoas. É membro da nossa Tabanca Grande desde 20/12/2011.

Continuação da publicação do seu álbum fotográfico: no poste anterior publicámos algumas fotos da chegada a Bissau, em 15/1/1964. Aqui esteve cerca de 2 meses, na dependência do BCAÇ 600. Parte da companhia ainda irá participar na Op Tridente, na ilha do Como (jan-março de 1964).

Neste poste mostram-se algumas fotos do valenet Toby,que será, no regresso, tratado como um herói pelo "Diário de Notícias", de 2/3/1966 (Poste a publicar oportunamente, na série "Recortes de Imprensa").
_____________

5 comentários:

José Marcelino Martins disse...

O "cão-praça" TOBY mobilizado para uma comissão de serviço, como outros "cães praça" como foi hábito num período curto das campanhas, foi ferido em combate mas não teve bem o reconhecimento de uma medalha, nem a desvalorização para efeitos de recompensa remuneratória.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Houve mais experiências com cães de guerra... Vd, aqui os descritor "cinotecnia", "cães de guerra"... Façamos aqui uma homenagem aos nossos camaradas da CCAÇ 763, "Os Lassas", foi quem levou mais longe a utilização do cão em teatro de guerra...


1 DE JULHO DE 2016
Guiné 63/74 - P16255: Pré-publicação: O livro de Mário Vicente [Mário Fitas], "Do Alentejo à Guiné: putos, gandulos e guerra" (2.ª versão, 2010, 99 pp.) - XI Parte: VI - Por Terras de Portugal (v) : a CCAÇ 763 toma conta do subsetor de Cufar e prepara-se para fazer uma experiência única no CTIG: a utilização de cães de guerra




18 DE MARÇO DE 2008
Guiné 63/74 - P2664: Os Cães de Guerra (Mário Fitas e Carlos Filipe, ex-Fur Mil, CCaç 763, Cufar, 1965/66)


Anónimo disse...

O Bicho tem 'cara' de poucos amigos!
Devia cheirar o IN à distância,
Nunca vi um cão de guerra na Guiné, nem sei o que comentar, fiquei admirado.
Deve ter também uma medalha por relevantes serviços prestados à Pátria1

Abraço, belas fotos deste Álbum.

Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João, já agora, qual a raça do... "herói" ? De cães, não percebo nada... LG

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Luis, falha minha e imperdoável. o cão Toby era da raça Boxer.
Já agora, a história triste do fim do Toby:O fim da historia é um pouco triste:
Alguns meses após o nosso regresso da Guiné, o Toby adoeceu. A sua doença foi-se agravando até que o levei ao veterinário que lhe diagnosticou uma infecção generalizada do sangue derivado dos imensos ataques dos famigerados mosquitos da Guiné. Por mais esforços que eu fizesse, tentando protege-lo dos ataques que ocorriam durante a noite enquanto dormia, pela manhã, no lugar em que tinha estado deitado, era notável uma mancha de sangue, creio que dos mosquitos por ele esmagados quando em desespero se voltava no lugar que lhe servia de leito. Sem condição de cura da enfermidade, fui confrontado com a solução posta pelo médico veterinário de pôr termo ao seu sofrimento, aplicando-lhe a eutanásia.
Foi para mim muito doloroso mas foi também um acto de solidariedade pondo fim ao sofrimento do “cão-praça TOBY”, meu amigo e "camarada de armas”.
Um abraço,
JS